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Planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento de empresa em 2024

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Hilston Guerim, diretor de desenvolvimento do Instituto Visão Solidária, cita algumas dicas de como desenvolver as estratégias para um negócio

Pensar de forma estratégica em um mercado cada vez mais competitivo é de extrema importância para qualquer empresa. A estratégia é a base principal para preparar o futuro e contribuir para o crescimento de um negócio. Sem nenhum tipo de estratégia, a empresa correrá sérios riscos de se tornar irrelevante.

Com isso, é essencial contar com um planejamento estratégico, para definir as metas da empresa, as ações que serão utilizadas para conquistá-las e com quais recursos poderá disponibilizar. Essa definição será o início para investir em inovação e ações que funcionem como respostas para as mudanças no mercado.

Para realizar esse planejamento, nada melhor que o início de um novo ano, onde novas metas sempre surgem. O diretor de desenvolvimento da franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do segmento óptico – Hilston Guerim, afirma que para realizar essa técnica de maneira infalível é necessário ter a descrição do objetivo.

“A primeira premissa para um planejamento estratégico é a descrição do objetivo a ser atingido no período, no caso até 31 de dezembro de 2024, verificar a descrição de metas. Com base nesse objetivo, desenhamos o tempo que temos para a execução”, comenta Hilston.

Tempo para cumprir

Dessa maneira, o primeiro passo de um planejamento estratégico é a definição do tempo em que ele será cumprido, sendo fundamental para alcançar as metas dentro do prazo ou até antes do que foi determinado.

“Muitos se limitam a escrever um ano, ou doze meses. Aqui surge a fragilidade do planejamento. Temos que levar em consideração as variações do período (feriados, férias coletivas, prazos de possíveis fornecedores, sazonalidade de mercado, tempo hábil de execução, etc)”, detalha Guerim.

Procedimento

Depois de definir o objetivo e o prazo que ele deverá ser concluído, é a hora de verificar como esses processos serão realizados, definindo as pessoas certas e capacitadas para que isso possa acontecer.

“Nesse momento eu não devo me prender somente às pessoas que estão comigo no momento do plano. Tem a chance de eu precisar mudar o time (novas contratações ou demissões), talvez eu precise de novos parceiros de negócios, novos fornecedores. Eu chamo essa metodologia de PPPO (prazo, processos, pessoas e objetivo)”, salienta o diretor de desenvolvimento do IVS.

Hilston ainda afirma que a grande maioria erra na ordem. “tentamos fazer um plano pensando primeiro nas pessoas que temos hoje, fazendo os mesmos processos que estamos habituados a fazer, sem avaliar o prazo real que as situações devem acontecer, e no fim, o objetivo é só um desejo e não a origem de todo o plano. Dentro da metodologia do PPPO o objetivo vem descrito por último, porque ele é o grande final do plano, mas ele deve ser desenhado primeiro para dar o start ao planejamento.”

Objetivo principal

O empresário enfatiza que o planejamento estratégico de uma empresa tem como principal objetivo a orientação, que serve para guiar o time; o orçamento, que é buscar o desempenho máximo de todos os envolvidos e principalmente criar uma visão futura em todos. 

“Assim, com essa visão é possível viver todo o trabalho antes mesmo dele acontecer e tudo aquilo que já conhecemos não nos causa medo ou insegurança (não precisamos temer o que já conhecemos)”, conta Guerim.

Correções

O diretor de desenvolvimento do IVS revela que todo o planejamento para 2024 da franquia já foi desenhado conforme a metodologia que ele descreveu. Mas ele ainda faz um alerta: todo planejamento deverá ser escrito a lápis.

“Revisitamos nosso planejamento com frequência para avaliar as métricas e entender se precisa de ajustes durante o prazo. Em um planejamento, o processo sempre é o que se perde por primeiro. Então cabe ao gestor o acompanhamento do processo e fiscalização da sua real aplicação além de avaliar os impactos de curto prazo para saber se precisa de correção da rota no meio do caminho”, finaliza Hilston.

Sobre o Instituto Visão Solidária

O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br

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