O setor de comida congelada vem crescendo desde a pandemia. A pesquisa Food Compass, realizada pela Mosaiclab apurou que 48% dos brasileiros consomem “marmitas” no trabalho e 17% compram a refeição pronta
As refeições congeladas podem ser uma verdadeira mão na roda para quem não tem tempo de cozinhar e quer economizar aquela grana no supermercado. Uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel apontou que 33% dos latino-americanos consomem refeições congeladas. No Brasil, o número é ainda maior: 61% dos brasileiros compram comida congelada. Desse total, pelo menos 20% consomem alimentos congelados frequentemente.
O mercado de congelados está com altas demandas e cresce a cada dia. Segundo um relatório publicado pela empresa analista de mercado Mordor Intelligence Private Limited, o crescimento é estimado em 453,99 bilhões de dólares neste ano em todo o mundo. Até 2029, estima-se que o setor deve faturar 555,74 bilhões de dólares, atingindo a taxa de crescimento anual composta de 4,13%.
Vantagens
O consumo de comida congelada pode ajudar a economizar tempo no preparo das refeições, além de reduzir os gastos com compras nos supermercados e com o gás de cozinha. “Atualmente, não é muito comum encontrar pessoas com tempo de sobra para ficar por um longo período na cozinha preparando sua alimentação. Com isso, os alimentos congelados contribuem para que essas pessoas tenham mais tempo, mas mantendo uma alimentação saudável e saborosa”, explica Renata Brito, que é proprietária de uma unidade da franquia To Go Congelados em São José do Rio Preto (SP).
Para quem tem a rotina pesada, o tempo economizado na cozinha pode ser direcionado para outras atividades ou até mesmo para descansar, já que o consumo de comida congelada traz muita praticidade e agilidade no preparo. Uma refeição pode demorar de 4 a 20 minutos para ficar pronta. “Em apenas alguns minutos no forno ou micro-ondas é possível ter sempre em mãos uma refeição variada, fresca e com alto valor nutricional. Tudo isso por conta do processo de ultracongelamento”, explica Renata.
Graças ao ultracongelamento, os alimentos duram mais tempo na geladeira, evitando o desperdício. A técnica consiste em reduzir rapidamente a temperatura dos alimentos, diminuindo a proliferação de bactérias e mantendo o conservante natural do alimento. “O ultracongelamento permite a não necessidade de adicionar conservantes na comida, mantendo o conservante natural do alimento. Os nutrientes da refeição, que normalmente se perderiam no congelamento comum, no ultra não são perdidos. Ou seja, uma comida muito mais saudável e saborosa”, conta a empresária.
O fato de durar bastante tempo é uma vantagem para quem mora sozinho e muitas vezes sofre cozinhando muitos alimentos que correm o risco de estragar de forma mais acelerada. O ultracongelamento também mantém as características e o sabor original dos alimentos, fazendo a comida ficar fresca, como se tivesse sido feita na hora.
Além de todas essas vantagens, ainda é possível planejar as refeições da semana e variar no cardápio, dando espaço para novos alimentos e experimentando novos sabores e receitas sem ter que ficar cozinhando. O armazenamento também é facilitado, pois não ocupa tanto espaço na geladeira. Fora tudo isso, a To Go oferece os valores nutricionais de cada refeição, assim o consumidor pode monitorar a quantidade de calorias consumidas, a fim de buscar manter a alimentação balanceada.
Opções diversificadas
A To Go oferece mais de 350 itens no cardápio, que incluem picolés, sorvetes de massa, refeições prontas, sobremesas, salgados, frutas e legumes congelados, caldos, sopas e molhos, além da linha zero açúcar, vegana e pet.
“Nós temos uma linha de produtos saudáveis, veganos, caldos, sopas e outros. A marca também conta com uma linha de comida pet, composta por alimentos e petiscos naturais, desenvolvidos por uma veterinária especializada, pensando na saúde e alimentação de cães de todos os portes e raças”, conta Renata.
Para quem costuma levar almoço para o trabalho, o cardápio é bem variado e conta com refeições para todos os gostos. Há opções vegetarianas e veganas como beringela à parmegiana e moqueca vegana, opções fits como frango fit e frango xadrez low carb, além de pratos tradicionais como a feijoada até pratos mais sofisticados como o salmão ao molho de maracujá, que é um dos favoritos dos consumidores.
A marca oferece um ótimo custo-benefício, com preços acessíveis. Refeições de 350 gramas custam em média R$ 23,90, já o preço das refeições de 400 a 600 gramas varia de R$ 23,90 a R$ 39,90.
Todas as refeições possuem informações nutricionais e instruções sobre o modo de preparo. A marca trabalha com comida de verdade, sempre presando pelo sabor e alimentação saudável. A produção é manufaturada: são pessoas de verdade cozinhando refeições de qualidade.
A franquia
A To Go foi fundada em 2017, tem sede em Praia Grande e já conta com mais de 250 lojas espalhadas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
A franquia conta com dois modelos de negócios. Um deles é o Express Home Based, um modelo onde é possível fazer um anexo da To Go em qualquer estabelecimento ou na garagem de casa. Nesse modelo, o franqueado não precisa contratar funcionários e pode usar até três freezers. É um modelo mais simples, voltado para cidades com até 100 mil habitantes e o investimento inicial é de R$ 24 mil.
O modelo de loja convencional é voltado para um espaço a partir de 40 metros quadrados e comporta até oito freezers, com uma loja montada com fachada e identidade visual. É o modelo mais vendido e o investimento inicial é de R$135 mil.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
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