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Em busca de explorar novos mercados, Via Certa Educação Profissional projeta expansão de FDA’s

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Marca pretende avançar com operações em centros como Centro-Oeste, Norte e Nordeste

Em tempos de crise, adaptação e criação de estratégias, é essencial para empresas se sobressaírem no mercado. No franchising não é diferente. A Via Certa Educação Profissional atua em um segmento, que de certo modo, não foi prejudicado pelo período de recessão causado pela Covid-19. Isso porque as pessoas buscaram se qualificar para conquistar uma vaga de emprego e, até mesmo, se capacitaram para iniciar um negócio próprio.

O cenário, positivo para os negócios da Via Certa, motivou ainda mais a empresa a continuar na prospecção de franqueados para a marca. Se antes a estratégia seria adaptada para que as vendas dos cursos não caíssem, logo foi direcionada para que a marca continuasse prosperando. Assim, a tática adotada foi de apostar em FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área) – novo termo de másterfranqueado.

Segundo o diretor de expansão, Jilo Shimada, a questão foi estrategicamente pensada pelo fato de poder levar suporte qualificado e presencial aos estados por meio do profissional, além de garantir novos franqueados, já que um dos papéis que o FDA desempenha, é de justamente atuar na prospecção.

“Adotamos diversas ações para chegar até esse perfil de profissional – desde a operação comercial até o marketing. Porque mesmo em meio à crise, há pessoas buscando oportunidades para crescer financeiramente, ou então, em investir em novos negócios. E mostramos que o FDA é um negócio que pode suprir ambas as frentes. Além de garantir todo o suporte do nosso grupo, o franqueado garante também bons ganhos financeiros. Então é bom para nós que queremos crescer, e bom para o investidor”, comenta.

 

O FDA

No franchising existem dois tipos de investidores de uma marca: o franqueado e o FDA. Contudo, as modalidades são diferentes. Enquanto o franqueado pode representar determinada marca e vender seus produtos ou serviços, o FDA, possui mais exigências. Assim como mencionado pelo diretor, a função do FDA é dar suporte e treinamento localizado para os franqueados, prospectar outros novos, e atuar com a comercialização dos serviços. E para isso, ele adquire conhecimento e total autorização da franqueadora.

 

Valor de investimento

A modalidade exige sim, um investimento maior quando comparado ao de franqueado, contudo, os ganhos financeiros são superiores. “O faturamento é equivalente às responsabilidades. Há trabalho, e há uma ótima remuneração”, comenta o diretor.

Na Via Certa, por exemplo, o investimento inicial para adquirir exclusividade em um determinado território para ser um FDA, varia entre R$60 mil e R$390 mil (conforme o potencial da região). Já o faturamento líquido, é de R$ 200 mil a R$ 1,3 milhão; lucros advindos das negociações com as novas unidades da região ou país.

Ou seja, este masterfranqueado ganha uma porcentagem de cada taxa de franquia paga pelos empreendedores da franquia na sua área; o que corresponde a 30% do valor da taxa. Da mesma forma, cada franqueado paga uma quantia mensal de royalties, e logo, o FDA também pode ganhar em cima destes valores, no caso, 40%. O retorno previsto para atingir o ponto de equilíbrio é de 24 meses.

Foram mapeados no total 65 regiões para FDA, sendo que na negociação dos territórios o FDA poderá optar por uma ou mais regiões dependendo da sua capacidade de investimento e também de cobertura das áreas a serem adquiridas.

 

Perfil de franqueado

A figura do FDA otimiza a expansão da rede, mas, é preciso ter um perfil mais específico. Segundo Jilo, os principais atributos são: perfil de liderança, comunicação e organização. Conhecer muito bem a região também é importante e acaba entrando nesse ranking.

“É preciso ter conhecimento da região que será explorada pelo FDA, bom networking para a realização de prospecção e espírito empreendedor. Nós ajudamos com 30% para o negócio ter sucesso, mas os 70% é de responsabilidade do investidor”, alerta.

 

Novos Mercados

Localizada no interior do estado de São Paulo, em Birigui, a Via Certa possui 47 unidades franqueadas e o plano de expansão de FDA’s para 2021/2022 abrange o Centro Oeste, Norte e Nordeste.

De acordo com o diretor, esses são locais pouco explorados pela rede, assim, o objetivo é de conquistar novos mercados.

E um grande diferencial da Via Certa relacionado ao modelo de negócio, é que o FDA não é obrigado a ter uma unidade própria. No caso, ele pode atuar home office, conduzindo os trabalhos administrativos, e vai a campo realizar visitas e treinamentos aos franqueados.

 

Sistema de ensino

Referência nacional em educação, a Via Certa possui mais de 20 anos de mercado, mais de 18 mil alunos formados, e atualmente, uma grade com 30 cursos em diversas áreas, como: administração e vendas, beleza e estética, idiomas, reforço escolar, entre muitos outro. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$ 119,90.Com um método de ensino próprio e assertivo, a Via Certa sempre atuou de forma híbrida, ou seja, os alunos têm aula on-line e presencial. Com a pandemia, foram potencializadas as aulas on-line com a mesma qualidade e eficiência de sempre, porém agora com o sistema flex, onde o aluno escolhe como quer estudar”, assegura Jilo.

 

Sobre a Via Certa

A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são quase 47 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$ 134.944,60 na modalidade Física, e R$ 15 mil na modalidade exclusivamente on-line. https://viacertacursos.com.br/

 

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