Promoções trazem retenção de clientes que, consequentemente, gera maior lucro. Pensando nisso, uma franquia de cosméticos tem utilizado descontos progressivos para aumentar suas vendas.
Quem não ama uma promoção, não é mesmo? Para entender melhor quem são os públicos que não resistem a uma oferta, a agência de marketing MKT House realizou a pesquisa Deu Match. O estudo apontou que 97% dos 1023 entrevistados disseram gostar de promoções. Realizar ofertas é um meio de conquistar novos clientes e aumentar as vendas a curto prazo.
Além disso, a realização de ofertas aumenta o faturamento da empresa e também são uma ótima estratégia para se livrar de estoques antigos e fidelizar aqueles que já aderiram à marca.
Para entender melhor sobre o universo das promoções, é importante entender a diferença entre desconto e promoção. Kerolaine Malafaia, do time de marketing da Touti, franquia de cosméticos, explica a diferença entre os dois conceitos. “O desconto se refere à redução no preço original de um produto ou serviço, geralmente aplicada no momento da compra. Já a promoção é uma estratégia de marketing que pode incluir descontos, ofertas, entre outras ações para atrair e engajar clientes.”
As empresas podem oferecer diversos tipos de promoções, dependendo de qual objetivo ela busca alcançar. Descontos simples podem ser usados caso a marca precise fazer liquidações rápidas para eliminar algum estoque, já que essa estratégia oferece uma redução direta no preço. Outra técnica para eliminar estoques é a promoção estilo “compre um, leve outro”, pois incentiva a compra em volume. Oferecer brindes e produtos gratuitos com a compra, ajudam a introduzir novos produtos aos clientes.
Uma outra estratégia, muito usada pela franquia é o desconto progressivo, onde há redução do valor da compra conforme o número de produtos comprados. Por exemplo, um produto terá 0% de desconto, dois produtos terão 5% de desconto, três produtos terão 10% de desconto, e assim sucessivamente. É um ótimo método para aumentar o ticket médio e incentivar o cliente a comprar mais.
Vantagens
Kerolaine conta que esse tipo de desconto ajuda a aumentar o valor médio do pedido, reduz o estoque mais rápido e atrai novos clientes por conta das ofertas. Por conta da tendência de levar mais produtos, o franqueado acaba aumentando as vendas e faturando mais.
Além de todas essas vantagens, usar os descontos progressivos ajuda a fidelizar os clientes, aumentando assim os lucros. Uma pesquisa feita pela Bain & Company, uma empresa de consultoria global, apontou que um aumento de 5% na retenção de clientes gera um aumento de 25% de lucro para a empresa, mostrando a força e a importância da fidelização.
A Touti conseguiu aumentar seu lucro com esse método, já que foi capaz de aumentar o ticket médio das compras, atrair maior volume de clientes que estavam em busca de uma boa promoção, fidelizar compradores através de ofertas contínuas e atrativas e utilizar campanhas de marketing digital eficazes para promover a estratégia.
Cuidados
É importante lembrar que o empresário deve tomar alguns cuidados ao realizar promoções com muita frequência, já que isso pode afetar a percepção dos valores reais dos produtos e fazer com que a marca fique desvalorizada. “Realizar promoções com muita frequência pode ser prejudicial, pois pode desvalorizar a percepção dos produtos, acostumar os clientes a só comprarem com descontos e afetar a margem de lucro da empresa.”
Garantir que haja estoque suficiente para atender à demanda gerada pela promoção, verificar se os descontos não estão comprometendo a margem de lucro e evitar que os clientes percebam descontos frequentes nos produtos, são atitudes a serem tomadas a fim de evitar prejuízos.
Como colocar isso em prática?
Para realizar boas promoções é necessário muito planejamento. Primeiro é preciso criar a estratégia, definindo as faixas de desconto, calculando a margem de lucro para garantir sustentabilidade e treinando a equipe de vendas para comunicar a oferta de forma eficaz.
É claro que o digital não poderia ficar de fora. Para alcançar um público ainda mais fiel às ofertas, é necessário investir em marketing digital, realizando campanhas de anúncios pagos nas redes sociais, enviando e-mails marketing personalizados para os clientes, além de criar posts engajadores nas redes sociais e apostar em banners e pop-ups no site para chamar a atenção.
A franquia
A Touti é uma franquia associada à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e comercializa perfumes e produtos da linha capilar e corporal. Seu diferencial é trazer produtos com um ótimo desempenho e boa relação entre custo e benefício.
A franquia foi fundada em 2014 em Pernambuco e começou o processo de franchising em 2019. Atualmente, a marca já conta com 746 unidades franqueadas e 46 unidades próprias. São oferecidos três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja física.
No modelo quiosque smart, o investimento inicial é a partir de R$ 12 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. É voltado para áreas de no mínimo um metro quadrado e o franqueado pode contar com o auxílio de até dois funcionários. O faturamento mensal gira em torno de R$ 15 mil e o prazo de retorno do negócio é de cinco meses.
No modelo quiosque full, o investimento inicial é a partir de R$ 80 mil reais, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. O franqueado pode contratar quatro funcionários e o negócio deve funcionar em uma área mínima de três metros quadrados. O faturamento mensal gira em torno de R$ 50 mil e o prazo para retorno é de dez meses.
Já a loja física deve funcionar em um espaço mínimo de 15 metros quadrados, com investimento inicial a partir de R$ 85 mil, incluindo taxa de franquia, capital de giro e instalação. O franqueado pode contratar a partir de dois funcionários e o faturamento mensal é de cerca de R$ 30 mil. O prazo de retorno do investimento é de 12 a 24 meses.
Sobre a Touti
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 650 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/
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