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Franquia de energia solar, que iniciou como produto de outra empresa, fatura R$ 10 milhões no ano e conta com 150 unidades

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Power Mais Energia Fotovoltaica disponibiliza modelo de negócio home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 34.900 e o faturamento bruto podendo chegar a R$ 300 mil por mês

Com a conta de energia elétrica cada vez mais alta, muitos consumidores passaram a buscar alternativas para gerar economia com esse custo. Dessa maneira, a energia solar fotovoltaica tem ganhado destaque no país, batendo recorde de potência instalada ano após ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil passou a marca de 35 gigawatts (GW) de potência instalada de fonte solar fotovoltaica, tudo isso contabilizando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, sendo equivalente a 15,9% da capacidade instalada da matriz elétrica do País.

Segundo a Absolar, desde 2012 a fonte solar já gerou ao país mais de R$ 170 bilhões em novos investimentos e mais de R$ 47,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos. Além dos benefícios econômicos, a energia solar também contribuiu para o meio ambiente, pois através dela o Brasil evitou a emissão de 42,8 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.

O setor também é grande responsável pela geração de empregos, conforme mostra o levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena). Os dados apontam que o Brasil é o quarto país do mundo que mais emprega no setor de energia solar, ficando atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos.

Visualizando esse cenário altamente positivo e com a possibilidade de levar economia aos consumidores e uma forma de investimento aos empreendedores, o empresário Allex Gomes, fundou a rede Power Mais Energia Fotovoltaica. “Para nós energia solar é uma solução financeira, pois o seu principal objetivo é reduzir os custos fixos de conta de luz de empresas e residências, foi aí que surgiu o projeto da franquia”, conta o CEO.

Início como um produto

A Power Mais surgiu no ano de 2011, porém na época era apenas um produto de uma outra marca no ramo de soluções financeiras, que faz parte do grupo License Consultoria e Franchise, que também tem o empreendedor Allex Gomes como fundador.  

“Mas logo deixou de ser um produto e em 2020 entrou para o franchising se tornando um grande player no mercado de energia sustentável com mais de 6 mil projetos instalados e homologados em todo Brasil”, detalha o CEO da Power Mais.

Negócio democrático

Muitas marcas desse ramo exigem que o empreendedor tenha algum tipo de experiência no setor para que eles possam investir, mas o mesmo não acontece na Power Mais, sendo um fator que impulsionou a expansão da empresa e revolucionou seu modelo de negócio.

“Para investir na franquia não é necessário que o empresário seja eletricista, técnico ou engenheiro, basta ele ter ambição e vontade de empreender no setor que ele alcançará o sucesso”, completa Allex.

Gomes também ressalta que outro diferencial da marca é de ser a única rede com logística, instalação e homologação completa, tudo por conta da franqueadora. “Após o fechamento do contrato, nosso franqueado não se preocupa com nenhuma etapa do processo. Tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo assim um padrão de qualidade em todo Brasil.”

Além disso, pelo fato de a marca fazer parte do Grupo License, é possível garantir maiores meios de financiamento aos clientes. “Temos o maior hub de financiamentos disponível no mercado, com mais de 30 instituições financeiras parceiras, o que aumenta mais as chances de aprovação e, consequentemente, o fechamento da venda”, salienta Allex.

Modelo de negócio

A Power Mais oferece ao empreendedor duas possibilidades de negócio, sendo o home office e o standard (loja física). Além disso, a marca possui investimento inicial baixo, se encaixando no padrão das microfranquias, com um faturamento mensal bem atrativo.

No modelo Home Office o franqueado terá o trabalho de prospecção externa ou através de marketing digital, sem a necessidade de loja física. “Ele não irá necessitar de funcionários para começar a operar, além de não ter delimitação territorial, podendo vender em qualquer região do país. Todos os franqueados home office podem fazer upgrade para as demais modalidades, pagando apenas a diferença”, conta Allex.

Essa opção conta com investimento inicial de R$ 34.990 (incluso taxa de franquia de R$ 25 mil e capital de giro de R$ 9.990,00). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 30 mil, com um lucro líquido mensal de R$ 7 mil e prazo de retorno em 4 meses.

O modelo de negócio Standard é a tradicional loja de rua, onde o franqueado irá trabalhar com prospecção externa, presencial ou através de marketing digital. Nessa modalidade é necessário ter ao menos dois funcionários para atendimento e pós-venda complementar. “Nesse formato não temos delimitação territorial, mas dependendo da quantidade de habitantes podemos blindar a região para que não haja competitividade excessiva”, comenta Gomes.

O Standard conta com investimento inicial de R$ 110 mil (incluso taxa de franquia de R$ 35 mil, taxa de instalação a partir de R$ 35 mil e capital de giro de R$ 40 mil). O faturamento bruto médio mensal é de R$ 300 mil, com lucro líquido de R$ 30 mil e prazo de retorno em 12 meses.

Perfil do franqueado

O franqueado da Power Mais irá atuar como um vendedor/especialista solar, focado em resolver o problema que é o custo de energia elétrica. Através disso, os franqueados irão prospectar clientes residenciais, empresariais e investidores interessados em reduzir os custos com energia elétrica em até 90%.

“Buscamos investidores para serem franqueados que já possuem um bom relacionamento e uma boa carteira de clientes, pois se eles já contam com pessoas que confiam para comprar algum produto ou serviço, agregar a venda de um projeto de energia solar fica bem mais fácil”, afirma Allex.

Suporte ao franqueado

A Power Mais disponibiliza ao seu franqueado algumas tecnologias para auxiliar no seu dia a dia, como o sistema de gerenciamento de propostas, um engenheiro virtual, sistemas de modulação, software de clima e irradiação solar e fintechs para aprovação de créditos com o hub de financiamentos.

“Também contamos com um treinamento, onde todos são personalizados e direcionados para cada região. Além de termos materiais gravados para auxiliar o franqueado quando ele sentir necessidade”, detalha o CEO.

Expansão da marca

Atualmente, a marca conta com 150 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil, não estando presente em apenas três estados brasileiros. Por mês, a franquia implementa cerca de 10 unidades, seja no modelo home office ou standard. Além disso, cidades acima de 5 mil habitantes estão aptas a receber uma operação.

“Faturamos mais de R$ 10 milhões em 2023 e estimamos crescer o dobro em 2024, ou seja, faturar R$ 20 milhões. Também projetamos comercializar mais 100 unidades, com a entrada de novas tecnologias e novas frentes de venda”, conta Allex.

O CEO da Power Mais ainda cita que a marca iniciou os estudos para internacionalização. “Estamos verificando e analisando as possibilidades de implantação em Portugal, atualmente esse processo está em fase de estudo das legislações do país.”

Sobre a Power Mais Energia Fotovoltaica

A Power Mais Energia Fotovoltaica nasceu em 2011 em São José do Rio Preto (SP), como um produto financeiro para redução de custo fixo em uma fintech. Após seu grande sucesso, migrou para o franchising em 2020 e faz parte do Grupo License Consultoria e Franchise. O franqueado da marca não se preocupa com nenhuma etapa do processo após a venda, tudo é feito por intermédio da matriz, garantindo um padrão de qualidade em todo Brasil. Atualmente, a rede disponibiliza dois modelos de negócio: home office e standard, com investimento inicial a partir de R$ 19.990 e prazo de retorno estimado entre 3 a 12 meses. https://www.projetopowermais.com.br/ 

Informações para a imprensa:

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