Modelo de negócio fast casual une alimentos frescos e de qualidade com um atendimento rápido e prático
Quem deseja investir em uma franquia de alimentação deve ficar atento com alguns detalhes muito importantes sobre o negócio. A forma em que será realizado o atendimento ao cliente e se os produtos ofertados serão de qualidade, são itens que devem ser colocados em pauta para ter certeza de que você irá entregar uma experiência gastronômica alta e valorizada. Por isso é importante ficar de olho nas tendências, tendo o modelo fast casual como o destaque do momento.
Por muito tempo, muitas pessoas pensavam que para comer uma comida de qualidade era necessário ir a restaurantes requintados e caros, pois já sabiam que os ingredientes utilizados eram frescos e especiais. Porém, quem buscava por algo mais em conta, optava pelos fast food, sendo uma opção mais barata e rápida, mas que não era tão saudável.
Com o passar dos anos, esses conceitos foram se transformando e atualmente encontramos o modelo fast casual, que une os produtos de qualidade e frescos dos restaurantes mais caros e a agilidade no preparo e os preços mais baratos do fast food.
O diretor comercial da Tantô Temakeria – rede especializada em comida oriental – Marcelo Verdi diz que nesse modelo a prioridade é fazer os alimentos de forma mais rápida, por meio de um cardápio mais enxuto. “São todos produzidos com produtos saudáveis, de alta qualidade e com muito cuidado. Por isso, esse modelo tem se tornado uma das tendências para os restaurantes, ficando cada vez mais popular e ganhando mais espaço.”
Funcionalidade de um fast food e qualidade de um restaurante requintado
Para funcionar, o estabelecimento fast casual não tem a necessidade de contar com um espaço para os clientes ficarem, mas conta com a opção de ter mesas para que o cliente possa fazer sua refeição ali mesmo. O objetivo principal é o cliente fazer o pedido, esperar alguns minutos e retirar no balcão.
Além disso, o fast casual conta com alguns diferenciais, como o cuidado maior no visual dos pratos e do restaurante. Isso significa que, toda a decoração do restaurante, o prato utilizado e como os ingredientes serão servidos, são todos pensados para atrair os consumidores.
Também vale ressaltar que esse modelo valoriza as ideias sustentáveis, utilizando alimentos orgânicos e frescos, além de evitar o desperdício de comida.
É possível encontrar várias vantagens nesse formato, como ter um serviço mais ágil e garantir uma boa experiência ao cliente, contar com uma equipe e cardápio reduzidos para ajudar no custo do restaurante e ter pratos preparados com produtos frescos. Também existe a possibilidade de integrar outras soluções para crescer ainda mais o negócio, como o delivery.
Gastronomia japonesa investe no formato
O diretor comercial da Tantô Temakeria afirma que esse conceito já fazia muito sucesso no mercado gastronômico norte-americano e que chegou com muita força nos restaurantes brasileiros. Além disso, esse modelo também é destaque nos empreendimentos de culinária oriental.
“Esse tipo de atendimento vem ao encontro de conceitos muito valorizados pelo público-alvo dos restaurantes japoneses, sendo a maioria com idade entre 20 a 40 anos, pelo fato de ser um público que busca pela conveniência, praticidade e qualidade que o fast casual oferece”, conta Marcelo.
É importante ressaltar que esse também é um modelo que se encaixa muito bem no cenário atual, onde as pessoas estão cada vez mais com uma rotina corrida e buscando por uma alimentação saudável só que mais rápida. “É possível você aliar uma comida japonesa saborosa, com produtos de qualidade e frescos, com uma produção mais ágil e no fast casual isso acontece”, completa Verdi.
Investimento necessário para o fast casual
Para os empreendedores que desejam investir no modelo de negócio Fast Casual da Tantô Temakeria será necessário contar com um espaço de área mínima de 58m² e terá a necessidade de contratar até cinco funcionários.
“O investimento inicial necessário para esse modelo de negócio é a partir de R$ 233 mil, sendo incluso a taxa de franquia, capital de giro e taxa de instalação mais os equipamentos”, detalha o diretor comercial.
O faturamento bruto médio mensal do modelo Fast Casual da Tantô Temakeria é de R$ 110 mil. Além disso, possui um lucro médio mensal de 17% contando com um prazo de retorno de até 17 meses.
Carro-chefe e benefícios
Segundo Marcelo Verdi, o carro-chefe da Tantô são os temakis, que em média, fazem parte de 60% das vendas. Mas além dos temakis, a rede conta com pratos que possuem um elevado número de vendas, como os combinados, porções de sushis, pratos quentes, pratos frios e sobremesas.
“Temos também o Combinado Especial Tantô, com todas as peças sem arroz, sendo uma excelente opção para os clientes que procuram uma refeição lowcarb. Com apresentação impactante, ele se destaca e é um dos pratos mais elogiados pelos clientes no quesito paladar. Também vale a pena citar o pastel Oriental, que é recheado com salmão, requeijão cremoso e alho poró, uma excelente opção para dias com temperaturas mais amenas”, detalha Marcelo.
Além de ser uma culinária muito saborosa, o diretor comercial da Tantô também diz que esses alimentos são ricos em benefícios à saúde. “Os ingredientes utilizados na gastronomia oriental possuem a forte presença do Ômega 3, no qual promove melhorias no sistema cardiovascular; ação antioxidante, que ajuda a controlar as toxinas do organismo. Também contam com alto teor proteico, auxiliando no ganho de massa muscular e baixo teor de carboidratos, estimulando a perda de peso.”
Sobre a Tantô Temakeria Franchising
A criação da marca Tantô Temakeria ocorrida há uma década foi impulsionada pela aliança entre a paixão pela culinária japonesa e o espírito empreendedor dos sócios. Com ampla variedade de pratos de alto padrão e um ambiente despojado e moderno, a marca é pioneira nos modelos drive-thru e fast casual deste tipo de gastronomia. Com quatro modelos de negócios, a Tantô possui investimento inicial a partir de R$ 145 mil com prazo de retorno estimado entre 17 e 20 meses. www.franquiatemakeria.com.br
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