Essa estratégia para comunicação ajuda entender melhor sobre os pontos fortes e fracos do negócio e pode se tornar uma poderosa ferramenta para dirigir empresas rumo ao sucesso ou ao fracasso quando não bem aplicadas
Ferramenta de gestão muito utilizada como planejamento estratégico das empresas, a análise Swot ou também conhecida como análise Fofa, tem como principal objetivo a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas a problemas internos e externos de empresas em auxiliar na busca por soluções.
Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação – empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia – explica que esse tipo de análise não se restringe apenas às grandes empresas, mas ela também beneficia os pequenos e médios negócios.
“Independentemente do tamanho do negócio essa é uma estratégia fundamental e de suma importância para fazer uma leitura completa do negócio para um planejamento estratégico. Muitas das vezes os gestores não conseguem enxergar alguns pontos fortes e fracos, e isso fica mais em evidência dentro dessa análise específica. Além do mais, é algo que se bem aplicado diminui erros e foca em buscar acertos. E acredite, é muito mais simples tirar do papel do que pode parecer!”, analisa.
Não seja superficial
Ser crítico e rigoroso pode elevar sua empresa a um novo nível, por isso, não basta uma análise superficial ou ignorar cada um dos pontos. Conheça o significado de cada uma dessas características e como elas podem ser aplicadas dentro da empresa:
- S (Strengths) que na tradução significa força: nesse ponto é necessário analisar as forças da sua empresa e do seu negócio e como isso pode ser ressaltado dentro da comunicação. Dentro desse fator é possível destacar sobre os serviços prestados; se é algo inovador; experiência dos gestores no mercado; know-how; a experiência positiva dos clientes, etc.
- W (weaknesses), que significa fraquezas: essa é a parte que ninguém gosta de ouvir, mas que é necessário. Para isso é necessário visualizar sua empresa como alguém que a vê de fora. A partir disso desse ponto é possível criar estratégias para amenizar e principalmente solucionar esses problemas, transformando a fraqueza em força. Isso vai desde a qualidade dos produtos e serviços prestados; conhecimento do setor; localização; má reputação no mercado, etc.
- O (opportunities), que significa oportunidades: essa é a etapa onde é possível observar as oportunidades de mídia que sua empresa pode ter no mercado, ou seja, o que é possível influenciar positivamente o seu negócio. É ressaltar os pontos fortes da marca e transformá-los em assuntos que possam interessar os jornalistas a abordarem. Por exemplo, se seu negócio é algo voltado à sustentabilidade é possível mostrar como as empresas estão preocupadas em criar soluções que ajudarão no meio ambiente usando sua empresa como referência no assunto.
- T (threats), que significa ameaças: a pergunta que deve ser feita é o que pode ameaçar o meu negócio? Nesse ponto o que vai ser analisado são os fatores externos que podem prejudicar a empresa. Exemplo disso é a concorrência na área; serviços mais inovadores; situação econômica do país, enfim… tudo o que pode comprometer um investidor em optar pelo seu negócio.
“Fazer uma análise detalhada sobre qualquer tipo de negócio é fundamental para encontrar estratégias de comunicação mais assertivas. Aqui na Fatos&Ideias todos os clientes passam uma análise Swot a cada seis meses, e depois desse tempo voltamos a observar se dentro dos pontos citados o que está dando certo e o que não está, e ainda, o que a empresa deve melhorar. Essa análise oferece um “norte” tanto para o cliente como para a assessoria de imprensa a construir e alcançar da melhor forma uma comunicação que possa impactar o público-alvo da empresa”, finaliza a diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, Renata Brito.
Sobre a Fatos&Ideias Comunicação
A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – elaine@fatoseideias.com.br
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