Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Clipping: O papel do monitoramento de notícias como estratégias para alavancar os negócios

Clipping: O papel do monitoramento de notícias como estratégias para alavancar os negócios Previous item Em busca de expansão em... Next item Feira de Franquias oferece...

Quem não quer estar sempre em evidência no mercado, ter o nome da marca sempre lembrado? Mas para ver o que as pessoas estão falando da empresa é necessário o trabalho de monitoramento de notícias na internet.

Essa ferramenta muito conhecida na assessoria de imprensa, o clipping, é essencial para monitoramento de conteúdos noticiosos e também para analisar e acompanhar a concorrência do mercado, além de poder enxergar novas oportunidades e se é necessário mudar ou não a estratégia para o crescimento da marca.

Nela é possível acompanhar tudo que estão falando da marca, inclusive para um melhor gerenciamento de crise, por exemplo, se for necessário.

De mãos dadas com a tecnologia

Com o acesso facilitado à internet, monitorar conteúdos de forma manual pode acabar comprometendo o resultado. Já pensou acompanhar sites; blogs; mídias sociais; Tv; jornal impresso e rádio simultaneamente? O trabalho pode ficar moroso devido a quantidade de canais de comunicação. Mas hoje já existem ferramentas digitais capazes de auxiliar o rendimento da assessoria e deixar o cliente satisfeito com o resultado.

E quando o assunto são mídias impressas, é possível acompanhar de maneira eficaz o conteúdo publicado? Sim. Hoje algumas plataformas digitais já oferecem acesso para verificar o assunto que está sendo abordado na internet e também nos materiais impressos, já que a maioria deles são publicados na internet em versão digitalizada. Por isso a importância de investir nessa ferramenta que está atrelada com o trabalho do assessor de imprensa.

Planejamento

Com o monitoramento de notícias é possível criar ainda um planejamento mais assertivo para a comunicação da empresa junto ao cliente, já que é necessário criar relatórios para verificar quais assuntos e mídias estão noticiando sobre a sua marca. A partir dessa premissa, é possível avaliar o que deve ser melhorado e até mesmo implantado dentro da empresa.

O que deve ser levando em conta é que se trata de uma atividade que requer tempo na assessoria de imprensa, porém os resultados são satisfatórios, pois além de analisar os veículos que estão publicando sobre a empresa, permite ainda que a marca utilize de estratégias para trabalhar determinadas regiões analisando o cenário e o que pode ser implantado para alcançar os seus objetivos.

Em algumas assessoria de imprensa o clipping básico faz parte do contrato de trabalho, porém em outras, o serviço é cobrado a parte.

Fatos&Ideias Comunicação

Renata Brito – Jornalista – MTB: 40292/SP

(17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br; fatoseideias@fatoseideias.com.br

Jornalista formada pela Unilago de São José do Rio Preto em 2003 e pós-graduada em Comunicação e Tecnologia Midiática também pela Unilago em 2006. Especialista em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. Atua com assessoria de imprensa desde 2005 e comanda a Fatos&Ideias Comunicação, agência de assessoria de comunicação especializada em franchising e empreendedorismo, desde junho/2013.

Elaine Rodrigues – jornalista – MTB: 58957/SP

Jornalista formada pela FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), em Adamantina/SP em 2009. Foi repórter da Revista TEM e do Jornal Regional, em Dracena/SP, atuando em diversas editorias. Atua com assessoria de imprensa com foco em empreendedorismo desde 2017.

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *