Franquia Instituto Visão Solidária aposta que grandes centros comerciais são ótimos para abrigar uma operação
A escolha do local onde irá abrir uma empresa é uma das etapas mais importantes, porque é um dos fatores principais que impacta na gestão e gastos ao longo da jornada de empreendedor. A escolha do ponto comercial irá determinar, por exemplo, como se dará administração e gastos com aluguel, segurança, fachada, visibilidade da loja, e inclusive o marketing.
Para aqueles que buscam abrir uma loja física, uma das maiores dúvidas, principalmente de quem trabalha com o varejo, é se vale a pena abrir uma loja de rua ou uma loja em shopping center. Para quem trabalha na venda de óculos de grau e de sol, a dúvida é a mesma sobre a escolha do melhor local.
O diretor executivo da franquia Instituto Visão Solidária (IVS) – rede do setor óptico – Tony Cozendey conta que as lojas de rua são bem validadas e costumam ter um excelente resultado nas vendas. Enquanto os shoppings centers precisam ser espaços com foco em grande fluxo de pessoas e com público B, C e D.
No caso do IVS, todas as quinze operações ativas estão localizadas em loja de rua, pois o empresário acredita que as regiões de comércio de rua são muito importantes para as óticas, principalmente quando tem um preço competitivo das peças, como é o caso da marca IVS, que quer estar ainda mais próximo do consumidor.
Saber escolher o lugar
Cozendey enfatiza que há pontos muito positivos para ambas as localidades, porém, a escolha do local deve ser avaliada com muita cautela. Ele lista algumas diferenças que podem impactar o seu negócio sobre abrir uma loja de rua:
- Fidelização: possibilita estar com um relacionamento mais próximo com o cliente, o que gera fidelidade;
- Colaboradores: menor rotatividade entre a equipe de funcionários;
- Estacionamento: a loja de rua dependendo da localização há dificuldade de estacionamento, principalmente em locais que não há estacionamento exclusivo ao cliente;
- Atendimento: liberdade de fazer os próprios horários, tanto na abertura como fechamento da empresa;
- Marketing: liberdade para criar ações e estratégias de marketing;
- Movimento: o fluxo de pessoas é menor.
Já para quem busca abrir uma loja em shopping center, também há pontos positivos e outros não tão favoráveis:
- Segurança: esses espaços oferecem segurança, conforto e comodidade aos clientes;
- Estacionamento: maior facilidade para estacionar o veículo;
- Despesas: custo com condomínio, fundos de promoção do espaço, luvas e aluguel;
- Impulso: nos shoppings a compra por impulso é muito maior, já que o cliente aproveita outras atividades que o espaço oferece;
- Horário: os shoppings estão abertos todos os dias, inclusive nos feriados.
“Um dos grandes motivos da falência das redes de franquias é devido a má escolha do ponto comercial. Por isso, incentivamos o franqueado a visitar o local antes de fechar acordo. No caso de shopping é possível analisar o corredor que há o box disponível; fluxo de clientes; concorrentes, para somente após tomar a melhor decisão do espaço. Claro, que o resultado do empreendimento também depende muito da dedicação do franqueado. No caso da franquia IVS fazemos um estudo de local (geolocalização) para ajudar esse franqueado a encontrar o melhor ponto comercial”, ressalta Cozendey.
Investimento
O Instituto Visão Solidária nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações. Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física.
O negócio é ideal para espaços acima de 30 metros quadrados. Para loja de rua, o investimento inicial é de R$ 180 mil (já incluso a taxa de franquia, capital de giro e instalação da operação). O faturamento bruto médio mensal fica entre R$ 60 mil a R$ 150 mil, com 20% a 30% do lucro líquido, e retorno previsto do investimento entre 13 a 18 meses.
“A vantagem de abrir negócios enxutos é a possibilidade de um investimento menor, afinal quanto maior o espaço maior serão os gastos de instalação, além de impactar o valor do aluguel”, enfatiza o empresário.
A franquia Instituto Visão Solidária conta com um mix amplo e segmentado em armações receituários exclusivas e de marca própria, tanto masculinas quanto femininas, para adultos e crianças, óculos solares, além de todos os formatos de lentes no mercado, unifocais, bifocais, multifocais, tratamentos antirreflexo e fotossensíveis. Com uma média anual de 60 mil óculos vendidos, o carro-chefe da empresa são os óculos de grau que representam 80% das peças comercializadas. As armações são vendidas com valor único de R$ 49,99, enquanto que os óculos de sol são encontrados a partir de R$ 79,99.
Para empreender com uma loja em shopping, é necessário investimento inicial de R$ 250 mil para lojas de 40 metros quadrados.
“Não basta apenas escolher o local por ser uma área de maior fluxo de pessoas. No caso das óticas é necessário entender se ali está o seu público. Se quem passa por aquele local poderá se interessar pelo seu produto. Se a resposta for sim, você está no caminho certo! Daí a necessidade e importância de conhecer a área para abertura da loja. O local perfeito é aquele que pode ser bom para o franqueado e para o cliente. Falta de paciência para fazer essa análise pode resultar em escolhas erradas”, finaliza Tony Cozendey, diretor executivo da franquia Instituto Visão Solidária.
Sobre o Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível a partir de R$ 49,99. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações. Em 2022 o IVS migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física e investimento inicial a partir de R$ 180 mil, com prazo de retorno estimado entre 13 a 18 meses. www.institutovisaosolidaria.com.br
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