Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção de uma marca

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na construção de uma marca Previous item 5 motivos do por quê... Next item Com 18 anos de mercado...

Atualmente, no mercado corporativo, a atenção do consumidor é altamente disputada, isso porque, a mídia atualiza as novidades a cada minuto. Nesses momentos, construir uma marca sólida vai além do que uma simples ação de marketing, é uma necessidade para permanecer o negócio sempre em evidência. 

Porém, muitas vezes, na ânsia de querer estar em evidência, o mundo corporativo acaba subestimando o papel fundamental da assessoria de imprensa. Através de uma estratégia bem elaborada, a assessoria não é só capaz de gerar visibilidade para a empresa, como também é capaz de gerar credibilidade e reputação do negócio.

O papel do assessor de imprensa

Muitas pessoas que vivem dentro do mundo corporativo não estão preparadas para lidar diariamente com a mídia. Essas pessoas muitas vezes são capacitadas para lidar com outras funções, e é nesse momento que entra a necessidade de um profissional especializado na área da assessoria de imprensa. 

O assessor é um jornalista especializado em trabalhar a visibilidade, credibilidade e a reputação da marca no mercado em que ela atua. 

A assessora de imprensa e diretora da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação especializada em redes de franquia – Renata Brito, afirma que a assessoria de imprensa é responsável por criar uma rede de contatos e se aproximar da maior quantidade possível de jornalistas. 

“Além disso, o assessor desempenha toda parte de produção de conteúdo, como os releases, sugestões e solicitações de pauta, treinamento dos clientes para lidar com a imprensa e gestão de crise”, conta a diretora da Fatos&Ideias Comunicação.

Ao garantir que a mensagem da sua empresa esteja sendo comunicada e entregue de maneira correta, a assessoria de imprensa é capaz de fazer toda a diferença da percepção do público em relação a marca. 

A importância da assessoria na construção de uma marca sólida 

As mudanças na forma de se informar e de se comunicar são constantes, no meio desse mar de coisas novas, é necessário que a marca se adapte a esses novos jeitos. Muitas vezes, um negócio possui anos no mercado, mas ainda não construiu a sua reputação perante a mídia. 

Há casos em que a empresa realiza trabalhos incríveis, mas que não são de conhecimento público. É nesse momento que a assessoria de imprensa se torna aliada desse objetivo. 

Quais as estratégias realizadas?

Um dos papéis da assessoria de imprensa, como já citado, é o de gerar credibilidade e reputação da marca perante a mídia. “Quando uma empresa é divulgada por veículos de comunicação respeitáveis no país, é mais fácil para aquela empresa ganhar a confiança de um público ainda não conhecido”, explica Renata. 

Essa divulgação é feita através da construção de pautas sobre assuntos desenvolvidos pelo negócio e que mostra relevância e interesse público para os jornalistas. 

Para além da visibilidade, a assessoria de imprensa também é responsável pela gestão de crise. Com uma boa estratégia, o papel do assessor pode ajudar a minimizar os prejuízos em relação à reputação da marca diante do público. 

Mas, é importante lembrar que, para que essas estratégias aconteçam de forma eficaz, é preciso, antes de tudo, definir quais as metas palpáveis, os objetivos a serem alcançados e alinhar as expectativas. 

Para Renata Brito, assessora e diretora da Fatos&Ideias Comunicação, é importante frisar que o trabalho do assessor é contínuo e persistente. A diretora ainda pontua que costuma alertar aos seus clientes que a assessoria é como um passo de formiguinha.

“Para a marca ganhar cada vez mais visibilidade, credibilidade e reputação em seu mercado de atuação, a parceria com a assessoria de imprensa precisa de uma constância. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?! Há casos em que o resultado é muito mais rápido que o esperado entre essa ligação da empresa com os veículos de comunicação, porém, deve ser algo com constância, daí a necessidade de um trabalho contínuo”, diz.

Vale lembrar também que nem sempre o cliente estará em evidência na mídia, isso porque, quem tem o poder de decidir o que será publicado ou não são os jornalistas e editores dos veículos de comunicação. Por isso, não é possível garantir publicações constantes, mas não significa que os objetivos não estão sendo cumpridos. A credibilidade vai além da mídia. 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br 

Victória Oliveira – (17) 9 9171-1771 – atendimento@fatoseideias.com.br 

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *