A marca também dá liberdade para o empresário trabalhar com a política de preços que preferir e conseguir alcançar uma área de atuação maior
Pensar no segmento de atuação, em qual marca de franquia irá investir, fazer o planejamento de vendas, contratar funcionários e alinhar uma gestão eficiente são passos fundamentais para iniciar um negócio e obter sucesso.
Porém, na maioria dos casos, em uma pequena distância, a possibilidade de ter outra empresa do mesmo setor é muito grande, algo normal por se tratar de um mercado cada vez mais competitivo.
Com isso, o empresário inicia a sua operação imaginando e planejando como ele irá se tornar a primeira opção dos consumidores. Para conseguir esse feito, que é o desejo da maioria dos empreendedores, é necessário analisar algumas estratégias, mas não apenas durante a condução do negócio e sim antes da inauguração do seu empreendimento.
Através desse cenário, a Solário Piscinas – rede com mais de 30 anos no mercado de piscinas de fibra – passa algumas orientações aos seus franqueados para que eles consigam superar esse momento, com um setor cada vez mais concorrido.
“Atualmente existem várias marcas no mercado de piscinas, trabalhando com faixas de preços cada vez menores. Sendo assim, o franqueado muitas vezes têm que focar em realizar um bom serviço e estar sempre disponível para oferecer a assistência necessária ao seu cliente. Estar atento às necessidades do seu cliente e do mercado, disponibilizar uma piscina que cabe no bolso do cliente, são pontos fundamentais para conquistar o consumidor”, comenta Felipe Pirassolo Martinez, diretor executivo da marca.
Área de atuação
Um dos primeiros passos para evitar a concorrência diretamente é definindo a área de atuação. Tudo começa após o estudo do tamanho da população local e qual a área de abrangência que aquele município pode alcançar.
“Normalmente, verificamos a abrangência populacional em um raio de até 150 km. Após essa etapa, verificamos quais as marcas já estão implantadas no local, pois cidades as quais já existem uma marca concorrente implantada podem ser mais promissoras, devido ao mercado já estar acostumado a comprar piscinas de fibra”, detalha Felipe.
Martinez ainda ressalta que a implantação de uma loja de piscinas é simples, não sendo necessário uma área muito grande. “Orientamos o futuro franqueado a procurar um ponto que já exista construção de um escritório e um terreno para exposição das piscinas, com uma área total de no mínimo 500m². Preferencialmente um local onde tenha maior circulação de pessoas, como avenidas e marginais, mas isso não é uma obrigação.”
Visitas presenciais
Muitas franquias optam por utilizar algumas ferramentas para definir o ponto em que será instalada a unidade. Porém, no caso da Solário, essa definição ocorre presencialmente após visitas da equipe técnica.
“Nós realizamos a visita no município escolhido pelo franqueado e procuramos um ponto para implantação da loja. Com um olhar mais clínico, um ponto que muitas vezes parece não ser o ideal, ao fazermos uma pequena adaptação se torna uma belíssima loja”, salienta o diretor executivo da Solário.
Exclusividade por cidades
Algumas redes não dão exclusividade ao franqueado por cidade de atuação, dessa maneira, além da concorrência de outras lojas do mesmo segmento só que de outras marcas, o empresário também poderá disputar com uma operação do mesmo setor e marca.
Porém, a Solário não seguiu essa linha e optou em dar exclusividade territorial ao seu franqueado. Basicamente, o empreendedor que investir na franquia deverá respeitar sua área de atuação, não podendo vender piscinas na cidade na qual já exista uma unidade da rede.
“É uma forma da franquia assegurar que ele não irá concorrer com uma outra loja da mesma marca dentro de sua cidade. O mercado de piscinas já é muito concorrido para ter mais um concorrente, sendo esse dentro da mesma rede. Ele terá liberdade para trabalhar com a política de preço que preferir e conseguir abranger uma área de atuação maior”, finaliza Felipe.
Sobre a Solário Piscinas
Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO, e um em construção no PA. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro no total de R$ 107 mil e prazo de retorno estimado em 18 meses – www.solario.com.br
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