Victor Hugo Gomes Pedroso é o maior franqueado da marca e projeta atingir um faturamento de R$ 36 milhões por ano
Investir em uma franquia é um trabalho que demanda muita pesquisa de mercado, busca por conhecimento do setor e uma estrutura financeira bem sólida. Sendo apenas o primeiro passo de um projeto de abertura da primeira operação.
Após passar por todo esse processo, seguindo todas as orientações da franqueadora e se dedicando totalmente ao negócio, muitos franqueados conquistam o sucesso com uma certa agilidade. Dessa forma, apenas uma franquia acaba ficando pouco, fazendo com que ele invista em mais de uma unidade da mesma marca.
Esse movimento de multifranqueados – empresários que administram mais de uma unidade da mesma rede – tem ganhado cada vez mais força no Brasil. De acordo com o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o volume de redes com multifranqueados é de 85%.
Segundo a ABF, essa estratégia traz mais experiência para o ecossistema da rede, pelo fato de manter os franqueados que já conhecem o modelo de negócio e, com isso, conseguem replicá-lo em outro local de maneira ágil, fácil e segura.
O empresário Victor Hugo Gomes Pedroso, 34 anos, enxergou na Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal – a grande possibilidade de se tornar um multifranqueado.
“Atualmente, conto com 98 unidades da marca, em vários estados do Brasil, obtendo todos os modelos de negócio da Touti. Hoje eu sou o maior franqueado da rede em números de unidades, porém meu início como empreendedor não foi dos melhores”, conta Victor.
Pedras no caminho
Victor Hugo é formado em engenharia mecânica, mas abandonou a carreira logo após se formar, pois tinha o sonho de ser empreendedor. Dessa maneira, realizou o investimento em seu primeiro negócio, uma pizzaria, onde todas as funções eram exercidas por ele.
“Infelizmente, o mesmo não obteve sucesso e logo fui galgar novos horizontes como consultor de vendas no comércio local. Sempre tive um grande destaque por onde passei, metas sempre alcançadas com sucesso, porém a vontade de empreender falava cada vez mais alto. Resolvi tentar novamente, agora no ramo imobiliário, e assim abri meu segundo empreendimento. Mas, após quatro anos, tive que mais uma vez encerrar meu sonho”, detalha Pedroso.
O empreendedor voltou para a área comercial, dessa vez em uma faculdade, mas dois anos depois conheceu a Touti e logo se identificou com a marca. “A Touti me proporcionou a oportunidade de, com um baixo custo de investimento, começar a realizar novamente o sonho de empreender. Com isso, empreendi na marca e por alguns meses segui conciliando as duas funções, era necessário ganhar mais para investir mais e ver a maturação do novo empreendimento”, salienta Victor.
Oportunidade de ouro
Pedroso conta que conheceu a Touti através de amigos que utilizavam os produtos da marca e que também investiram na rede. O que mais chamou sua atenção foi a qualidade dos produtos e o baixo custo de investimento inicial.
“Além disso, a praticidade na instalação do quiosque e um modelo de negócio crescente no mercado atual, foram os atrativos para me tornar um franqueado. Iniciei investindo R$ 12 mil no modelo Quiosque Smart, posteriormente investi nos modelos Quiosque Full e Loja, na ordem de R$ 80 mil e R$ 85 mil, respectivamente”, comenta Victor.
Vendo que estava inserido em uma empresa focada em crescimento e expansão, o franqueado começou a aprimorar sua visão e buscar mais investimento. “Percebi que precisava de algumas parcerias e fui em busca de três sócios, sendo meu irmão Arnaldo Carlos de Andrade Gomes, meu tio Carlos Arlindo da Silva Pedroso e minha cunhada Luciene Gomes da Costa.”
Victor conta que a primeira unidade foi inaugurada em Campina Grande/PB, em 2019. A última a entrar em operação está localizada na cidade de São Luís/MA, que inaugurou em novembro de 2023. “A visão empreendedora permanece e está cada vez mais aquecida e é isso que me move no processo de expansão e desenvolvimento da nossa empresa.”
Vantagens de ser multifranqueado
O empresário destaca que ser multifranqueado da Touti o fez crescer pessoalmente e profissionalmente. Além disso, ele ressalta que o crescimento exponencial da marca no mercado é o que o motiva a continuar investindo.
“Temos a certeza de que temos um produto com alto padrão de qualidade e que a Touti apresenta para o mercado um modelo validado e testado para públicos e regiões diferentes, encontrando-se hoje em um processo constante de plena expansão. Ao investir em uma mesma unidade adquirimos uma gestão mais estruturada, reduzindo despesas com recursos humanos e administrativos e, assim, promovemos uma visão mais ampla do negócio”, comenta Pedroso.
Faturamento e projeções
As 98 unidades da Touti do multifranqueado estão espalhadas pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Pará, Ceará, Piauí, Maranhão, Manaus, Rio de Janeiro e Bahia.
“Desejo continuar investindo na marca e manter a posição de número um da franquia. Não defino quantas operações irei investir, vou de acordo com as oportunidades, observando a necessidade de cada local”, ressalta Victor Hugo.
Em curto prazo, o franqueado da Touti deseja atingir um faturamento mensal de aproximadamente R$ 2 milhões. “Nossa expectativa é manter um crescimento exponencial e atingir em médio prazo uma receita mensal de R$ 2.5 milhões, já a longo prazo um faturamento anual de R$ 36 milhões.”
Sobre a Touti
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 650 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/
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