É a primeira participação da fintech no evento impulsionado pelo Google for Entrepreneurs
São José do Rio Preto, interior de São Paulo, é a 12ª cidade do Brasil escolhida para participar do Startup Grind, uma rede mundial de comunidades de startups com o objetivo de impulsionar a inovação, o crescimento econômico e a prosperidade local.
Para isso, no próximo dia 13 de setembro, às 19h, no Parque Tecnológico de Rio Preto, o CEO e cofundador da Cobre Fácil, startup de serviços financeiros, Paulo Henrique, ministrará uma palestra sobre o tema “Investimentos e aceleração: lições de uma milionária startup da área financeira”. Paulo pretende abordar o processo de aceleração da marca e compartilhar com o público um pouco de sua trajetória e aprendizado no setor: “Nós tivemos muitas experiências ruins e boas quando o assunto é receber investimentos”, conta. Nada melhor do que conhecer cases de sucesso que podem auxiliar em seu próprio negócio e aprender com os melhores players do setor.
É de praxe que a maioria dos empreendedores já desenvolva sua startup pensando nos investimentos, por este motivo, o foco principal do evento é fortalecer o relacionamento entre startups com outras empresas e conectar esses empreendedores.
Paulo Henrique entende a importância de ter sua marca num evento como esse, capaz de gerar oportunidades para seu negócio de forma natural, além de proporcionar um maior conhecimento de mercado a outros empreendedores. Para ele, uma das maiores dificuldades do setor, enfrentada no começo da Cobre Fácil, é o investimento: “Nesse tipo de negócio seu principal concorrente não são outras fintechs, como a maioria pensa, e sim o banco“. Sem contar a credibilidade, ganhar a confiança do mercado é imprescindível, “afinal, estamos lidando com dinheiro de terceiros”, conta o CEO.
Dificuldade em conseguir investimento
Dados da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) comprovam que o real concorrente neste setor, como mencionara Paulo Henrique, de fato, é o banco. A maior parte das fintechs brasileiras atua no segmento de meios de pagamento (23%) e cartão de crédito (18%), e grande parte dessas instituições não é regulada pelo Banco Central – além de passar por um processo de autorização do BC, as empresas precisam movimentar a partir de R$ 500 milhões por ano, o que dificulta ainda mais essa regularização.
Analisando as dificuldades em conseguir investimentos para as fintechs, o Conselho Monetário Nacional editou neste ano uma norma que facilita a atuação dessas empresas no Brasil, sem que elas estejam vinculadas com alguma instituição financeira no mercado de crédito. Além de poder emprestar recursos próprios, o CMN estabeleceu que o capital mínimo para movimentar o negócio passa a ser de R$ 1 milhão ao ano. Com isso, a resolução abre caminho para o crescimento e atuação das fintechs no mercado brasileiro. “A nova norma vai trazer mais segurança para o mercado, já que somente empresas sérias vão conseguir se manter dentro da regulamentação”, reconhece Paulo Henrique.
Novidades no mercado
Ainda para 2018, a Cobre Fácil pretende lançar a Conta Digital Cobre Fácil com o intuito de que seus clientes não dependam mais de banco para usar os serviços da marca. “Inicialmente, a conta será apenas para nossos clientes. Com o novo serviço, não será mais necessário o uso de conta bancária comum, já que a Conta Cobre Fácil realizará todo o trabalho. Mas é opcional, caso o cliente queira usar a conta em outro banco poderá usar normalmente!”, explica o CEO.
Desenvolver alternativas para o cliente é fundamental e este processo fica mais fácil quando se sabe exatamente o que oferecer, como conta o co-fundador da marca: “Nosso cliente não quer apenas emitir um boleto. Descobrimos que sua maior dificuldade é receber, sendo assim, o meio de pagamento não importa – pode ser por cartão, boleto e até mesmo por bitcoin, desde que ele receba. E é isso que teremos na Cobre Fácil em 2019: uma plataforma que tem a missão de facilitar o processo de cobrança de serviços financeiros”, salienta.
Após receber investimento da empresa americana Brink’s para o lançamento da Conta Digital, Paulo Henrique adianta que a fintech pretende atingir um crescimento de 300% até setembro de 2019 (em relação ao mesmo mês deste ano) – o aumento será possível, em grande parte, graças à primeira rodada oficial de captação, realizada em tempo recorde: em apenas 12 dias após abrir a rodada, a Cobre Fácil fechou com um valor de marca de R$ 10 milhões. “Nosso foco é sempre facilitar para que nosso cliente receba de forma mais fácil, com mais eficiência, e é isso que estamos construindo”, finaliza.
O evento
Realizar investimentos em negócios envolve muitos riscos e incertezas e é comum que diversos empreendedores encontrem dificuldades no começo da empreitada e, muitas vezes, acabam desistindo do negócio. Nem sempre é fácil identificar se uma startup está apta a expandir ou receber aportes. Existem no mercado diversos tipos de investimentos e estratégias e o maior desafio é compreender qual das oportunidades é melhor para o seu caso. Pensando nisso, o evento foi desenvolvido a partir do déficit de experiência e know how que certos empreendedores possuem no começo do negócio.
O Startup Grind promove encontros e age como uma ponte entre empresários, inovadores, educadores e investidores que compartilham histórias pessoais e lições vividas no mundo do empreendedorismo. A edição rio-pretense promete conectar transformadores locais a essa comunidade global. O público-alvo vai desde empresários mais experientes que queiram conhecer novas pessoas e outros negócios, até aqueles que estão pensando em começar sua própria empresa – o objetivo é a troca de experiências.
Sobre a Cobre Fácil
Fundada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Cobre Fácil que atualmente possui sede em Campinas (SP) é uma Fintech (startup de serviços financeiros), independente de banco e ainda com valores acessíveis. A empresa realiza a emissão de boletos bancários registrados e cobranças via cartão de crédito; emissão e gestão de carnês e mensalidades; alertas de cobranças; personalização de faturas e outras funcionalidades relacionadas. A grande vantagem é que o cliente paga apenas quando o boleto for pago, sem custos de emissão, baixa, cancelamentos e segundas vias, de uma forma segura, ágil e simples, reduzindo assim o números de inadimplências. A plataforma é direcionada a autônomos, MEIs, PMEs e franqueadores de microfranquia, e conta com a Brink’s como investidora do negócio. Em Breve será lançado o Cobre Fácil Conta (uma conta digital com cartão internacional Mastercard e serviços de pagamento de conta, recarga de celular e outros). A Cobre Fácil já soma mais de 11 mil cadastros em todo o território nacional.
Para mais informações sobre o evento, acesse: https://www.startupgrind.com/sao-jose-do-rio-preto/
Informações para a imprensa:
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