Redes Gigatron Franchising e Dot Bank contam sobre o mercado de tecnologia e as inovações que serão lançadas ao longo deste ano
O mercado de tecnologia, além de ser disruptivo, a cada ano vem ganhando mais velocidade com as inovações, buscando sempre conectar e otimizar os processos de produção. Em 2023 serão retificadas soluções que são fundamentais para redução dos custos operacionais, potencializando os fluxos de trabalho, interligando os setores e possibilitando que seja gerado um ambiente mais competitivo e estratégico no mercado como um todo.
Se no ano passado algumas empresas do setor enfrentaram contratempos, muitas tendências puderam ser observadas e vem se consolidando em todo o país. Pesquisa de “Incentivo à adoção de tecnologias emergentes na América Latina”, feita pela Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA, apontou que conceitos como o metaverso, NFTs e Web3 já fazem parte da realidade de boa parte das empresas. Com isso, investimentos em tecnologia devem continuar em ritmo acelerado também este ano.
Victor Ruiz, diretor comercial e sócio da Gigatron Franchising – rede especializada em software para gestão – também aposta no avanço das inovações tecnológicas dentro da própria franquia. “Em 2023 apresentaremos inúmeras atualizações para nossos clientes finais, inserindo melhorias nos nossos sistemas, como também agregando ao portfólio novas soluções. Como um exemplo de upgrade, a fim de ofertar assistência para a introdução digital, realizamos uma integração de nossos sistemas ERP com a nossa loja virtual, o ShopGiga”, diz.
Na franquia Dot Bank – banco digital que tem como objetivo fornecer ferramentas para empresas e investidores com o intuito de automatizar processos, como o de pagamentos e recebimentos – também é aguardado novidades. A rede pretende otimizar o pagamento de impostos, realizando uma ampliação da janela para pagamento de boletos, transferências creditadas na conta de destino com menor tempo, além de outras inovações que devem ser ampliadas ao longo do ano.
O empresário reforça que contará também com a chegada de novos produtos como a Agenda Portátil, uma plataforma de agendamentos desenvolvida para pessoas que procuram por automações que otimizem o momento de realizar a organização no cronograma de atendimento de seus clientes.
Além disso, em breve será lançado no mercado o serviço BotSend, um assistente virtual responsável por auxiliar no processo de atendimento ao cliente pelo WhatsApp, automatizando tarefas repetitivas, proporcionando o direcionamento correto para os usuários e potencialização da mão de obra.
Tendência tecnológicas em 2023
Victor pontua quais serviços deverão ganhar relevância ainda este ano e que serão essenciais para qualquer tipo e tamanho de negócio. Confira:
Inteligência Artificial (IA): As empresas sempre estão buscando operar com a IA devido ao auxílio que isso traz, como por exemplo, prever tendências, fazer projeções e acompanhar as mudanças do mercado em tempo real.
Robôs autônomos: Os robôs autônomos são um exemplo de IA que está ganhando força no mundo, pois com essas tecnologias inteligentes inúmeras melhorias são agregadas aos negócios, como o aumento da produtividade, possibilidade de locomoção sem a ajuda de fatores externos, organização do estoque, de forma que a inteligência realize o trabalho baseando-se nas informações que possui em menos tempo e maior quantidade.
Automações de IA e Internet das coisas (IOT): As automatizações com inteligência artificial vem ganhando espaço no mundo, um exemplo delas é a automação domótica, que consiste em utilizar tecnologias no ambiente residencial que, através de dispositivos e aplicativos de software conectados entre si, realizam operações automáticas sem a intervenção humana, tornando assim ações monótonas, repetitivas ou complexas, automáticas e com o menor esforço possível.
ERP: Outra automatização com dispositivos que pode ocorrer é com sistemas ERP, por exemplo para o controle financeiro e gestão de uma empresa. Muitos processos podem ser efetuados com sinalizações simples, tal como um pedido verbal para a realização de um pagamento agendado, de forma automática, o sistema realiza a conexão com a plataforma de gestão empresarial, opera o vínculo com o banco e efetua o pagamento.
Machine Learning (ML): Trata-se de uma ramificação da inteligência artificial que oferece às tecnologias capacidade de aprender baseado em seu know-how. Os algoritmos ML têm a capacidade de analisar dados e fazer previsões fundamentadas nessas referências, melhorando exponencialmente à medida que são identificadas mais informações, sendo capazes de ser reprogramados para resolver diferentes problemas. A adesão desta ferramenta no setor financeiro, auxilia a organizar os dados e extrair insights empresariais. Os algoritmos ML podem ser utilizados para proporcionar uma melhor experiência on-line ao cliente e permitir assim, a tomada de decisões em tempo real.
Maior velocidade de conexão com o 5G: a rede 5G promove ao mercado uma redução drástica de latência nas comunicações pelo mundo, ou seja, através desta tecnologia as informações compartilhadas são realizadas de forma extremamente veloz, auxiliando em inúmeros fatores para a organização e distribuição de dados entre áreas. Dessa maneira, essa inovação permite um grande desenvolvimento e progresso da indústria 4.0.
Franqueado sai ganhando
Com novas opções de ferramentas sendo lançadas pela rede de franquias de tecnologia, todos os franqueados podem utilizar no seu dia a dia e aumentar o faturamento mensal.
Victor conta que algumas tecnologias da Gigatron são liberadas de forma gratuita a fim de trazer benefícios aos usuários, logo complementando a sua vantagem e competição no mercado de sistemas, o Coletor Portátil e a Agenda Portátil são exemplos desses benefícios.
“Desta forma, o franqueado pode indicar aos seus clientes para usufruírem dos recursos e, também, para as pessoas que não possuem ainda vínculo com a empresa. A partir deste conhecimento, o franqueado pode oferecer a estes usuários que operam sem custos a utilizarem outras soluções do nosso portfólio e, assim, gerando receitas ao franqueado e também à franqueadora”, diz. E acrescenta ainda que: “Nosso objetivo é facilitar o dia a dia do empreendedor de modo que, ao ter sua rotina laboral otimizada, tarefas cotidianas automatizadas e seus processos padronizados, poderá direcionar suas energias para outras atividades, como o desenvolvimento estratégico de seu negócio. Nossa missão é permitir que nossos clientes possam performar em seus ofícios com a máxima qualidade”.
Além dos serviços voltados diretamente ao cliente final, para os franqueados também serão disponibilizados todos os novos produtos e atualizações no portfólio da Gigatron, tal como as inovações do GigaChef Smart, Coletor Portátil e integrações dos sistemas ERP. A nova tecnologia no GigaChef, trata-se de uma interface digital de autoatendimento, possibilitando ao cliente realizar e personalizar seus pedidos sem a ajuda de um atendente humano.
Pensamento sustentável
A sustentabilidade nas empresas é outro ponto que há tempos vem sendo discutido e incentivado. Além das inúmeras vantagens econômicas, pensar e agir de forma sustentável contribui para a preservação ambiental, e em 2023 ela continuará sendo aplicada nas empresas.
Essa prática também vem sendo adotada dentro das redes Gigatron e Dot Bank. Visando uma redução na produção de lixo, as franquias adotaram a medida de não utilizar materiais descartáveis dentro da empresa. Cada colaborador faz uso de sua própria caneca individual e, após o seu uso, é realizada a higienização e pode-se usar novamente. Já os papeis que seriam descartados agora são reutilizados, transformando em blocos de notas para uso cotidiano a fim de anotações pessoais.
Essas franquias ainda realizam atividades sociais em conjunto com as escolas municipais onde a franqueadora está localizada, na cidade de Birigui (SP), gerando conversas acerca do empreendedorismo e a sua importância no mercado e, também, adota a prática do plantio de árvores nas redondezas da franqueadora.
“Ter a consciência do impacto que nós causamos no meio ambiente é imprescindível. São atitudes simples adotadas pelos gestores e todos os seus colaboradores, que mesmo parecendo ser um passo pequeno gera resultados satisfatórios a todos”, finaliza o diretor.
Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Elaine Rodrigues – (17) 9 9171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora