Rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível vem ganhando espaço no mercado e alcança 10 estados brasileiros; Marca estima encerrar 2023 com faturamento de R$ 18 milhões
Prestes a completar um ano no mercado de franchising – a rede faz um ano no próximo mês de novembro, o Instituto Visão Solidária (IVS) tem muito o que comemorar. É que a franquia focada na comercialização de óculos de grau e de sol já conquistou 15 unidades franqueadas e oito lojas próprias, ou seja, um aumento de mais de 300%, comparado com o ano passado.
Tony Cozendey, fundador e diretor executivo do IVS festeja a atual fase que a marca está vivendo. “Nosso mercado é gigante, apenas no Brasil são quase 40 milhões de usuários de óculos e a estimativa é que até 2050 metade da população usará óculos. É uma demanda que cresce de vento em poupa e estamos preparados como empresa para conquistar lojas por todo o Brasil, em busca de bons franqueados para levarmos nosso modelo, que é um grande diferencial em meio a todas as lojas do segmento. O IVS se destaca por nosso layout, nome expressivo, além da experiência que proporcionamos ao usuário com peças de marca própria, e principalmente por oferecermos produtos de qualidade a um valor justo. Já o franqueado consegue ter uma margem de rentabilidade incrível, encontrada em poucos segmentos. Nosso negócio é vencedor e está em busca de investidores que também queiram vencer”, analisa o empresário.
O IVS foi fundado em 2015, e após conquistar sete lojas próprias, Cozendey visualizou a necessidade de expandir o negócio através do franchising com lojas físicas. Hoje a marca está presente em dez estados brasileiros, como Mato Grosso, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Maranhão, Piauí, Goiás, Pará e Rio de Janeiro.
O know-how conquistado pelo empresário, que trabalha no setor de óticas há mais de 15 anos, levou a criar um modelo de negócio que agradou em cheio o mercado. O designer irreverente das lojas físicas e o atendimento humanizado tem gerado uma grande experiência, tanto para os franqueados como também aos clientes.
“No IVS o nosso objetivo é justamente oferecer a experiência do cliente escolher sua própria armação, quebrando inúmeros paradigmas antigos de que a armação precisa ser escolhida por um profissional da área. Hoje a moda é pessoal, em nossas lojas o cliente escolhe a armação que quer, experimenta quantas for necessário, sem se preocupar com preço”, comenta Tony.
Indicação para os negócios
Além do trabalho de captação de leads pelo marketing digital, a franquia tem recebido o contato de muitos investidores vindo através de indicações de amigos e franqueados satisfeitos com o negócio. Inclusive, clientes que tiveram experiências de consumo nas lojas estão buscando conhecer o modelo de negócio.
Por isso Tony revela querer continuar apostando nesse trabalho com treinamentos em um bom atendimento. Para isso, a franqueadora conta com um suporte eficiente e treinamento que capacita os colaboradores a se atentarem em oferecer um atendimento mais humanizado e próximo.
Expansão dos negócios
Ainda para este segundo semestre, a IVS estuda plano de expansão agressivo, já que planeja conquistar 40 franquias até o final do ano, e com isso faturar R$ 18 milhões, três vezes mais do que ocorreu no ano passado. Para 2024 o objetivo é alcançar 100 franquias e estar presente em todos os estados brasileiros.
O modelo de negócio da franquia IVS é ideal para cidades acima de 10 mil habitantes, podendo ser montado tanto em lojas de rua como em shopping center.
Fácil gestão
Além de ser um item de necessidade básica e que também passou a ser um acessório de moda, esse produto se tornou mais acessível, ou seja, deixou de ser um item caro. No Instituto, todo mundo pode usar óculos, da classe A à D, mas a marca tem foco maior no público C e D. A franquia conta com lentes próprias, onde oferecem alta tecnologia nos seus produtos, na qual na compra dos óculos de grau completo (lentes mais a armação) elas saem pelo preço único de R$ 49,99.
A franquia IVS conta com um investimento inicial a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, instalação e equipamentos, e capital de giro). O valor é de acordo com uma loja de 30 m², mas ele ainda pode variar conforme as características e tamanho do imóvel que será alugado.
O diretor executivo do IVS também garante que a arrecadação mensal de uma unidade da franquia é muito atrativa. O franqueado pode conquistar um faturamento entre R$ 60 mil a R$ 150 mil mensalmente, conforme o seu desempenho. O lucro líquido mensal varia entre 20% e 30%, com payback entre 13 e 18 meses.
“Esse é o momento para quem busca um negócio com cara, identidade, que tem um propósito muito bem definido, que é gerar visão com acessibilidade e ser ponte de prosperidade para nossos franqueados”, finaliza o diretor executivo do IVS, Tony Cozendey.
Sobre o Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações com preço único de R$ 49,99 (na compra do óculos completo). Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br
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