Franquia Santo Santo Santo conta as estratégias que vem adotando para construir um relacionamento efetivo com os franqueados
O sucesso de um negócio depende de inúmeros fatores e no franchising alguns cuidados devem ser redobrados, já que é um formato de empresa que possui algumas regras particulares. Especialistas afirmam que o suporte ao franqueado, bem como o relacionamento entre franqueador e franqueado, merece uma certa dose de atenção maior para resultar no bom desenvolvimento da rede, para isso, é necessário que ambas as partes estejam bem alinhadas.
Ana Paula Ribeiro Cury, fundadora e sócia da franquia Santo Santo Santo, especializada em artigos religiosos para presentes e decorações, conta que o franchising exige parceria e colaboração. “A sinergia entre os dois lados só é alcançada com um bom relacionamento. Para isso ocorrer, as regras devem ser claras, especialmente a COF, que deverá ter uma comunicação adequada aos franqueados, além é claro, de honestidade e transparência entre as partes”, diz.
Suporte contínuo
A Santo Santo Santo, que está no mercado desde 2016, com expansão para o franchising este ano, sabe muito bem a importância de oferecer um suporte com qualidade. Tanto que a equipe de expansão, inclusive as gestoras do negócio, acompanham de perto a aprovação do ponto comercial, projeto arquitetônico e tudo que envolve a implantação do novo empreendimento.
“Fazemos checkpoints semanais para acompanhar todo o processo junto ao franqueado. Também acompanhamos a primeira compra de produtos para o estoque inicial; treinamento presencial de três dias na loja piloto e matriz. Já no período pré-inaugural o franqueado recebe a visita do profissional de visual merchandising para organização da mercadoria e também treinamento para o franqueado de como manter e organizar os produtos na loja. Além disso, a franqueadora dispõe uma equipe para acompanhar os primeiros três dias de inauguração, podendo dessa forma orientar os colaboradores em relação ao significado das peças, já que é importante você compreender bem aquilo que está vendendo”, revela a empresária.
Além do treinamento prático presencial, a Santo Santo Santo disponibiliza a plataforma EAD, logo após a assinatura do contrato, ou seja, esse empreendedor tem a possibilidade de conhecer e aplicar técnicas e estratégias em sua operação para garantir maior segurança na condução do novo negócio. Essa ferramenta acaba tendo um peso importante, pois até mesmo quem não tem experiência, ao assistir às aulas nesse curso, consegue compreender sobre gestão e vendas, e ainda recebe certificado de participação.
Equipe motivada
Quer ver seu negócio prosperar? Motive sua equipe! Colaboradores engajados e satisfeitos possibilitam alcançar resultados melhores. Ana Paula ressalta que além do checkpoint semanal com equipe de implantação, também realiza reuniões semanais com a equipe de marketing. No primeiro mês de implantação, a franquia realiza uma rotina matinal três vezes por semana, para acompanhar a evolução do planejamento. Essa estratégia ampara o franqueado, pois possibilita entender a sua maior dificuldade, e encontrar soluções para ela.
Outra estratégia adotada pela rede é o lançamento de novos produtos, que ocorrem mensalmente, inclusive peças sazonais, como o recém-chegado kit Brasil pensando para a Copa do Mundo.
Atendimento acolhedor
Há quem diga que o atendimento faz total diferença na hora de contratar um serviço ou comprar um produto. Por isso, a Santo Santo Santo prioriza por um atendimento acolhedor e preza isso em unidades franqueadas da marca.
Para alcançar essa fidelização com as clientes, adota um sistema de gestão que possibilita constar, além do cadastro do cliente, fazer também ações pontuais promocionais, como por exemplo, o aniversariante do mês. Os clientes cadastrados no banco de dados da empresa também recebem através de mensagens pelo celular novidades de peças que chegaram na loja e promoções, isso possibilita criar um relacionamento ainda mais próximo entre empresa e cliente.
Plataforma completa
Recentemente a rede investiu em uma plataforma para aprimorar o suporte e operação, tanto da franqueadora como dos franqueados. O sistema Sults acompanha todos os processos, além de manter o histórico com o franqueado.
“Ainda estamos no processo de implantação da ferramenta na rede, e a previsão é que até novembro chegue ao alcance do franqueado. Através desta mesma ferramenta ele terá um local exclusivo para fazer as compras das mercadorias, além desse processo ser um facilitador para acompanhamento da evolução das unidades”, diz Ana Paula.
A empresária salienta que a maior preocupação das gestoras sempre foi com um suporte de qualidade e eficaz. Daí a importância de um investimento em uma ferramenta que irá conciliar várias vertentes em um único sistema. “Quando um investidor procura por uma franquia ele está em busca de segurança. E cabe a nós franqueadores proporcionar isso a ele. O suporte e treinamento são essenciais para alcançar resultados positivos de qualquer franquia”, finaliza.
Sobre a Santo Santo Santo
Criada em 2016 em São José do Rio Preto (SP), a Santo Santo Santo possui um mix de artigos de religiosidade e positividade, com mais de mil itens em acessórios masculinos e femininos como pulseiras, chaveiros, adornos para carros, terços, itens de decoração, incensos litúrgicos, velas aromáticas, imagens de santos, adesivos, livros, entre outros produtos. Em 2022 iniciou a expansão por meio do franchising com modelo de negócio loja física que solicita investimento a partir de R$ 198.400, e prazo de retorno estimado entre 14 e 18 meses.
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