Fechar
(17) 3216-5809
Seg - Sex : 08:00 - 18:00

Gestão feminina: veja como o feeling da mulher fortalece o empreendedorismo e o franchising

Gestão feminina: veja como o feeling da mulher fortalece o empreendedorismo e o franchising Previous item Após sucesso da primeira... Next item Conheça a história de...

Apesar de ainda serem minorias no Brasil a frente de redes de franquias, gestoras contam como o empreendedorismo feminino é capaz de impulsionar mais mulheres a abrirem seu negócio próprio

Quando o assunto é mulheres na liderança de negócios, elas ainda ocupam uma fatia pequena do mercado. No franchising, por exemplo, das 3 mil redes de franquias no Brasil, apenas 19% delas são lideradas por mulheres, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), referente a 2023.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais seu espaço e posição, mesmo que ainda de forma tímida. Conheça quatro histórias de mulheres que empreendem com o franchising e estão na liderança dos negócios que comandam. São jovens, mães, mulheres que largaram uma carreira estável para empreender, enfim, são mulheres com diferentes perfis que assumem uma posição importante e mostram que lugar de mulher é onde ela quer estar!

De pai para filha

Ana Carolina da Silva, de 23 anos, é diretora geral da franquia AF Crédito Soluções Financeiras. Ela que herdou o bastão do pai no negócio entrou na empresa para “quebrar um galho” na parte financeira, já que sua paixão era seguir na área da saúde. Mas não teve jeito, com o tempo ela ganhou espaço no negócio e conquistou sua vontade em trilhar esse caminho ao lado do pai, se tornando o seu braço direito na empresa. 

Ela que acaba de concluir o curso de Gestão Comercial e dá início ao MBA de Gestão de redes de franquias, hoje é a responsável geral de toda equipe, analisando indicadores de desempenho diariamente, suporte, como também está por dentro de todas as negociações, novidades e comunicação com os franqueados. 

“Ser tão jovem e desempenhar um papel tão importante no ramo em que atuamos, onde ainda somos minoria, é muito difícil. Por diversas vezes em reuniões observei olhares preconceituosos, falas depreciadas. E por esse motivo já me peguei tendo aquela velha síndrome da impostora que ultrapassa gerações. As pessoas sempre acham que por você ser jovem e mulher, você não tem conhecimento, não tem potencial, não está fazendo o suficiente.  E o que eu aprendi com todas essas situações foi a ter força e olhar para dentro de mim e reconhecer o meu potencial, focar no que eu sou boa. Nós não somos o que o outro diz e por mais jovem que eu seja eu sempre soube muito bem onde queria e quero chegar e ninguém pode me dizer o contrário”, finaliza a diretora.

Trocou o Exército pelo franchising

Isabella Marcon Guerim, de 40 anos, deixou para trás um emprego estável e com carreira promissora no Exército Brasileiro para viver do próprio negócio e hoje comanda o departamento de expansão da franquia Instituto Visão Solidária (IVS), rede do setor óptico, na qual é sócia, e faturou em 2023 mais de R$ 17 milhões. Formada em farmácia bioquímica, lecionava em uma universidade de Curitiba até que foi convocada pelas Forças Armadas do Exército Brasileiro a atuar como Oficial de Saúde. Essa jornada durou seis anos, na qual Isabella enfatiza que vários ensinamentos dessa época refletiram na atuação dos seus negócios que viriam a surgir anos depois.

Em apenas um ano de militarismo, Isabella conquistou o capital necessário para dar o pontapé inicial e ter o primeiro negócio. Ela sempre optou por negócios no franchising e já foi franqueada de clínica de estética e masterfranqueada de uma escola bilíngue, e hoje comanda os negócios da empresa Opening Doors, que administra junto a seu esposo, Hilston Guerim. O negócio é especializado em mentoria e consultoria empresarial de forma individualizada, ou seja, ajuda empresários a saírem de resultados mediados e faturar milhões.

Empreendedora e visionária, Isabella gosta de diversificar seus negócios e quando enxerga uma boa oportunidade se agarra a ela. Foi em uma de suas mentorias que conheceu o empresário Tony Cozendey, fundador da marca Instituto Visão Solidária, franquia especializada no setor óptico, e se tornou sócia do negócio e hoje fica a frente da expansão da franquia, que somente no seu primeiro ano de sua gestão cresceu 550%.

De pulso firme, Isabella sabe muito bem aonde quer chegar e como fazer para alcançar seus objetivos. Ela afirma que nunca teve dificuldades em estar em ambientes onde a maioria ainda é os homens que dominam, algo muito frequente em ambientes empresariais. “Sei que ainda existe a diferenciação, o preconceito de acreditarem não darmos conta, porém, com competência e dedicação isso é facilmente combatido”, diz.

Isabella usa a seu favor um poder que somente as mulheres têm, o sexto sentido, para capacidade de realização. “As mulheres são mais resilientes, não desistem fácil e enfrentam as adversidades de uma forma mais leve e superável. É necessário acreditar na sua habilidade, vontade e sonho, para então conquistar o que desejar. Não dá para parar enquanto isso não acontecer e, mais, fazemos tudo isso em cima do salto (risos)”, finaliza a empresária.

Investe em pessoas

Ketlen dos Santos, de 34 anos, começou a trabalhar muito cedo como estoquista, vendedora e já foi gerente de grandes marcas. Lidar com pessoas e ensinar algo é sua verdadeira paixão. Hoje ela é fundadora e CEO da franquia SK Steakhouse, restaurante especializado em comida caseira e em cortes de carnes premium de churrasco.

A empresária conta que ainda existe preconceito no mercado quando veem uma mulher à frente dos negócios. “Sofro por ser mulher e jovem. Nas reuniões que eu faço preciso mostrar ainda mais minha capacidade e que estou onde estou por conhecimento, que nada foi ganhado e veio de forma fácil”, analisa.

Para quebrar esses tipos de barreiras, Ketlen acredita que é essencial a mulher confiar nela mesmo, em primeiro lugar; conhecer suas limitações; dominar a área, e então colocar em prática o conhecimento. “Tenha sempre pessoas com os mesmos princípios que o seu, isso vale no casamento e com seus colaboradores, pois ajudará muito a você ter sucesso, já que ele nunca é individual. Você nunca chega em nenhum lugar sozinho”, reflete.

Ketlen pontua que investe muito em pessoas e gosta de trabalhar próximo aos gestores da operação, na qual ela é responsável por comandar a unidade piloto da SK Steakhouse e também a expansão da franquia. Ela ainda está a frente de um salão de beleza na sua cidade natal, São José do Rio Preto/ SP, essa é uma outra área que também ganha o seu coração, o de beleza e moda.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicaçãofatoseideias@fatoseideias.com.br 

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.brElaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br

Seu Comentário

Deixe uma resposta agora

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *