FiChips Food conta com as modalidades de delivery e quiosque, que necessitam de pouco espaço e menor investimento inicial
Investir no negócio próprio é um momento que requer muita análise, principalmente nos custos de operação. Dentro disso, para manter uma empresa atualmente, o empreendedor deverá avaliar uma despesa muito relevante, que é o aluguel. Muitas vezes, o valor de um imóvel é calculado através da metragem do espaço, ou seja, quanto maior mais caro.
Com isso, as redes de franquia têm investido em modelos de negócio com espaços menores, proporcionando o atendimento normal ao público, mas em um formato reduzido. Dentro dessas opções podemos citar os quiosques, containers, lojas para delivery e outros.
Através desse cenário, a FiChips Food – primeira franquia no Brasil especializada em culinária inglesa – disponibiliza duas opções de negócio mais enxutas, sendo os modelos quiosque e o delivery.
“Esses modelos de negócio são de operação e gestão mais simples, por terem um cardápio mais objetivo e ágil, facilitando a entrega. Pela pouca carga operacional e também pelo espaço físico menor, limita o estoque excessivo na unidade, com menos itens de reposição”, comenta o CEO e fundador da marca, Hermes Bernardo.
Espaço reduzido
Um dos principais diferenciais dessas opções mais reduzidas, é justamente o tamanho do espaço necessário para ser alugado, contando com opções que partem de 9m² e chegam a 30m².
“O modelo delivery possui uma cozinha equipada que exige no mínimo 20m² e no máximo 30m², para absorver estoque e insumos. Já no modelo quiosque, nossos projetos são de 9m² a 12m², ou seja, se adequam de acordo com a disponibilidade de espaço. Vale ressaltar que o quiosque possui uma fritadeira especial para ambientes internos, com um sistema de exaustão, absorvendo odores e fumaças da fritura dos produtos”, explica Hermes.
Outra vantagem é referente aos equipamentos e mobiliários para o investimento, que são menores de acordo com cada uma dessas modalidades.
Locais para instalação
Por ter um espaço reduzido, muitos empresários imaginam que será mais complicado encontrar um local adequado para receber esses negócios, porém as opções são bem diversificadas.
“Para as unidades de delivery, sugerimos espaços dispostos em pontos comerciais na rua ou em dark kitchens (cozinhas sem fachadas), que possuem o objetivo específico de serem cozinhas próprias para esse tipo de operação”, detalha Bernardo.
O CEO da FiChips ainda diz que para o modelo quiosque os espaços podem ser tanto internos como externos. “Porém devem sempre estar atrelados ao fluxo de passantes, como os shoppings, hipermercados, malls e galerias.”
Vantagens
As vantagens desses modelos são inúmeras, entre elas é possível citar a baixa proporção de custos fixos ao se comparar com opções maiores.
“Como a disposição de espaço para essas modalidades é menor, consequentemente, os valores de aluguel e folha salarial também serão menores. Também podemos citar o fator agilidade dos modelos e a não necessidade da alta quantidade de colaboradores”, salienta Hermes.
Bernardo ainda cita que outro benefício de investir em um quiosque ou delivery é a versatilidade do cardápio. “Com cardápios objetivos e a entrega dinâmica, temos como prioridade a venda atrelada ao volume de pedidos.”
Investimento e faturamento
Outro privilégio dos modelos mais enxutos é o fato de terem um investimento inicial menor e uma boa rentabilidade.
O modelo delivery da FiChips conta com um investimento inicial a partir de R$ 162 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O faturamento médio mensal é de R$ 60 mil, com lucro de 15% a 20% mensalmente e um prazo de retorno do investimento de 14 meses.
Já o modelo quiosque possui um investimento inicial a partir de R$ 191 mil, incluso taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação. O faturamento e lucro são os mesmos do modelo interior, com previsão de retorno do investimento de 19 meses.
Metas
Atualmente, o modelo quiosque da FiChips está sendo mais requisitado no estado de São Paulo, pelo fato de ser um conceito mais enraizado no consumo regional e também pela pouca oportunidade de espaços físicos para implantações maiores. Já o modelo delivery conta com uma procura mais espalhada pelos estados brasileiros.
“Hoje contamos com uma unidade implantada no modelo quiosque e duas na opção delivery. Uma das metas para este segundo semestre é de ampliarmos a rede para esses formatos em oito unidades, sendo quatro para cada modelo específico”, finaliza Hermes.
Sobre a FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub, com investimento inicial a partir de R$ 162 mil, e retorno do investimento previsto entre 14 a 24 meses, além de contar com alta rentabilidade e fácil gestão. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. www.fichips.com
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