Com um sistema totalmente automatizado, fintech Cobre Fácil vê na estratégia uma oportunidade de conhecer o perfil do cliente
Entre todos os custos que envolvem operações financeiras, o que as empresas menos têm sob controle é o pagamento do cliente. Independentemente da análise de crédito feita antes de vender algum produto ou serviço, é praticamente impossível afirmar com toda certeza se o cliente vai pagar a conta.
Por conta disso, diversas empresas que prestam serviços de pagamento e cobrança têm desenvolvido métodos automatizados com o intuito de acompanhar e participar mais ativamente do comportamento do cliente na hora de realizar um pagamento. A prática, além de facilitar nas operações internas das empresas, também ajuda a reduzir índices de inadimplência. Como todas as operações são feitas online, cobranças automatizadas tornam o processo mais simples, desde a emissão de uma cobrança até seu pagamento, já que tudo é previamente programado.
Paulo Henrique, CEO e cofundador da fintech Cobre Fácil afirma que diversas estratégias podem surgir com a implantação de cobranças automatizadas: “Esse tipo de cobrança permite que nossos clientes tenham uma visão mais ampla sobre a realidade financeira de seu negócio em termos de planejamento e recursos. É possível saber exatamente quem deve, quem pagou e quando pagou. Assim, o cliente consegue elaborar seu planejamento e traçar ações com base nessas informações”, comenta.
Voltada, principalmente, a microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas e médias empresas (PMEs), a Cobre Fácil é uma startup de serviços financeiros que permite a gestão de recebíveis através de boleto e de cartão de crédito, gerenciando carnês de cobrança e mensalidades de forma prática e segura a seus clientes. Neste ano, a marca abriu seu leque de opções e lançou a Cobre Fácil Conta, sua conta digital exclusiva para clientes da marca. Todos os serviços prestados pela Cobre Fácil são digitalizados e podem ser feitos em qualquer dispositivo com conexão à internet.
Benefícios para o negócio
Diversos erros de processamento podem ocorrer quando é uma pessoa que está por trás da operação. Na emissão da cobrança, por exemplo, o valor total da fatura pode estar alterado, com juros para mais ou para menos. Além disso, algumas cobranças são enviadas pelos Correios manualmente, o que pode gerar uma sucessão de eventualidades: a instituição pode entrar em greve, pode haver algum erro no endereço, sem contar que se você não estiver em casa para receber a fatura, ela pode voltar para o órgão emissor, o que aumenta consideravelmente os juros. Em métodos tradicionais de cobrança, a empresa contata o cliente diretamente quando alguma fatura não é liquidada, seja por e-mail ou telefone, o que é trabalhoso e além de ocupar muito tempo também requer força de trabalho, ou seja, pessoas para realizar o serviço.
Por ser conectada a internet, plataformas de cobranças automatizadas evitam todos esses desgastes, reduzindo custos operacionais e, ainda, ajudam o consumidor a manter suas contas em dia, reduzindo a inadimplência. É que em processos automatizados o cliente geralmente recebe uma mensagem avisando-o de que a fatura está próxima do vencimento, diminuindo assim os riscos de esquecer a data do pagamento. “Como a plataforma permite enviar faturas e lembretes de forma automática, nossos clientes conseguem se programar e direcionar o foco para outras atividades, por exemplo”, avalia o CEO.
Paulo Henrique acredita que esse tipo de cobrança é fundamental para o bom desenvolvimento da empresa: “O sistema fornece diversas informações sobre o cliente e, com elas, conseguimos traçar não apenas seu perfil de consumo, mas seu principal método de pagamento: por boleto ou cartão – esse conhecimento é crucial para a Cobre Fácil”, acrescenta.
Processos automatizados envolvendo pagamentos fazem parte da estratégia de régua de cobrança, utilizada por diversas empresas do ramo. Com ela, é possível facilitar o trabalho da equipe e aperfeiçoar processos, que ficam mais ágeis e seguros, o que reduz a chance de erros, aumentando a credibilidade do serviço no mercado.
Sobre a Cobre Fácil
Fundada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Cobre Fácil que atualmente possui sede em Campinas (SP) é uma Fintech (startup de serviços financeiros), independente de banco e ainda com valores acessíveis. A empresa realiza a emissão de boletos bancários registrados e cobranças via cartão de crédito; emissão e gestão de carnês e mensalidades; alertas de cobranças; personalização de faturas e outras funcionalidades relacionadas. A grande vantagem é que o cliente paga apenas quando o boleto for pago, sem custos de emissão, baixa, cancelamentos e segundas vias, de uma forma segura, ágil e simples, reduzindo assim o números de inadimplências. A plataforma é direcionada a autônomos, MEIs, PMEs e franqueadores de microfranquia, e conta com a Brink’s como investidora do negócio. A marca possui também a Cobre Fácil Conta (uma conta digital com cartão internacional Mastercard e serviços de pagamento de conta, recarga de celular e outros). A Cobre Fácil já soma mais de 11 mil cadastros em todo o território nacional.
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