Com funções diferentes, quando unidas garantem resultados relevantes para empresas
Claro que as áreas de comunicação se completam. Cada qual com sua particularidade, a partir da junção dos domínios, possuem a habilidade de levar visibilidade para um negócio. Tamanha é a potência atrelada, que uma marca pode ficar conhecida mundialmente a partir das ações traçadas pela comunicação – isso, independente do seu tamanho (grandes, médias ou pequenas empresas) ou segmento.
O marketing de conteúdo e a assessoria de imprensa são ferramentas que promovem evidência e geram visibilidade. Apesar de muito confundidas, elas não são a mesma coisa, mas basicamente garantem o mesmo privilégio: geram resultados relevantes para o negócio.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, já que é uma maneira de engajar o público-alvo e fazer assim com que cresça a rede de clientes potenciais. Vamos à explicação: A prática consiste em produzir conteúdos – relevantes para o público final – para ser veiculado nas plataformas digitais de uma determinada marca, como por exemplo, as redes sociais, blogs e o sites.
Geralmente feito por agências de comunicação, o objetivo do trabalho é promover as soluções que a empresa oferece por meio de conteúdo relevante, porém, sem citar diretamente o produto/serviço ou preço. Além disso, é através do marketing de conteúdo que é possível educar o público sobre a área de atuação e os temas relacionados à marca em si.
A junção dessas ações, cujo objetivo é compartilhar informações interessantes para as pessoas, desenvolve certa afinidade entre o receptor da mensagem e o negócio – o que gera respeito e a torna referência no segmento de atuação, conquistando novos clientes e sendo responsável por fidelizar os antigos.
Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é uma área exclusivamente dominada por jornalistas e relações públicas. O assessor é o responsável por desenvolver o relacionamento da empresa, marca ou profissional, que deseja ter visibilidade no mercado, junto aos veículos de comunicação, como jornal, revista, sites, rádio e emissoras de TV.
Para veicular a marca nesses veículos e de forma espontânea (sem ter que pagar por isso), é feito todo um trabalho de planejamento antes. Primeiro o profissional identifica fatos e situações importantes sobre o cliente, cria releases (textos a respeito do cliente) envia aos jornalistas, faz follow up e depois acompanha o assessorado nas entrevistas.
Entre as estratégias de veiculação, faz parte a criação de artigos, notas e sugestões de pautas. E o trabalho do jornalista vai além, ele também faz a clipagem das matérias, realizar media training, elabora relatórios de atividades e de resultados mensalmente, promove entrevistas coletivas e faz o gerenciamento de crise, caso o nome ou marca do assessorado seja envolvido em alguma situação de má reputação.
Elevação dos resultados
As duas estratégias de comunicação têm o intuito de expandir a visibilidade da marca. Se por um lado a assessoria leva seu nome aos veículos, o marketing de conteúdo consolida a relação entre a empresa e o consumidor.
A assessoria fortalece a aparência junto à imprensa, mas é através do marketing de conteúdo que a empresa dialoga diretamente com os consumidores. Enquanto um foca em aparência e visibilidade, o outro tem como papel informar e educar – para aumentar as vendas.
A união entre essas duas forças garante ótimos benefícios, entre eles, aumenta a credibilidade no mercado, aumenta o tráfego no site, ajuda a entender melhor o público, analisa de forma mais assertiva os resultados, além de trazer mais resultados para que as contrata.
Fatos&Ideias Comunicação
Renata Brito – Jornalista – MTB: 40292/SP
(17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br; fatoseideias@fatoseideias.com.br
Jornalista formada pela Unilago de São José do Rio Preto/SP em 2003 e pós-graduada em Comunicação e Tecnologia Midiática também pela Unilago em 2006. Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Atua com assessoria de imprensa desde 2005 e comanda a Fatos&Ideias Comunicação, agência de assessoria de comunicação especializada em franchising e empreendedorismo, desde junho/2013.
Jessâmine Barbosa – Jornalista – MTB: 83048/SP
Jornalista formada pela Unilago em São José do Rio Preto/SP em 2015. Estagiou no Portal G1 da TV TEM – Afiliada Rede Globo de São José do Rio Preto/SP, TV Câmara – São José do Rio Preto/SP e Rádio Educativa FM também em São José do Rio Preto/SP. Desde 2015 trabalha com assessoria de imprensa com foco em empreendedorismo e negócios.
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