Franquia Orgânica Body&Spa expande marca pela capital federal através de microfranquia express
Tendência mundial, a busca pelo uso de produtos naturais vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, tornando-se uma forma de renda entre muitos brasileiros que enxergam a demanda desse mercado e um olhar do consumidor mais preocupado com o impacto que os produtos que compram podem causar na sua saúde ou no meio ambiente, inclusive o de cosméticos naturais e veganos.
Pesquisa do Ibope de 2018 revelou que 14% da população se declara vegetariana. A procura por produtos veganos, que não tem origem ou realiza testes em animais vem aumentando no país. Já são 6% a mais do que na pesquisa anterior, realizada em 2012. Hoje é possível notar o aumento de produtos naturais que são oferecidos no mercado.
No setor de beleza, o consumo de cosméticos naturais veio para ficar! O poder da sustentabilidade que fez com que a marca Orgânica Body&Spa, há mais de 30 anos no mercado, e há dois no franchising, apostasse no mercado vegano em Brasília (DF).
Em busca de aumentar sua atuação em algumas áreas estratégicas, a franquia acredita no potencial econômico muito forte na capital federal. “É o lugar de maior renda per capita do Brasil, além disso, o clima é muito seco, fazendo com que as pessoas precisem sempre estar cuidando da pele e saúde, o que vem de encontro com o que oferecemos”, avalia João Galhardi, diretor de marketing e expansão da marca.
A Orgânica tem o maior portfólio de acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. A rede trabalha com três modelos de negócios: Loja (quiosque de shopping), Express e On-line com investimento a partir de R$ 9 mil.
O modelo Express surgiu em meio a pandemia, em outubro do ano passado, e permite atuar em várias frentes, com destaque para o carrinho que pode ser levado a qualquer ponto com menos risco. Esse ponto de venda móvel permite fazer ações em supermercados, venda em casa, em eventos ou in Company e ainda fazer parcerias com outras marcas para agregar valor. Além disso, permite tanto a venda on-line através do site da franquia como também permite que o franqueado crie um site próprio. O investimento para essa modalidade é a partir de R$ 29.100 já incluso taxa de franquia, carrinho e estoque inicial de produtos.
Já na modalidade totalmente on-line o franqueado terá um site com centenas de produtos cadastrados para vender produtos da Orgânica sem precisar se preocupar com estoque, como se fosse um dropshipping. O franqueado tem o seu site produzido e customizado, o estoque dele fica coligado ao da franqueadora, como se fosse um espelhamento, portanto quando o consumidor final compra, este pedido chega para o site da marca que faz a entrega do produto. O franqueado recebe comissões em cima das vendas que realiza. Nessa modalidade o investimento é a partir de R$ 9 mil.
“Buscamos expandir nosso negócio por Brasília e acreditamos que a cidade tem potencial de receber quatro franqueados para o modelo Express, e dois franqueados para atuarem no modelo de Quiosque em shopping”, afirma Galhardi.
Escolha consciente
Adélia Lopes da Silva Fiuza, de 37 anos, foi a primeira franqueada brasiliense a apostar na Orgânica. Ela toca o empreendimento junto a seu esposo e escolheu o modelo Express para gerenciar o negócio.
“Tenho muito amor pelo que faço, em especial pelos cosméticos. Espero como empreendedora trazer mais bem estar para as pessoas. Nesse momento de pandemia as adversidades aumentaram muito, principalmente com distanciamento social a interação com as pessoas ficou reduzida e isso dificulta a demonstração dos produtos. Por outro lado, também traz mais oportunidade pelo fato dos produtos agregarem saúde aos consumidores”, avalia Adélia que espera faturar R$15 mil com o empreendimento.
Sustentabilidade
Tâmara Almeida de Morais, de 31 anos, acaba de abrir sua operação da Orgânica em Brasília. Formada na área de radiologia, há 11 anos atua como representante comercial de equipamentos médicos de alta complexidade em multinacionais.
Apaixonada por produtos de cuidados pessoais, Tâmara é uma empreendedora que vive em busca de mudanças. Ela dividirá seu tempo entre a franquia e também a sua loja de moda íntima. Para isso, conta com o apoio do seu namorado e sócio Leidison e da sua família para ajudar a gerir os empreendimentos.
“Meu trabalho me permite ter flexibilidade de horários e agenda. Brasília é um lugar com muito espaço ainda para trabalhar e ser explorado. A vaidade é um grande negócio!”, afirma a jovem empreendedora.
Tâmara revela que já conhecia os produtos Orgânica, e que o baixo valor de investimento, com grande taxa de retorno, além da qualidade dos produtos chamaram sua atenção para investir na franquia de cosméticos. Somente em um dia atuando a frente da franquia, sem muita estratégia, usando apenas a data do Dia das Mães, por exemplo, a seu favor conseguiu vender R$ 1 mil em produtos.
“As marcas artesanais têm muita força. O movimento de apoio ao pequeno empreendedor cresceu muito na pandemia e por consequência disso as pessoas começaram a olhar mais para os produtos naturais e para o valor agregado que ele traz”, pontua a empreendedora que busca em apenas quatro meses conseguir recuperar o dinheiro investido de R$ 25 mil.
Mercado brasiliense
A capital brasileira conta com uma das melhores estruturas para empreender, entre elas está o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que registra valor de 0,824, enquanto que o Brasil registra 0,727.
Estudo divulgado pela Endeavor, sobre o Índice de Cidades Empreendedoras em 2020, mostrou que Brasília é considerada a 5ª cidade que possui as melhores condições para empreender. A primeira fora do eixo Sul-Sudeste a aparecer no ranking.
“São vários pontos positivos para quem busca apostar em uma franquia barata. Brasília é uma cidade planejada e com muitas características locais. Investir em uma franquia que solicita investimento baixo pode ser como um complemento da renda, realização pessoal ou empreender por necessidade. O mais importante é ter dedicação no negócio e objetivo traçado”, finaliza o diretor de marketing e expansão da franquia Orgânica.
Sobre a Orgânica Body&Spa
O Grupo Orgânica nasceu em 1989 com o desejo de um casal de agrônomos em oferecer bem estar para as pessoas transformando a natureza em acessórios de higiene e beleza, protegendo o meio ambiente com ações sustentáveis e preservando o futuro do planeta. O Grupo Orgânica iniciou suas atividades com o plantio de buchas vegetais em uma propriedade rural em Avaré́/SP. A partir de 2000 passou a fornecer produtos de higiene à grandes redes de varejo. Hoje tem o maior portfólio acessórios para banho do mercado e uma linha completa de cosméticos com base 100% vegetal. Em 2016 nasceu a Orgânica Body&Spa com quiosques nos principais shoppings de São Paulo e em 2019 a marca entrou para o franchising. Em 2020, em meio à pandemia, a marca lançou o modelo Orgânica Body&Spa Express que vai de encontro o momento que o país está vivendo, onde o negócio pode ser conduzido de forma híbrida, atuando home office e por meio de e-commerce com investimentos a partir de R$ 29.100.
Informações para a imprensa
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