Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Baixo investimento inicial: franquias de alimentação impulsionam o crescimento do franchising brasileiro

Baixo investimento inicial: franquias de alimentação impulsionam o crescimento do franchising brasileiro Previous item Mercado aquecido... Next item Com mais de 50 itens no...

A marca Crepefy possui modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$ 75 mil e faturamento bruto mensal de R$ 35 mil

O mercado de franquias no Brasil continua em constante crescimento, registrando uma alta de 19,1% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023, conforme o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento geral do setor avançou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões.

O destaque desse crescimento vai para o nicho de Alimentação Food Service, que gerou um aumento de 26,6%. Segundo a ABF, essa alta se dá pela consolidação da retomada dos salões, o hábito de pedidos delivery, a demanda provocada por grandes eventos e outros.

Porém, mesmo sendo um mercado tão aquecido, muitas pessoas que desejam investir no próprio negócio e tem o franchising como opção, acabam não entendendo exatamente o que está incluso no valor de investimento inicial. O fundador e diretor executivo da Crepefy – franquia especializada no modelo europeu de crepe francês – André Augusto, afirma que a marca, por estar no setor de alimentação, tem incluído no investimento o estoque inicial.

“O insumo que o franqueado necessita para a inauguração da sua unidade, como a massa do crepe e outros ingredientes, estão inclusos nesse valor inicial, justamente para o ajudar no estoque inicial e não ter nenhum problema durante os primeiros dias de operação”, conta André.

Taxa de franquia

Um dos valores inclusos no investimento inicial é a famosa taxa de franquia. Essa taxa, nada mais é, do que um valor único estipulado pela franqueadora, para que o franqueado possa aderir ao sistema e utilizar o nome da marca.

“Além disso, com o pagamento da taxa de franquia, o empreendedor recebe todo o know-how da marca, através de treinamentos, manuais e consultorias para que o franqueado possa aplicar no dia a dia do negócio”, comenta Augusto.

A Crepefy conta com três modelos de negócio, sendo o Container, Quiosque e Store to go smart (loja física). Em todas as opções é cobrado do franqueado o mesmo valor da taxa de franquia, de R$ 30 mil.

Investimento de instalação

Além da taxa de franquia, outro componente importante no investimento inicial de uma franquia é a taxa de instalação. É nela que está incluso todo aparato necessário para o negócio, como por exemplo, a reforma do ponto comercial, os equipamentos, móveis e outros.

“Atualmente, o único valor que se difere entre os modelos de negócio da Crepefy é o de instalação, pelo fato de serem opções com tamanhos distintos e com ponto comercial diferente. O investimento de instalação do modelo Container é de R$ 35 mil a R$ 70 mil; o Quiosque é de R$ 40 mil a R$ 70 mil e a Loja é de R$ 40 mil a R$ 100 mil”, detalha o diretor executivo da Crepefy.

Capital de giro

Por fim, o último valor que compõe o investimento inicial de uma franquia é o do capital de giro. Essa receita é crucial para que o franqueado mantenha o negócio financeiramente saudável e garanta que ele tenha recursos em casos onde a operação não esteja indo bem.

“Em resumo, capital de giro é uma receita reserva que a empresa possui para investir em suas atividades operacionais. Em todos os modelos de negócio da Crepefy solicitamos um capital de giro de R$ 10 mil”, explica André.

Negócio 3 em 1

A Crepefy é um negócio 3 em 1, pois em todas as modalidades é possível trabalhar com vendas no local, delivery e também em eventos, que é onde o franqueado leva uma mini loja com estrutura modular para qualquer tipo de evento e serve os crepes como em um restaurante servidos à vontade, sem causar bagunça, cheiro ou fumaça.

“O investimento inicial do Container, incluindo a taxa de franquia, instalação e capital de giro fica entre R$ 75 mil a R$ 110 mil. O faturamento é de R$ 40 mil mensal, com lucro líquido entre 18% e 25%, e retorno do investimento previsto entre 9 a 18 meses. O Quiosque fica com valor total entre R$ 80 mil a R$ 110 mil, com faturamento bruto médio mensal R$ 35 mil, com lucro líquido e retorno do investimento iguais ao do Container”, salienta Augusto.

Já a modalidade Loja necessita de um investimento inicial entre R$ 80 mil a R$ 140 mil, também estando incluso a taxa de franquia, capital de giro e investimento com instalação. “O faturamento médio é de R$ 40 mil mensal, com lucro líquido entre 18% a 25% e prazo de retorno estimado entre 9 a 18 meses”, finaliza André.

Sobre a Crepefy

A Crepefy nasceu em 2022 na cidade de São Paulo, se tornando uma marca especializada no modelo europeu de crepe francês e possui um cardápio amplo e diversificado com mais de 30 sabores de crepes doces, salgados e com opções vegetariana; SaladFy que são opções de box salada personalizada com ingredientes selecionados somados a incrível massa de crepe; WrapFy também com proposta mais leve e fit; Rollfy que são sobremesas leves com três sabores doces, e o CoffeeFy que é o café da marca, podendo atender públicos diversos em diferentes horários do dia e da semana. Ela é a única creperia que consegue dar experiência de marca em três momentos de consumo diferentes: balcão (loja física), delivery e eventos corporativos. Em 2023 entrou para o franchising com três modelos de negócios: loja de rua, quiosque e contêiner, com investimento inicial a partir de R$ 75 mil, e prazo de retorno entre 9 e 18 meses. https://www.crepefy.com.br/

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.brLeonardo Lino – (17) 9 9171-1771 – redacao@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *