Best Gourmet Club já sente a recuperação do mercado através do aumento registrado na procura da franquia
O setor de food service sempre foi um forte meio para a economia nacional, além disso, acompanha a maioria das inovações trazidas pelo mercado ano após ano. Porém, com o início da pandemia, o serviço foi bem prejudicado. Por contar apenas com o delivery, o resultado acabou sendo uma crise financeira em vários bares e restaurantes que não contavam com essa modalidade.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o food service foi responsável por 33,1% das vendas da indústria de alimentos no mercado interno nos últimos 10 anos. Porém, por conta das restrições impostas para conter a Covid-19, em 2020 obteve uma queda de 24,3% nas vendas. Antes da pandemia, de acordo com a ABIA, o serviço crescia em média 10% por ano.
Em 2021 esse número foi um pouco maior em relação ao de 2020. Segundo a Associação, o setor de food service fechou o ano passado com 27% da participação nas vendas totais da indústria de alimentos, isso é equivalente a R$ 173,3 bilhões. Os números mostram um pequeno crescimento de 3,1% em relação ao ano de 2020.
Um estudo feito em conjunto pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), da consultoria Galunion e do Instituto Foodservice Brasil (IFB), revelou que 63% dos bares e restaurantes ainda não retomaram ao patamar de vendas que estavam antes da pandemia. Para 48% dos entrevistados, a expectativa é que retomem ao elevado número de vendas nos próximos três anos.
Felipe Meciano, sócio e fundador da franquia Best Gourmet Club, aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes de várias cidades brasileiras, conta que a expectativa para este ano são as melhores. “Neste início de ano já registramos um aumento na procura por novas franquias. Isso nos mostra que as pessoas estão querendo investir no setor de food servisse, salienta.”
Recuperação do food service em 2022
Conforme os dados da ABIA a expectativa é de recuperação total para este ano. O levantamento diz que a perspectiva é de alta nas vendas sendo em torno de 15% a 20%, elevando para mais de 28% em 2022, esses números equivalem a R$ 166,9 bilhões. Para a Associação a retomada na alta das vendas é por conta do controle da economia e o avanço da vacinação.
Para Meciano, a recuperação do food service será completa neste ano. “Nós acreditamos que a recuperação do setor será total, pois, apesar de estarmos no começo do ano já conseguimos sentir no nosso projeto de expansão esse crescimento. Os candidatos estão extremamente confiantes e a procura está aumentando gradativamente”.
Quando falamos sobre o crescimento em nível mundial a expectativa de aumento é ainda maior. Um estudo feito pela Research and Markets aponta que o esperado para este ano é atingir em torno de U$ 250,4 bilhões no ramo.
Novo estilo de vida do consumidor
Em um relatório divulgado no ano passado pela National Restaurant Association, revela dados sobre o novo estilo de vida do consumidor. Cerca de 53% dos adultos entrevistados afirmaram que atualmente é fundamental comprar comida para a viagem ou por delivery, por questões de prevenção. Além disso, 68% declararam que estão mais propensos a comprar alimentos para receber em casa ou no trabalho.
Para atrair o público que ainda insiste em comer apenas em casa, o sócio e fundador da Best Gourmet afirma que o aplicativo disponibiliza alguns benefícios para tirar essas pessoas de casa. “Nosso principal atrativo é disponibilizar descontos agressivos. Um deles é 100% de desconto no segundo prato, ou seja, compre um prato e ganhe outro. Esse tipo de desconto tem funcionado muito bem e como trabalhamos com um app, temos os dados que comprovam que mesmo um desconto agressivo o restaurante parceiro ainda tem um lucro bom, explica.”
Quando falamos em nível nacional, esse novo estilo de vida do consumidor também foi alterado. A Galunion/Instituto Qualibest entrevistou 1.102 pessoas e 35% delas disseram que consideram a higiene e segurança como os principais critérios para escolher um restaurante. Além disso, 22% buscam por uma alimentação gostosa e 16% querem apenas pagar um preço justo na comida. Ainda de acordo com a entrevista, 82% passaram a buscar espaços que sejam abertos e ventilados; 13% responderam que não se importam muito com o tipo de espaço e apenas 5% preferem praças de alimentação em shoppings ou centro comerciais.
Felipe afirma que o Best Gourmet Club possui restaurantes parceiros que trabalham com excelência e oferecem a experiência completa. “Nossos parceiros disponibilizam locais que oferecem segurança e seguem à risca todos os protocolos sanitários para prevenir a contaminação de Covid-19.”
Também é importante ressaltar que cada vez mais é importante ter um estabelecimento tecnológico, com inteligência artificial e outros que estão chegando ainda mais fortes para o mercado de alimentação e do franchising. Já é realidade em muitas redes o sistema de autoatendimento, além de facilitar as compras dos clientes, ele também diminui o tamanho das filas, evitando o descontentamento dos consumidores.
Felipe completa dizendo que para os bares e restaurantes atrair o público para fora de casa é necessário oferecer um excelente atendimento além de novas experiências para o cliente. “Isso faz toda diferença, surpreender para o bem é sempre muito bem-vindo, reforça.”
Inovações para tirar os clientes de casa
Um ponto importante para se explorar são os cupons promocionais. É um gatilho muito usado e importante para o food service, pois com eles é possível atrair os clientes através dos descontos e ofertas. Ao oferecer essa vantagem, as vendas podem aumentar consideravelmente, pelo fato de estar deixando o seu produto mais acessível.
De acordo com Felipe Meciano, o Best Gourmet Club oferece um dos principais atrativos para o consumidor atualmente, os famosos e queridos cupons de desconto. “A principal vantagem é a compensação financeira, pois te oferece uma excelente oportunidade de arriscar novas experiências gastronômicas. Atualmente o objetivo principal do app é de atrair o público para frequentar restaurantes e bares presencialmente, sendo uma ótima solução.”
Além disso, a utilização do QR Code está muito forte e em 2022 será cada vez mais comum encontrar o sistema nas redes de restaurantes. Por conta das medidas preventivas e protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 muitos restaurantes deixaram de oferecer o seu cardápio físico para evitar riscos de contaminação, com isso, o cardápio físico foi substituído pelo digital com acesso através do QR Code.
Também é possível fazer pagamentos através do código, seja com cartão de crédito, débito, carteiras digitais e Pix. Com o QR Code é possível reduzir os custos, melhorar a experiência do cliente e aumentar o volume de feedbacks recebidos.
Sobre o Best Gourmet Club
O Best Gourmet Club é um aplicativo de assinatura que dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades. O negócio foi criado em 2015 pelos empresários Oliver Dias e Felipe Meciano e chegou ao mercado como um bloco de voucher de descontos voltado à boa gastronomia após experiência vivida por ambos na Europa. Com a evolução do negócio, em 2018 foi lançada a versão tecnológica, o APP Best Gourmet Club. Em 2020 a marca se lançou como franquia com uma operação 100% digital e investimento a partir de R$ 26.800,00. Com baixos custos operacionais, já que não requer aluguel, equipe ou estoque, o negócio possui uma lucratividade escalável que possibilita a previsibilidade de faturamento já que trabalha com assinatura recorrente de clientes. Até hoje já são contabilizados mais de 900 restaurantes parceiros, mais de 30 mil assinaturas, e gerados R$ 1,5 milhão em economia para os clientes, e para os restaurantes parceiros um faturamento médio 3x maior.
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