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Falhas éticas no setor de odontologia potencializam as redes de franquias do setor que atuam com transparência perante o mercado

Por lucro ou por emprego, profissionais realizam práticas desonestas com pacientes 

Muitas pessoas vão ao dentista por indicação. O medo natural pelo processo, em junção da falta de conhecimento técnico sobre o serviço, as levam a buscar um profissional de confiança por meio de experiências positivas de próximos. O receio de cair em mãos erradas existe, é claro, já que assim como em todo o mercado, há profissionais que realizam um bom trabalho e há quem faça o oposto disso.

Processos despertam para essa realidade. Basta fazer uma rápida pesquisa pela internet e é possível encontrar diversas notícias sobre processos que se acumulam no Brasil contra cirurgiões-dentistas ou clínicas odontológicas. As causas são as mais variadas. Porém, segundo especialistas, os erros que mais aparecem em ações judiciais são problemas na colocação de próteses e implantes.

Judicialmente falando

A responsabilidade civil do cirurgião-dentista é regida tanto pelo Código Civil quanto pelo Código de Defesa do Consumidor, já que ele é considerado um fornecedor de serviços. E ele pode ser condenado na esfera cível ou até criminal, se ficar comprovado que agiu com imperícia, negligência ou imprudência. E mesmo quando não há erro, ele pode ser responsabilizado, caso o tratamento não atinja o resultado esperado e o paciente se sinta enganado.

Realidade do mercado

Lucro ou aceitação de práticas incorretas por um emprego. Daniel Spezamiglio, é cirurgião dentista e diretor de operação e expansão da UseOdonto – rede de franquias especializada em odontologia, e, de acordo com ele, essa é uma realidade comum na sociedade.

“Há dois grandes problemas hoje, um deles são os empresários que só pensam em lucrar, e com isso, trabalham com produtos de péssima qualidade, já o outro, é a grande mão de obra livre que encontramos no mercado com muitos recém-formados que aceitam trabalhar em condições ruins, recebendo muito abaixo do que merecem e se sujeitando a práticas ética e moralmente condenáveis”, explicou

Daniel diz que, inclusive, é corriqueiro dentistas sem habilidade ou conhecimento em determinados procedimentos, que mesmo não estando preparados, os realizam para não “perder” o paciente e acabam por prejudicar a saúde do mesmo. “Esse tipo de situação acontece quando o profissional coloca a questão financeira à frente da parte técnica e de segurança do paciente, ocasionando justamente em muitas imprudências e imperícias. Lógico, capital é importante, mas nunca deve ser maior do que a segurança” enfatiza.

Por um lado positivo, Spezamiglio comenta que a tecnologia vem se tornando uma grande aliada contra essas práticas abusivas. Isso porque, com a internet, o paciente consegue informações que antes não tinha acesso. E ao pesquisar mais sobre determinado procedimento que irá se submeter, ele tem alcance aos possíveis erros e problemas nas condutas. Mas obviamente que isso não o torna um expert, apenas o desperta para situações básicas.

Mercado milionário do sorriso

A cada dia cresce mais o número de clínicas odontológicas, impulsionando o setor que é conhecido no Brasil como o “mercado milionário do sorriso”. Para se ter uma ideia, atualmente o país ocupa a 4° posição no mercado de higiene bucal no mundo, com faturamento acima dos R$38 bilhões nos últimos anos. De acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), o segmento de Odontologia é um dos que mais se destaca e vem obtendo um crescimento anual de 7% ao ano.

 

E como formas de atrair o paciente, muitas empresas vêm usando de promoções e ofertas. Mas apesar da aparente vantagem, é apenas uma ação para camuflar uma conduta corruptiva. É imoral, mas é real. “Com a desculpa ou pretexto de estar oferecendo alguns serviços como radiografias e modelos de estudo (utilizados para os planejamentos tanto de cirurgias de implante quanto para a instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos), a grande maioria realiza planejamentos longos ou demoram muito para iniciar de forma efetiva os tratamentos, como é o caso de ortodontia ou implantes”, alerta o empresário e dentista, explicando ainda que o paciente acaba pagando planos e parcelas por muitos meses sem ter nenhum tipo de melhora ou mudança na sua condição. “Obviamente é uma jogada desleal da empresa que, durante esses meses, recupera o custo que teve com o ‘presente’ que ofereceram”, esclarece Daniel.

Sabe aquele aparelho que sua amiga não tira há quatro anos ou mais, ou então aquele desgaste excessivo em um preparo que acarreta na perda do dente e na necessidade do uso de uma coroa? Pois é. Essas são apenas algumas das práticas irregulares que são causadas sem necessidades e apenas com o objetivo de se vender um serviço a mais.

Honestidade como proposta

“Honestidade deveria ser um dever, porém, hoje se aplica como um diferencial. E é nisso que estamos apostando. Nos sentimos no dever de quebrar esse círculo vicioso, são muito poucos os que agem com integridade com o paciente”, se refere o cirurgião-dentista sobre a proposta da franquia que dirig

A UseOdonto é recém-chegada no mercado, e entre as propostas rascunhadas para planejar o negócio, preço justo, isenção de enganação e falsas promessas e respeito ao profissional dentista e ao paciente, eram requisitos que ocupavam o topo da lista. Como ainda ocupam.

Daniel explica que um dos grandes diferenciais que a marca possui é oferecer ao cliente a possibilidade de realizar os exames, como radiografia, em outros locais, ou então em empresas indicadas por eles – diferentemente do comportamento do mercado. Para suprir essa frente, a franquia criou parcerias com grandes empreendimentos que garantem ainda reduções de custos ao paciente.

“Nenhuma unidade nossa, realiza qualquer tipo de procedimento sem os exames mínimos radiográficos, medidas ortodônticas e modelos de estudo, essenciais para o planejamento e bom andamento do atendimento. Além disso, nossos tratamentos iniciam já no primeiro dia, sem enrolação, sem falsos presentes ou promessas”, ressalta.

Outro ponto é o comprometimento no preenchimento de prontuários odontológicos, termos de ciência e adesão a tratamento, onde fica claro o que é oferecido, pelo preço que é e qual o resultado esperado.

O empresário diz acreditar na rapidez do atendimento/resultado e na satisfação do cliente. E com isso, garantir credibilidade e crescimento da marca, por meio de indicações. “Conduzimos o processo do tratamento odontológico o mais transparente possível, mantemos uma conduta ética, nos cercamos de informação e, principalmente, nos abastecemos amplamente de documentação sobre o caso tratado. Assim é nosso processo! Claro que nenhum procedimento odontológico é certo, envolve também a situação e condição de saúde do paciente, bem como a adesão do mesmo ao tratamento se comprometendo em seguir o que o profissional indica. Se ele fizer certinho, juntos conseguimos atingir no tempo mínimo previsto o tratamento”, explica.

Dicas

Como alerta, o profissional lista algumas dicas sobre os cuidados que devem ser tomados antes de iniciar o tratamento em uma clínica odontológica.

 

1 – Antes de consultar com um dentista, procure referências sobre o profissional com outros pacientes.

2- Não aceite algo que parece muito maior do que você imagina. Por exemplo, você procura um dentista por conta de uma aparente cárie e na primeira avaliação é informado que deve extrair o dente e colocar um implante. Para realizar esse tratamento implica uma condição inicial do dente muito ruim, portanto procure uma segunda opinião.

3- Peça mais de uma solução. Nunca existe algo definitivo e único em odontologia. Sempre há saídas diferentes para um mesmo problema. O planejamento é muito variado, vai do mais simples ao mais complexo.

4- Ninguém te dá nada, não feche com aquele que está te dando de graça um monte de coisas. Você vai pagar isso de uma forma ou de outra, seja no tempo de tratamento, ou então comprando/pagando por coisas que não precisaria.

Sobre a UseOdonto Franchising

Criada em 2018, em São José do Rio Preto (SP), a UseOdonto é uma rede de franquias especializada em serviços odontológicos. Movida pelas premissas: atendimento humanizado e conduta ética de excelência, a marca surgiu no mercado visando a carência do segmento ao público C, D e E. Idealizada pelo diretor de operações e expansão, Daniel Spezamiglio, que também carrega o título de cirurgião-dentista, a franquia conta com três modelos de negócios: Solo, Trio e Top, com investimento inicial de R$45 mil, R$60 mil e R$150 mil, respectivamente.

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Jessâmine Barbosa – atendimento@fatoseideias.com.br

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