Na maioria das vezes, são negócios que exigem investimentos mais altos, e com conhecimento de gestão. Porém, com retorno do faturamento mensal que equivale uma SUV básica
Estudo divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, em 2021, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas (MEIs), ou seja, um crescimento de 19,8% comparado a 2020.
Ainda segundo a pesquisa, estas empresas representam 56,7% dos negócios em funcionamento no Brasil, com cerca de 43 milhões de empreendedores. Os jovens entre 18 a 24 anos representam 55% dos novos investidores. Já as mulheres, ocupam a parcela de 49% deste crescimento.
A pandemia impulsionou a entrada de muitos brasileiros em ter o próprio negócio. Com isso, o mercado de franquias confirmou ser um caminho interessante, já que há negócios para todos os tipos de bolsos e segmentos, desde aqueles com baixo investimento inicial que podem ser operados em casa, até modelos mais robustos e complexos, que exigem um investimento maior por requerer ponto físico, porém, também oferecem ganhos elevados.
O faturamento alto atrai a atenção por esses negócios mais rentáveis, como as franquias que faturam acima de R$ 90 mil por mês, valor equivalente ao preço de um SUV básico, por exemplo.
Especialistas afirmam que antes de fechar o negócio, o futuro franqueador deve analisar com bastante atenção se tem o perfil do segmento que busca empreender, e não se prender apenas no lucro que o negócio poderá render. Suporte e apoio para abrir a operação também deve ser levado em conta, principalmente no início da jornada, antes de fechar acordo com a franqueadora.
Veja seis opções de franquias que faturam mais de R$ 90 mil por mês:
FiChips Food
A FiChips Food é uma rede de franquias brasileira de fast-food de prato especializado na culinária do Reino Unido, que nasceu como o primeiro fast-food de filé de peixe empanado com batatas fritas do Brasil, e desde então vem ganhando o mercado local. A franquia, que se tornou a maior do país com a culinária inglesa, trabalha com cinco modelos de negócios: delivery para cidades até 50 mil habitantes, container, shopping, quiosque e loja de rua em formato de pub. Todos os modelos são habilitados para trabalhar delivery e possui um cardápio único, com opções para todas as horas do dia, incluindo menu elaborado para crianças. A rede soma 90 unidades comercializadas.
Investimento inicial: R$ 370 mil (modelo loja PUB) e de R$ 398 mil (loja de shopping)
Faturamento bruto médio mensal: R$ 105 mil (loja PUB) e de R$ 122 mil (loja shopping)
Lucro líquido médio mensal: 20% a 25%
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Getpower Solar
A Getpower Solar nasceu em Vitória (ES) e comercializa sistemas de painéis solares para geração de energia elétrica, na qual possibilita redução de até 95% na conta de luz e ainda é considerado uma fonte de energia limpa, com menos impacto ambiental. Em 2022 a marca migrou para o mercado de franchising com modelo de negócio home office. Atualmente são 21 unidades franqueadas espalhadas por oito estados e 2 operações próprias.
Investimento inicial: R$ 35 mil
Faturamento bruto mensal: R$ 267 mil
Lucro líquido médio mensal: R$ 27.500,00
Prazo de retorno: 6 meses
Instituto Visão Solidária
A empresa nasceu em 2015 e se tornou uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível a partir de R$ 49,99. A ideia central da marca é ser uma empresa que se diferencie das óticas tradicionais. São mais de dois mil modelos de armações. Em 2022 o Instituto Visão Solidária migrou para o mercado de franchising com modelo exclusivo de loja física. São 7 unidades próprias e 2 franqueadas.
Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
Faturamento bruto médio mensal: entre R$ 60 mil a R$ 150 mil
Lucro líquido médio mensal: 20% a 30%
Prazo de retorno: 13 a 18 meses
Santo Santo Santo
Criada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Santo Santo Santo possui um mix de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Em 2022 iniciou a expansão por meio do franchising com modelo de negócio loja física e já soma quatro unidades franqueadas e uma própria.
Investimento inicial: entre R$ 199 mil a R$ 245 mil
Faturamento bruto médio mensal: entre R$ 90 mil a R$ 110 mil
Lucro líquido médio mensal: R$ 24 mil a R$ 35 mil
Prazo de retorno: 13 a 18 meses
Solário Piscinas
Localizada em São José do Rio Preto (SP), a Solário Piscinas conta com a tradição de mais de 30 anos de mercado oferecendo um amplo leque de opções e sempre trazendo novidades em piscinas de fibra, spas, sistemas filtrantes e acessórios em geral. Em 2017 a marca entrou para o mercado de franchising e hoje está entre as cinco maiores fabricantes de piscinas do Brasil, além de somar três parques industriais em SP, BA e GO. A rede não solicita taxa de franquia e royalties, apenas investimento para instalação e capital de giro. São mais de 50 unidades pelo país.
Investimento inicial: R$ 107 mil
Faturamento bruto médio mensal: R$ 140 mil
Lucro líquido médio mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 18 meses
Via Certa Educação Profissional
A Via Certa Educação Profissional é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia Flex, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 40 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 50 unidades físicas espalhadas pelo Brasil.
Investimento inicial: a partir de R$ 101.450,00
Faturamento bruto médio mensal: a partir de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 300 mil
Lucro líquido médio mensal: 30% a 40% do faturamento
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
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