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Rede de franquia de propaganda em saco de pão utiliza chatbot para alavancar as vendas e fortalecer os serviços

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Capaz de negociar como um ser humano, rede PremiaPão Franchising utiliza desta ferramenta para aumentar a interação com os internautas, identificando as necessidades e apontando soluções

Ao acessar uma página de alguma marca com certeza, pelo menos uma vez, você já se deparou com o chatbot, ferramenta queridinha do momento para as marcas que querem estar em evidência no mercado.

A palavra chatbot é uma derivação do termo bot – palavra robô em inglês – que em tradução livre significa robô que fala. Esse programa de computador tem a capacidade de simular uma conversa, com regras e fluxos de respostas. Através de inteligência artificial essa ferramenta possibilita uma interação como se fossem pessoas de verdade, através de respostas automáticas aos questionamentos simples, auxiliando o internauta a encontrar informações e sanar dúvidas.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 73% dos consumidores preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente.

Com essa tendência em alta, a PremiaPão Franchising – rede de publicidade em saco de pão – passou adotar, em maio de 2017, esse serviço para otimizar os resultados com os seus clientes e interessados em saber um pouco mais desta franquia barata e lucrativa no mercado.

“Optamos por essa ferramenta por ela permitir agilidade no atendimento da pessoa através do uso de palavras-chave. Isso é muito importante, principalmente quando não há funcionários disponíveis naquele momento. E por vezes, somente com o chatbot, a pessoa interessada já consegue obter a resposta ou o material que estava buscando”, explica Raphael Mattos, diretor executivo da PremiaPão.

Rede Social em evidência

Essa inteligência artificial ganhou mais força quando em 2016 o Facebook aderiu essa funcionalidade para a rede social no Brasil, ganhando assim a popularização do termo chatbot.

É o caso da PremiaPão, que utiliza desse recurso em seu perfil no Facebook. O chat interage até certo ponto através do uso de palavras-chave, ou seja, o usuário escreve a palavra, o chatbot identifica e responde com respostas padrões, o que acredita ser necessário. Mattos cita como exemplo, no caso da palavra sorteio, se o internauta escrever essa palavra no chat a resposta será encaminhada para a aba de cadastro de prêmios. “Então, em alguns casos, a pessoa já consegue a resposta que está buscando. Caso não consiga, ele irá receber uma mensagem que naquele momento não há uma pessoa para atender”, diz.

Otimização no atendimento

A grande vantagem dessa ferramenta é a naturalidade de interação. Vale destacar, que quanto mais bem formatada, mais próxima da realidade ficará. É como se estivesse realmente batendo um papo com o computador.

Mattos pontua que o uso de chatbot na empresa otimizou o atendimento porque muitos pontos se resolveram ou foram adiantados somente com essa ferramenta. O que proporciona, diretamente, um resultado de resposta mais ágil. A PremiaPão registrou um aumento de 10% do atendimento sendo automatizado. A expectativa é crescer ainda mais para, pelo menos, 30%.

“Logo no primeiro mês de implantação percebemos um bom retorno através dessa ferramenta. Depois que o robô foi configurado, os resultados começaram a aparecer de imediato”, revela.

São diversos os assuntos abordados pelos consumidores, entre eles apresentação do modelo de negócio de franquia barata e lucrativa a resultados de premiações.

Por trás da telinha

Para verificar se tudo está funcionando como o esperado, é claro que é necessário contar com a presença física de um funcionário. Raphael salienta que normalmente há sempre um colaborador do marketing que acompanha a resposta para certificar que a pessoa interessada encontrou a resposta que buscava. Essa pessoa fica incumbida de responder as conversas que foram iniciadas pelo chatbot e por algum motivo o robô não conseguiu tirar a dúvida do cliente, tudo isso para garantir ainda mais clareza nas respostas.

“Esse recurso é muito útil, pois adianta uma resposta e não deixa a pessoa à espera de uma mensagem, já que recebemos mensagens à noite, nos finais de semana, e no horário comercial, ou seja, não temos como nos dedicar integralmente a isso. Além disso, o fato do chat utilizar o nome da pessoa já torna o processo mais íntimo e real”, avalia o empresário.

Por que uma marca deve investir nesse tipo de interação? 

Muitos ainda têm dúvida se deve ou não investir neste tipo de ferramenta para sua empresa. Como o uso de aplicativos de bate-papo é usado diariamente por milhares de consumidores o uso deste serviço é muito vantajoso por possibilitar que uma empresa venda seus produtos ou até mesmo ofereça seus serviços com este recurso simples e rápido.

Outro ponto positivo é que esse “robô” é configurado para entender e responder as perguntas mais frequentes dos usuários através de um banco de respostas ilimitado, sem a necessidade de contar, necessariamente, com a ajuda de humanos e suporte presencial em todo o momento, funcionando assim 24 horas por dia, prometendo fortalecer a confiança entre os usuários e a rede de franquias.

“Nós, da PremiaPão, queremos estar por dentro e acompanhamos toda essa tendência de tecnologia que aproxima ainda mais a rede com nossos clientes. Vale muito à pena investir nesse recurso, devido o poder de alcance que essa ferramenta permite”, conclui o diretor executivo.

Sobre a PremiaPão Franchising

O modelo de negócio PremiaPão, que está inserido no mercado de publicidade em sacos de pão, passou a ser indicado no seleto grupo das melhores microfranquias para se investir em 2015. É um negócio acessível para quem busca baixo investimento e nenhum capital de giro, além de ser home based e ausente de custo operacional. Tem por objetivo divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, sem desperdícios, de forma inovadora e impactante. A empresa decidiu assumir uma grande responsabilidade com o meio ambiente. Seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis. Ainda mais, o maior compromisso com a sustentabilidade vem com a iniciativa de plantar uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados. Um modelo de negócio sustentável em todos os aspectos, pois capacita e beneficia o franqueado, seus anunciantes, o cliente final e a natureza. Saiba mais: http://www.premiapao.com.br

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigueselaine@fatoseideias.com.br

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