A antecipação de recebíveis substitui a contratação de créditos para empresários e podem servir para pagar dívidas inesperadas, mas deve ser utilizado com cuidado
Com o fim de 2024 cada vez mais próximo, queremos organizar as finanças para não cairmos na armadilha de começar um novo ano sem dinheiro ou endividado. Para os empresários, a antecipação de recebíveis pode ser uma solução. Isso porque, além de substituir a contratação de empréstimos, pode servir para manter as obrigações das empresas em dia, comprar matéria prima, manter as dívidas organizadas e até mesmo realizar investimentos que darão bons retornos.
O que é antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis nada mais é do que receber hoje um valor que foi vendido parcelado, cujas prestações o empresário receberia ao longo dos próximos meses. Essa possibilidade é uma modalidade oferecida por fontes financiadoras como bancos de relacionamentos, fintechs de crédito, fundos de investimentos em direito de crédito (FIDCs) e securitizadoras.
Empresas fornecedoras de todos os portes e segmentos, que possuem título de vencimentos futuros que possam ser antecipados, são quem podem aderir a essa modalidade. Porém, para realizar esta antecipação há uma cobrança de taxa, e ela não deve ser menosprezada.
Essa taxa é definida por cada intermediadora de pagamento, que podem variar de acordo com a bandeira do cartão, o volume de vendas, a área de atuação do negócio. Portanto, assim como qualquer movimentação financeira, a antecipação de recebíveis há pontos positivos e pontos negativos.
Como funciona?
Como já dito anteriormente, a antecipação de recebíveis é o adiantamento do prazo de recebimento da venda de produtos e serviços vendidos de forma parcelada, diante da necessidade de recomposição do capital de giro ou de manter em dia os compromissos financeiros da empresa que possui título a vencer.
A antecipação de recebíveis funciona da seguinte forma: o cliente, ao adquirir um produto de uma empresa, possui duas formas de pagamento, à vista ou a prazo. Quando o pagamento é feito à vista, o crédito é recebido imediatamente pela empresa. Quando o pagamento é feito a prazo, seja de 30, 60 ou 120 dias, a empresa tem a opção de esperar o recebimento da venda na data acertada ou então antecipar, por meio de uma instituição financeira, o recebimento do crédito.
A antecipação de recebíveis também ocorre quando uma empresa fornecedora possui contrato de fornecimento de produtos ou serviços com uma empresa pública ou privada, para fornecer produtos com regularidade ao longo do período contratado. Se for interesse da empresa fornecedora e a instituição financeira estiver de acordo, é possível antecipar os valores acertados no contrato.
Dentre os recebíveis que podem ser antecipados estão nota fiscal, desconto de duplicata, boleto bancário, cartão de crédito, depósitos em conta, vendas parceladas, cheque pré-datado, contratos de fornecimento, pedidos formais de compras, entre outros.
Vantagens e desvantagens dessa modalidade
Entre os principais benefícios da antecipação de recebíveis, 45% das Pequenas médias empresas (PMEs) respondentes da pesquisa realizada pelo Serasa Experience mencionam taxas de juros melhores quando comparadas a outras modalidades de acesso a crédito.
Além disso, 43% citam a melhoria no fluxo de caixa, 40% indicam acesso ao crédito sem necessidade adicional de endividamento e 38% a maior simplicidade na contratação.
Para Mário Sérgio, CEO, da Velox Soluções Financeiras – franquia com atuação no mercado de consórcio, financiamentos, capital de giro e energia solar – a antecipação de recebíveis pode ser benéfica para a empresa “quando há resultado positivo entre o custo da antecipação e o resultado financeiro a ser obtido com a utilização do recurso antecipado”, explica.
Outro ponto positivo, é que essa modalidade não gera dívida, possibilita a recomposição rápida do caixa e utiliza valores que são de direitos da própria empresa, de forma a tornar a operação menos onerosa e pouco burocrática.
Segundo o CEO da Velox Soluções Financeiras, “para operacionalizar uma antecipação de recebíveis, a empresa precisa possuir limite de crédito específico para este tipo de operação. E pode solicitar quando considerar conveniente. Toda empresa que possui recebíveis escriturais, pode eventualmente obter a linha de crédito direcionada para este tipo de operação de crédito, desde que obtenha a aprovação do limite”, explica Mário.
Entre os pontos negativos, o principal risco da antecipação de recebíveis é que, se o cliente não quitar o pagamento na data prevista, a empresa que solicitou essa modalidade terá de arcar com a restituição do valor do título à instituição financeira, incorrendo no pagamento de multas, juros e das obrigações geradas pela não quitação desta dívida.
Erros comuns
Mário Sérgio, CEO da Velox Soluções Financeiras, revela que o maior erro que a empresa pode cometer ao solicitar a antecipação de recebíveis é “não avaliar a viabilidade financeira da operação, não considerar o impacto no fluxo de caixa e antecipar os recebíveis sem critérios”.
Ter a antecipação de recebíveis como uma prática automática ao fechar a venda por menor que seja, visto que a taxa de desconto pode representar um sacrifício para o lucro do negócio. “Para isso, recomendamos que os empresários mensuram com cuidado a viabilidade financeira para a operação e atentem-se ao impacto do fluxo de caixa futuro”, orienta Mário.
Como já citado anteriormente, a taxa de operação da antecipação de recebíveis varia de acordo com as condições atuais do mercado, tipo de título a ser antecipado e política de crédito de cada instituição financeira.
A Velox Soluções Financeiras oferece a modalidade de antecipação de recebíveis para os clientes que desejam, tendo parcerias com instituições especializadas e tradição no mercado, “oferecendo maior credibilidade e agilidade nas operações”, finaliza Mário Sérgio.
Sobre a Velox Soluções Financeiras
A Velox Soluções Financeiras nasceu em 2017, na cidade de São José do Rio Preto/SP, com atuação no mercado de seguros e créditos no modelo de licenciamento. Em outubro de 2023, após seu grande sucesso com mais de 900 unidades licenciadas, a marca iniciou sua expansão pelo franchising. O Grupo ainda possui marcas no segmento de energia solar, corretora de seguros, formatação de novas franquias e gestão de negócios. A Velox conta com modelo de negócio Home Office e Store, com investimento inicial a partir de R$ 19.900 e retorno do investimento entre 3 a 18 meses. www.veloxsolucoesfinanceiras.com.br
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Victória Oliveira – (17) 9 9171-1771 – atendimento@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora