Franquia de propaganda em saco de pão revela ações para evitar desperdícios, de forma inovadora e impactante que revolucionam o mercado
O mercado está cada vez mais competitivo, para se sobressair é necessário se reinventar para se destacar em meio a ele e continuar faturando alto. Por isso, muitas empresas investem em ações para disseminar o nome de sua marca no mercado e, assim, fazer com que ela seja cada vez mais conhecida e se torne referência e, principalmente, a preferência do consumidor.
A PremiaPão é uma rede de franquias com foco em propaganda em saco de pão, que já nasceu com o objetivo de fazer diferença, principalmente o que diz respeito a meio ambiente, já que seu produto – o saquinho de pão – é feito com matéria-prima biodegradável, o que o torna 100% ecológicos e assim não prejudica o meio ambiente. Todas as 230 unidades da rede utilizam esse material. Além disso, a cada produção fornecida aos seus franqueados, uma árvore nativa é plantada em algum lugar do Brasil.
“Quando assumimos esse compromisso, os consumidores, franqueados e outros parceiros conseguiram enxergar na PremiaPão um diferencial. Com isso, eles acompanham as nossas investidas para a melhoria do meio ambiente, além de ver na empresa um referencial de como é possível incrementar essa questão de forma mais simples do que esperado”, conta Raphael Mattos, diretor executivo da franquia PremiaPão.
Mídia em massa
A empresa que transforma sacos de pães normais em veículos de comunicação oferece o serviço de duas formas: exclusiva ou compartilhada. A primeira, como o próprio nome sugere, tem todo o espaço exclusivo para a divulgação da marca. Já a segunda, tem o espaço dividido com outras, o que otimiza ainda mais o investimento.
Além de possuir o melhor custo benefício, ao que diz respeito às ações de marketing encontradas no mercado, a marca possui ainda repercussão muito acentuada. Com foco no público PME (Pequenas e Médias Empresas), em uma só tiragem, os anúncios atingem cerca de 30 mil lares, impactando aproximadamente 120 mil pessoas. Para isso ocorrer, os sacos são distribuídos gratuitamente nas padarias da região – redução de custos que promove uma aceitação muito grande pelas panificadoras. E obviamente, seguindo o próximo passo, entram na casa dos brasileiros.
Prêmios
De forma inteligente, a PremiaPão encontrou uma maneira de promover ainda mais visibilidade e resultados para o anunciante. A saída encontrada foi por meio de sorteios de prêmios. Afinal, quem é que não gosta de ganhar um presente? Ainda mais de grande expressão como celulares de grande popularidade, TV, cafeteira, IPad, GoPro, entre muitos outros. É o que a rede propõe mensalmente. A franquia é primeira mídia a usar o marketing promocional como atrativo.
“Todos os saquinhos possuem no topo da impressão, a divulgação de um prêmio que é sorteado mensalmente a nível nacional. Nessa dinâmica, o consumidor precisa apenas se inscrever no site para concorrer com o código que está impresso no saquinho. A entrega do brinde sempre acontece na padaria onde o sorteado comprou o alimento”, explica Mattos, reforçando que os sorteios são regulados pela Caixa Econômica Federal e seguem os critérios da Loteria Federal.
Para conquistar ainda mais novos consumidores, a marca está fazendo algumas alterações na premiação. No histórico dos prêmios, em alguns meses, a rede apostou em premiações locais para oferecer mais chances de ganhar para os consumidores. Na última premiação feita com este modelo – os headphones da Sony – ao todo foram 14 unidades que foram sorteadas por região. Essa divisão foi determinada pela produção de tiragens, ou seja, à medida que os franqueados produziram tiragens, eles entravam na lista de franquias participantes. Porém, apesar do propósito, a PremiaPão analisou que para os clientes das padarias um prêmio nacional acabaria gerando mais interesse. Dessa forma, a empresa voltou a apostar em premiações com abrangência nacional, onde a rede pretende investir em apenas um único prêmio – voltando para a ideia inicial, onde o prêmio tem impacto nacional que normalmente possui um valor maior, como foi o caso do iPhone; uma viagem para Fernando de Noronha (PE) e a TV 3D.
Divulgação que dá certo
A empresa não só promove, como também utiliza em seu dia a dia ferramentas de marketing para divulgar o seu negócio. “Utilizamos bastante as redes sociais e indicamos que os nossos franqueados também as utilizem. Aliás, oferecemos um treinamento especial direcionado para isso. Temos ainda um canal com as padarias (trade marketing), onde promovemos ações publicitárias que fortalecem a imagem da empresa aos olhos dos consumidores. Mas o nosso marketing de diferenciação é a premiação, que é oferecida mensalmente ao consumidor final do pão. Fora isso, deixamos a rede totalmente à vontade para realizar as ações que julgue mais pertinente para a região de atuação. Essa somatória de forças traz ainda mais visibilidade para todos”, diz o diretor.
Cases de sucesso
Rodrigo Botelho Auler, 30 anos, dirige uma unidade em Manaus (AM). Para ele, a aceitação do público foi tão positiva que pegou de surpresa o próprio franqueado que está no mercado através deste modelo de negócio há tão pouco tempo. “Consigo fazer tranquilamente uma tiragem por mês”, revela o empreendedor. Para aumentar ainda mais a clientela, Rodrigo, que também é fotógrafo e digital influencer, oferece o serviço de fotografia e também de divulgação incluso no pacote. Com esse diferencial implantado por ele no seu negócio possibilita faturar uma média de R$ 7 mil (líquido), por mês.
O franqueado pontua que por se tratar de uma ideia diferente no modelo de negócio proposto pela PremiaPão e que ainda não havia na região em que atualmente atua, além do baixo valor de investimento e retorno rápido foram o diferencial para escolher a marca. “Já tive outro negócio que era o de venda de colchões, deu muito certo por um tempo, mas começou a estagnar e percebi a necessidade de ir para outro campo. Foi quando corri atrás de um novo negócio. Com um dinheiro guardado para aplicar pesquisei no Google uma microfranquia para investir, e a PremiaPão estava entre uma das melhores indicadas pelos sites especializados. E trabalhar com o modelo de negócio de propaganda me pareceu bem interessante e promissor. Como eu já trabalhei com vendas, senti segurança em investir nesta franquia”, ressalta Rodrigo.
Frederico Caldas, 33 anos, que possui formação em Administração e pós-graduação em Marketing, também é um dos mais novos empreendedores de sucesso na franquia PremiaPão, com atuação na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo informações do franqueado, este modelo de negócio possibilita faturar uma média de R$ 10.500,00, por mês.
A escolha pela rede veio em momento oportuno, já que Frederico estava com a intenção de ter um negócio próprio para administrar e já contava com experiência profissional no varejo, com passagem pela área comercial, administrativa e controle de qualidade. O empreendedor tem investido em prêmios locais e marketing em redes sociais, o que possibilita disseminar mais conhecimento do seu negócio, e assim, atrair mais novos investidores.
Sobre a PremiaPão Franchising
O modelo de negócio PremiaPão, que está inserido no mercado de publicidade em sacos de pão, passou a ser indicado no seleto grupo das melhores microfranquias para se investir em 2015. É um negócio acessível para quem busca baixo investimento e nenhum capital de giro, além de ser home based e ausente de custo operacional. Tem por objetivo divulgar marcas e produtos diretamente ao público-alvo, sem desperdícios, de forma inovadora e impactante. A empresa decidiu assumir uma grande responsabilidade com o meio ambiente. Seu produto de eco-mídia promove o combate ao desperdício e poluição de sacos plásticos e outros materiais de mídia não biodegradáveis. Ainda mais, o maior compromisso com a sustentabilidade vem com a iniciativa de plantar uma árvore nativa para cada produção fornecida aos seus franqueados. Um modelo de negócio sustentável em todos os aspectos, pois capacita e beneficia o franqueado, seus anunciantes, o cliente final e a natureza. Saiba mais: http://www.premiapao.com.br
Informações para a imprensa:
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