Como forma de oferecer opções mais dinâmicas e ter a satisfação dos clientes, redes acreditam que o sistema de inteligência artificial deve ser usado como importante ferramenta para planejamento e estratégia de vendas
Inovar é a palavra-chave e a alma para que qualquer negócio dê certo e mantenha no mercado, que inclusive, está cada vez mais competitivo. Quem nunca ouviu falar da Siri, assistente pessoal nos dispositivos da Apple ou pelo menos usou uma vez o Ok, Google, presente em um dispositivo Android?!
Um dos casos muito bem aceitos pelo público é a BIA (acrônimo de Bradesco Inteligência Artificial), chatbot desenvolvido para oferecer atendimento imediato às perguntas dos clientes com base em seu comportamento. A ideia dessa inteligência artificial é solucionar problemas e dúvidas do cotidiano da forma mais natural possível, durante as 24 horas do dia e de segunda a domingo, facilitando assim a experiência do consumidor que deseja abrir uma conta no banco. Desde que foi implantado em 2016 até fevereiro deste ano foram 87 milhões de interações com funcionários e clientes atuais e potenciais do banco levando em média três segundos para tirarem suas dúvidas.
Situações como essa despertaram empresas a criarem novas possibilidades de interação virtual. Rápido e econômico, a intenção é que os consumidores tenham de forma rápida e prática soluções para suas dúvidas.
Foi pensando em expandir os negócios de forma ainda mais assertiva, que o Grupo Encontre Sua Franquia, detentora das marcas Encontre Sua Viagem, Fórmula Pizzaria, SUAV Beleza e Estética, Quisto Corretora de Seguros e Acquazero, lançou recentemente o assistente virtual, também conhecido como chatbot. O sistema computadorizado criado pela holding foi apelidado como “Riquinho” e possibilita interagir com o maior número possível de pessoas interessadas nas marcas disponibilizando conjunto de informações extremamente úteis para o desenvolvimento dos serviços e procedimentos operacionais.
“Mesmo tendo uma equipe grande para expansão das redes, muitas das vezes não conseguíamos dar atenção devida para o candidato ou às vezes demorávamos a entrar em contato devido o número de candidatos que recebemos diariamente”, explica Henrique Mol, presidente da Encontre Sua Franquia.
O uso de inteligência artificial direcionado as PMEs ainda é novo, porém promete revolucionar a forma de se relacionar com o público. O assistente virtual conta com um banco ilimitado de respostas simples já prontas para atender prontamente nos setes dias da semana e 24 horas por dia os candidatos interessados nos negócios, e assim, possibilitar ainda auxiliar nas vendas de franquias e resolver as dúvidas mais comuns de forma rápida e dinâmica.
“Essa ferramenta é muito poderosa, pois possibilita um melhor relacionamento com o cliente dando mais agilidade nas dúvidas dos candidatos através de respostas rápidas. É um passo grande que resolvemos tomar e já estamos satisfeitos com os resultados alcançados, mesmo ainda em pouco tempo de uso”, ressalta o empresário.
Em um único dia após a instalação do assistente virtual possibilitou 354 conversas em expansão através de WhatsApp, ou seja, 608% a mais de candidatos tiveram suas respostas atendidas do que antes da instalação do sistema virtual, quando as respostas eram conduzidas manualmente. Até então, em média 50 atendimentos eram feitos por dia.
Mol salienta que o uso da inteligência artificial nas redes de franquias não se trata de substituição total do ser humano por robôs. “Pelo contrário, possibilitou acelerar a nossa expansão e isso também requer mão de obra humanizada. Será uma extensão do nosso trabalho permitindo dedicar maior potencial em outras áreas e assim agregar ainda mais valor nos resultados”, avalia.
O novo modelo de tecnologia está direcionado no momento à área de expansão, mas a ideia em curto prazo é usar o personagem Riquinho para o relacionamento com os franqueados. “Esse assistente irá comunicar com todas as nossas áreas, como por exemplo, atraso no pagamento dos royalties. Ele irá entrar em contato com o franqueado para analisar o que pode ter ocasionado esse atraso, muitas das vezes o franqueado esquece a data. Nós usamos da tecnologia em comunicações e depois vamos evoluindo com processos pontuais tendo intervenção humana”, diz Mol que acrescenta ainda que a inteligência artificial possibilitará também estar em conjunto com o marketing, onde o assistente avisará todo o conteúdo que o franqueado poderá trabalhar naquele mês de forma automática. Além ainda de verificar as métricas sobre o faturamento caso tenha dificuldade em venda e ajudar esse franqueado a crescer.
“Acreditamos bastante nessa tecnologia. A ideia é fazer de forma gradativa. É um projeto de certa forma grande que irá crescer dentro do negócio. Começando em expansão e depois as outras áreas”, conclui Mol.
Gigatron Franchising
A Gigatron Franchising (rede desenvolvedora de softwares para empresas do varejo) lançou no segundo semestre de 2018 o programa classificado como GigaDrive, é uma plataforma que armazena arquivos em nuvem. Ele foi desenvolvido pensando na facilidade e otimização do dia a dia das empresas, por isso permite buscas rápidas e online a partir de qualquer dispositivo (celular, tablet, computador). Entre suas vantagens, o destaque está na questão de integrações via API (Interface de Programação de Aplicação) que permite conectar fornecedor com cliente sem nenhum esforço manual. A ferramenta foi desenvolvida pensando em pessoas jurídicas com alto volume de manuseio de documentos. Entretanto, também pode ser utilizado por pessoas físicas.
Marcelo Salomão, diretor executivo da franquia salienta que desde que o programa foi lançado passou por algumas melhorias, como a implementação da IA e o machine learning (aprendizado de máquina), ele usa essa tecnologia para evoluir reconhecimento de padrões e da teoria do aprendizado computacional em inteligência artificial.
“Uma das principais ações realizadas por essa tecnologia dentro do GigaDrive é automatizar as funções fiscais e contábil sem nenhuma interferência humana, então quando é feito o lançamento contábil a ferramenta identifica qual é a carga tributária exata e minimiza riscos de divergência”, diz.
Tecnologia em rápida ascensão
Estudo da Embracing the Machines: AI’s Collision with Commerce apontou que 70% dos consumidores já usam Inteligência Artificial (IA) para procurar ofertas de produtos que compram regularmente ou desejam comprar. Já levantamento da Oracle indica que 37% das empresas já implementaram algum sistema de IA e 41% pretendem investir na tecnologia até 2020 criando uma nova geração de consumidores.
De acordo com análise da International Business Machines (IBM), metade dos 270 bilhões de ligações de SAC feitas anualmente no mundo não são resolvidas e a IA veio de encontro para aprimorar as interações diretas com as pessoas, seja através de mensagens ou chats, na qual o cliente é atendido em tempo real, de forma interativa.
Recente pesquisa apontada pela Lambda3, empresa do setor tecnológico com foco em soluções digitais, afirma que os brasileiros já utilizam alguns recursos de IA no seu dia a dia, seja no trabalho ou nos dispositivos portáteis, fato que estimula e facilita o relacionamento com o avanço tecnológico.
Em 2017, o Brasil ocupou a 58ª posição entre 169 países incluídos no DHL Global Connectedness Index envolvendo a conectividade global. Oito dos dez países mais conectados do mundo estão na Europa, o que ajuda a torná-la a região mais conectada do mundo.
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