Administrar mais de um negócio simultaneamente tem se revelado vantajoso em vários aspectos, tanto para quem vai abrir como para a rede expandir e alcançar novos lugares
Um é pouco, dois é bom e três é demais! Mas diferente do ditado popular, no mundo do franchising a identificação e sucesso do empreendimento tem possibilitado abrir mais de uma operação em um curto período. É o caso dos multifranqueados, franqueados que administram mais de uma unidade de uma marca simultaneamente.
Segundo últimos dados apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2019, o perfil de multifranqueados no Brasil vem crescendo, passando de 74,5% em 2018 para 82% em 2019. De acordo com a pesquisa, esse movimento traz mais experiência para todo ecossistema por manter franqueados que já conhecem o modelo de negócio.
Para Dionatan Marchi, diretor executivo da franquia Oral Brasil – rede de serviços odontológicos – a parceria experiente e madura na gestão do negócio, bem como muitas vezes a carência do serviço na região desperta o interesse dos franqueados em abrir novas lojas. “Outro fator importante é que são pessoas que requerem menos treinamento para abertura de novas operações, por já saberem como funciona todo o processo da franquia, sabem lidar com a padronização, bem como liderar equipes, o que é essencial para manter os negócios caminhando bem”, explica.
A Oral Brasil que entrou para o franchising em 2019 conta atualmente com 16 unidades, desse montante, cerca de 70% são cases de multifranqueados com operações ativas e outras previstas para serem inauguradas ainda este ano.
O diretor executivo pontua que a maioria dos multifranqueados da rede são empresários em busca de diversificar seus negócios e que ao adentrar na Oral Brasil visualizam novas oportunidades de continuar crescendo com a franquia para regiões próximas da moradia e também para outros estados, o que consequentemente, ajuda no processo de expansão da rede. “Apostar em mais de uma franquia gera indicadores de satisfação e confiança dos franqueados, o que confirma a eficácia do empreendimento”, analisa Marchi.
Payback rápido
Essa foi uma das escolhas do jovem Adriano do Borba Vitali, de 34 anos, formado em administração e com experiência em outros negócios próprios, ao adquirir uma unidade da Oral Brasil em 2019 na cidade de Blumenau (SC), o empreendedor enxergou vantagens como payback rápido, ticket médio elevado, além é claro, de um sistema de gestão eficiente que o deixa seguro com a operação em um segmento que até então não tinha experiência.
Ele, que abriu o negócio junto a esposa Andreia Babinski, de 33 anos, e um amigo cirurgião dentista, Luiz Carlos Scorteganha, de 31 anos, pediu demissão do antigo trabalho e mudou de cidade para se dedicar exclusivamente à franquia.
O tratamento humanizado com os pacientes, bem como a estrutura premium despertou o seu interesse pelo segmento. A parceria com o sócio Luiz Carlos deu tão certo que dois anos depois optaram em abrir a segunda unidade em Itajaí (SC), a pouco mais de 50 km de distância de uma operação para outra. Para somar os esforços, o cirurgião dentista Lucca Calil Vicente Ampessan se juntou ao time.
“Minha decisão de abrir mais uma unidade da Oral Brasil esteve muito ligada pela alta performance do primeiro consultório. O retorno financeiro nos primeiros meses de atendimento impulsionou ainda mais a vontade de abrir mais uma operação da mesma franquia”, enfatiza Vitali.
Os primeiros meses do segundo empreendimento foram desafiadores para a carreira, devido a pandemia do Covid-19, pois não tinham muitos recursos em caixa. Porém, com o ramo odontológico crescendo a ritmo animador, em poucos meses o desafio foi superado. “Esse é um mercado que ainda tem muito o que ser explorado. A população está cada vez mais exigente e vaidosa, e quem não quer ter um sorriso perfeito? Acredito que a grande maioria da população precisa ou gostaria de renovar o seu sorriso”, diz Vitali.
Para conciliar os trabalhos nas duas operações, o franqueado conta que o seu braço direito são os sócios. “Tive muita sorte de ter ao meu lado pessoas que pegam junto, que vestem a camisa literalmente, sejam elas sócios ou colaboradores. Isso faz uma grande diferença no empreendimento e possibilita que o negócio cresça, pois todos estão realmente envolvidos com o trabalho”, reforça.
Tamanha dedicação tem possibilitado faturamento bruto mensal de R$ 500 mil para ambos negócios. Com isso, Vitali vislumbra novos interesses para continuar crescendo com a marca Oral Brasil. Num futuro não tão distante a intenção é abrir mais unidades pelo estado de Santa Catarina, e assim, formar a sua própria rede de negócios que se conectam entre si.
Sobre a Oral Brasil
Criada em 2015 em Canoas (RS), a Oral Brasil entrou para o franchising em 2019 com foco na classe média alta se tornando a maior rede de serviços odontológicos do Brasil, com estrutura de 1.500 m2. A franquia oferece serviços como lentes de contato em porcelana, aparelhos invisíveis (invisalign), harmonização orofacial, sendo o de implante o seu carro-chefe. A marca solicita investimento entre R$ 600 mil a R$ 1,8 milhão, com possibilidade do faturamento chegar a R$ 300 mil, com prazo de retorno estimado em até 24 meses. Por vender o tratamento mais completo no mercado ao paciente, a rede possui um dos maiores ticket médio do país, em torno de R$ 9 mil. www.oralbrasil.com.br
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