Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa: duas importantes armas para alavancar o seu negócio

Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa: duas importantes armas para alavancar o seu negócio Previous item Empresário lista os... Next item Turismo de negócios cresce...

Com funções diferentes, quando unidas garantem resultados relevantes para empresas

Claro que as áreas de comunicação se completam. Cada qual com sua particularidade, a partir da junção dos domínios, possuem a habilidade de levar visibilidade para um negócio. Tamanha é a potência atrelada, que uma marca pode ficar conhecida mundialmente a partir das ações traçadas pela comunicação – isso, independente do seu tamanho (grandes, médias ou pequenas empresas) ou segmento.

O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa são ferramentas que promovem evidência e geram visibilidade. Apesar de muito confundidas, elas não são a mesma coisa, mas basicamente garantem o mesmo privilégio: geram resultados relevantes para o negócio.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, já que é uma maneira de engajar o público-alvo e fazer assim com que cresça a rede de clientes potenciais. Vamos à explicação: A prática consiste em produzir conteúdos – relevantes para o público final – para ser veiculado nas plataformas digitais de uma determinada marca, como por exemplo, as redes sociais, blogs e o sites.

Geralmente feito por agências de comunicação, o objetivo do trabalho é promover as soluções que a empresa oferece por meio de conteúdo relevante, porém, sem citar diretamente o produto/serviço ou preço. Além disso, é através do marketing de conteúdo que é possível educar o público sobre a área de atuação e os temas relacionados à marca em si.

A junção dessas ações, cujo objetivo é compartilhar informações interessantes para as pessoas, desenvolve certa afinidade entre o receptor da mensagem e o negócio – o que gera respeito e a torna referência no segmento de atuação, conquistando novos clientes e sendo responsável por fidelizar os antigos.

 

Assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa é uma área exclusivamente dominada por jornalistas e relações públicas. O assessor é o responsável por desenvolver o relacionamento da empresa, marca ou profissional, que deseja ter visibilidade no mercado, junto aos veículos de comunicação, como jornal, revista, sites, rádio e emissoras de TV.

Para veicular a marca nesses veículos e de forma espontânea (sem ter que pagar por isso), é feito todo um trabalho de planejamento antes. Primeiro o profissional identifica fatos e situações importantes sobre o cliente, cria releases (textos a respeito do cliente) envia aos jornalistas, faz follow up e depois acompanha o assessorado nas entrevistas.

Entre as estratégias de veiculação, faz parte a criação de artigos, notas e sugestões de pautas. E o trabalho do jornalista vai além, ele também faz a clipagem das matérias, realizar media training, elabora relatórios de atividades e de resultados mensalmente, promove entrevistas coletivas e faz o gerenciamento de crise, caso o nome ou marca do assessorado seja envolvido em alguma situação de má reputação.

 

Elevação dos resultados

As duas estratégias de comunicação têm o intuito de expandir a visibilidade da marca. Se por um lado a assessoria leva seu nome aos veículos, o marketing de conteúdo consolida a relação entre a empresa e o consumidor.

A assessoria fortalece a aparência junto à imprensa, mas é através do marketing de conteúdo que a empresa dialoga diretamente com os consumidores. Enquanto um foca em aparência e visibilidade, o outro tem como papel informar e educar – para aumentar as vendas.

A união entre essas duas forças garante ótimos benefícios, entre eles, aumenta a credibilidade no mercado, aumenta o tráfego no site, ajuda a entender melhor o público, analisa de forma mais assertiva os resultados, além de trazer mais resultados para que as contrata.

 

Fatos&Ideias Comunicação

Renata Brito – Jornalista – MTB: 40292/SP

(17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br; fatoseideias@fatoseideias.com.br

 

Jornalista formada pela Unilago de São José do Rio Preto/SP em 2003 e pós-graduada em Comunicação e Tecnologia Midiática também pela Unilago em 2006. Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Atua com assessoria de imprensa desde 2005 e comanda a Fatos&Ideias Comunicação, agência de assessoria de comunicação especializada em franchising e empreendedorismo, desde junho/2013.

Jessâmine Barbosa – Jornalista – MTB: 83048/SP

Jornalista formada pela Unilago em São José do Rio Preto/SP em 2015. Estagiou no Portal G1 da TV TEM – Afiliada Rede Globo de São José do Rio Preto/SP, TV Câmara – São José do Rio Preto/SP e Rádio Educativa FM também em São José do Rio Preto/SP. Desde 2015 trabalha com assessoria de imprensa com foco em empreendedorismo e negócios.

 

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *