Com estratégias aplicadas em todas as unidades, redes de franquias se mostraram fortes mesmo com a instabilidade do mercado em 2020
2020 começou com boas expectativas, porém logo no terceiro mês o anúncio da pandemia mexeu com muitos mercados que se viram obrigados a recuar e criar novas estratégias para se manter no mercado.
O setor de franquias mais uma vez se mostrou sólido e com a força de ter várias unidades trabalhando em conjunto com uma franqueadora estruturada conseguiu se manter no mercado e aplicar rapidamente novos modelos de negócio. Entre os setores de destaque está a educação, a tecnologia e os serviços de limpeza.
Educação
De cara um dos setores mais afetados, já que as escolas precisaram fechar definitivamente e a perspectiva de retorno das aulas presenciais se distanciando a cada dia. Para muitas escolas a solução foi apostar no EAD. A rede de franquias Via Certa Educação Profissional, que já tinha um sistema de ensino híbrido, acelerou todo o processo para transformar as aulas 100% on-line no período e posteriormente lançou o Sistema Flex, onde o aluno pode escolher como quer estudar, se em casa, na escola, ou onde estiver de acordo com sua disponibilidade. “Em 5 meses estávamos com tudo funcionando plenamente e a aceitação dos alunos ao novo método foi excelente. Essa agilidade que tivemos em todo o processo fez total diferença na evolução, tanto das vendas de cursos em todas as nossas unidades como na venda de novas franquias. A expansão da rede teve um boom esse ano. Crescemos 67%”, explica Décio Marchi, diretor executivo da Via Certa.
A rede está com 37 unidades funcionando e 13 a serem inauguradas, totalizando 50 unidades em 2020. Para o próximo ano, 2021, a expectativa é que chegue a 120 unidades vendidas até dezembro e alcance mais 7 estados brasileiros.
A alta demanda de pessoas precisando se recolocar no mercado de trabalho foi um dos fatores que contribuíram para o desenvolvimento desse mercado. Segundo André Oliveira, diretor operacional da rede, os cursos mais procurados são: Gestão Empresarial, Informática e Técnicas de Maquiagem. Em 2021 esperam chegar a 25 mil alunos ativos no Brasil.
Limpeza
Com a demanda por higienização acelerada, empresas que trabalham com limpeza abraçaram o mercado para suprir as necessidades da população. A rede de franquias Acquazero Eco Wash, que até então era especializada em estética automotiva, agregou o serviço de limpeza residencial em seu portfólio.
“Muitos produtos foram lançados no mercado e a tecnologia aplicada às técnicas de limpeza tem conquistado o consumidor no intuito não apenas de manter o ambiente saudável, mas também de eliminar a possibilidade de contrair a Covid-19. Tivemos um aumento de 500% na procura por serviços de oxi-sanitização tanto em ambientes quanto em veículos. Além disso, potencializamos o uso do nosso aplicativo próprio e passamos a fazer mais atendimentos delivery, evitando qualquer contato físico cliente X prestador de serviço”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede.
Com uma marca sólida no mercado e com os canais de vendas – app e e-commerce – já em funcionamento mesmo antes da pandemia, desde julho, com a retomada gradual da economia, a rede se viu num crescimento acelerado e deve chegar a 440 operações no Brasil esse ano. A expectativa para 2021 é um ano positivo com 700 operações comercializadas. A Acquazero é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves.
Tecnologia
O mundo passou a respirar tecnologia. Todas as empresas precisaram se adaptar, utilizar a tecnologia a seu favor. A rede de franquias Gigatron, especializada no desenvolvimento de softwares para o varejo, passou a desenvolver produtos que auxiliassem as empresas de modo geral a passarem pela pandemia com organização de estoque, logística, delivery, e-commerce, entre outros. “O ano de 2020 foi marcado pela apresentação de novas soluções e ferramentas, como o Coletor Portátil (sistema para fazer contagem de estoque) e o Categorizando (canal de vendas online), que apresentamos para os franqueados e estamos obtendo grande aceitação por parte para o público, tudo com o foco de aumentar a eficiência na gestão empresarial e levar um a ampliação de vendas de produtos e serviços para todos os clientes”, explica Victor Ruiz, diretor comercial da rede..
O mercado também atraiu investidores, a maioria em busca de uma nova renda. “Percebemos que a maior parte das pessoas que nos procuraram nesse momento, eram pessoas que sempre quiseram empreender, mas estavam presos em seus trabalhos ou tinham medo de se arriscar na abertura do próprio negócio, mas devido às facilidades que a franqueadora oferece, como trabalhar home office por exemplo, fez com que o cenário se tornasse favorável”, conta Ruiz.
Nesse ano, foram abertas 23 novas unidades sendo a maioria no estado de São Paulo e Minas Gerais. Um total de 68 franquias em 13 estados e a expectativa é que em 2021 a rede conquiste 30 novas unidades.
O Dot Bank, primeiro banco digital no formato de franquia do Brasil, iniciou as atividades no ano de 2020 e credenciou suas duas primeiras unidades no mês de março. Durante a pandemia, os números de correntistas cresceu, acompanhando a procura por facilidades bancárias. Hoje o DotBank tem 14 unidades, presentes em 7 estados brasileiros. Nossa expectativa é que em 2021 a rede dobre o número de unidades comprometidas com nossa missão de facilitar e melhorar a vida das pessoas através de tecnologia, utilizando como principal ferramenta o empreendedorismo”, conta Amanda Pinatti, diretora de operações da rede.
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