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Microfranquias são opção para pessoas que querem empreender pela primeira vez

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O baixo investimento e a possibilidade de trabalhar de casa são fatores que atraem pequenos empreendedores. Nesse segmento, a Power Mais, franquia de energia solar, já atraiu 124 franqueados que atuam no modelo home office

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes que possuem microfranquias cresceu 87% no último ano. A pesquisa mostra um salto de 322 para 604 marcas que oferecem microfranquias. Na comparação de 2022 para 2023, houve um salto de 37% para 44%, registrando uma alta de 7%, maior do que a alta registrada em 2021.

As microfranquias são um ótimo modelo para quem nunca empreendeu e quer testar um novo negócio. A possibilidade de trabalhar de casa ou conciliar a administração da franquia com outros trabalhos também é vantajosa. 

Outro aspecto fundamental para quem deseja investir em microfranquias é o baixo investimento. “Microfranquias oferecem baixo custo inicial, reduzido risco e um modelo de negócio comprovado com suporte contínuo e treinamento, ideal para pequenos empreendedores”, explica Allex Gomes Ferreira, CEO da Power Mais. 

A franquia de Allex, fundada em 2011 em São José do Rio Preto (SP), oferece tanto o modelo home office quanto a possibilidade de abrir uma loja física. 

Vantagens

O home office é vantajoso pelo seu baixo custo inicial, já que não há necessidade de pagar aluguel, além da flexibilidade de poder trabalhar de qualquer lugar e em qualquer horário, maior produtividade em um ambiente de trabalho personalizado e mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. 

Mas se engana quem pensa que a loja física não tem suas vantagens. De acordo com o fundador, ter um espaço físico dá credibilidade e aumenta a visibilidade da marca, além de oferecer uma experiência de compra direta e personalizada, aumentando a fidelização do cliente. A localização também ajuda a promover um relacionamento direto com os clientes e facilita na realização de campanhas de marketing local e promoções exclusivas.

Na hora de investir em uma microfranquia, escolher entre investir em um modelo home office ou em uma loja física pode ser desafiador. O franqueado deve levar em consideração que o investimento inicial para abrir uma loja física é maior, além de entender o perfil dos clientes. Pode ser que eles prefiram interações presenciais ou aceitem melhor o atendimento remoto. Também é preciso analisar a maior flexibilidade que o home office oferece e, caso a opção seja inaugurar um espaço físico, a localização deve ser bem definida, priorizando áreas de alto tráfego. 

Como faturar bem? 

Para que o negócio tenha alta rentabilidade, Allex aconselha o uso de tecnologias avançadas e produtos eficientes para se destacar no mercado. Aproveitar o treinamento da franqueadora, investir em marketing digital, otimizar processos e reduzir custos operacionais também são fundamentais para aumentar a margem de lucro. Focar na satisfação do cliente para gerar fidelização e se manter atualizado sobre as tendências do setor são importantes para o sucesso da empresa.

Um modelo de negócio com baixo custo inicial, aliado ao setor de energia solar, que cresce cada vez mais, é uma boa opção para iniciantes.  “O setor de energia solar, em expansão devido à crescente demanda por fontes renováveis e incentivos governamentais, proporciona economia significativa nas contas de energia, sustentabilidade ambiental, incentivos fiscais, alto retorno sobre investimento e valorização imobiliária. Assim, essa escolha estratégica alia um modelo de negócio acessível com um mercado promissor e sustentável, oferecendo uma oportunidade rentável com baixo risco”, explica Allex.

Tudo isso em conjunto com uma empresa com quase 200 franqueados, que oferece suporte completo, tecnologia de ponta e economia para os clientes, são fatores que atraem mais interessados no negócio.

Investir em energia solar

Para abrir uma franquia de energia solar, o franqueado deve pagar a taxa de franquia, e adquirir equipamentos para a instalação dos sistemas de energia solar, como painéis solares, inversores, estruturas de montagem, cabos e conectores, baterias, ferramentas de instalação e veículos para transportar os materiais com segurança, além dos custos com a obtenção de licenças e certificações do setor de energia. 

O CEO da Power Mais fala sobre os gastos com a estrutura do local. “Caso opte por uma loja física, custos com aluguel, reformas e equipamentos de escritório serão necessários. Para o modelo home office, a estrutura pode ser mais simples, com um espaço adequado para trabalhar, computador, internet e telefone”, lembra o empresário.

Além desses custos iniciais, há também os custos contínuos com marketing e publicidade, treinamento e desenvolvimento, com muitas formações que são oferecidas pela própria franquia, despesas com a manutenção dos equipamentos, suporte técnico e atendimento ao cliente. 

A franquia

Para investir no modelo home office, o valor inicial é de R$ 34.990, incluindo a taxa de franquia e capital de giro. O prazo para retorno financeiro é de quatro meses e o franqueado não precisa contratar funcionários. O faturamento mensal pode chegar a 30 mil reais. 

Já no modelo de Standart, onde o franqueado abre uma loja física, é necessário investir 110 mil reais, incluindo taxa de franquia, capital de giro e a taxa de instalação. O franqueado pode contar com o auxílio de três funcionários, podendo faturar até 300 mil reais por mês. O prazo de retorno do investimento é de doze meses.

A Power Mais já conta com 26 unidades franqueadas no modelo Standart e 124 no modelo home office, além de oito que estão em implantação. A franquia implanta cerca de dez unidades por mês nas duas modalidades. A marca busca internacionalizar e estuda a possibilidade de implantação em Portugal. 

Sobre a Power Mais Energia Fotovoltaica

A Power Mais Energia Fotovoltaica nasceu em 2011 em São José do Rio Preto (SP), como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Após seu grande sucesso, migrou para o franchising em 2020 e faz parte do Grupo License Consultoria e Franchise. O franqueado da marca não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil. Atualmente, a rede disponibiliza dois modelos de negócio: home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 34.990 e prazo de retorno estimado entre 4 e 12 meses. https://www.projetopowermais.com.br/ 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Ana Luiza Gobe – (17) 9 9171-1771 – producao@fatoseideias.com.br

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