A rede de açaí, que nasceu em solo mineiro em 2011, tem o comando do casal Teddy Véras e Aline do Vale; Em 2021 ela cresceu 300% em unidades e espera faturar cerca de R$ 30 milhões para este ano
Conhecido como “ouro roxo”, o açaí é a pedida certa para dias quentes ou para uma refeição nutritiva e energética. Com um sabor marcante e diversas combinações, a delícia é fonte de vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais.
O segmento de alimentação sempre foi um dos mais atrativos no franchising, isso devido ao alto potencial de lucratividade. Segundo Pesquisa de Desempenho do Franchising realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no terceiro trimestre de 2021, o faturamento do segmento ultrapassou R$ 8,605 milhões, mesmo em época de pandemia.
Nesse cenário, as redes que possuem como carro-chefe o açaí conquistaram o mercado por se destacarem como um produto saudável de alto valor nutritivo, indo de encontro com o comportamento do consumidor preocupado com a saúde e a alimentação saudável.
Oportunidades de geração de renda a partir do açaí não faltam. É o caso da Cream Berry, que nasceu em Varginha, sul de Minas Gerais, em 2011, tendo à frente o casal de empresários Teddy Veras, de 34 anos e Aline do Vale, de 30. Vendedores de planos de telefonia celular até então, viram no açaí, que já era famoso na época, uma oportunidade de conquistar independência financeira.
“Sem experiência alguma no ramo de alimentação, fomos incentivados por um empresário que tinha uma fábrica de processamento de açaí a abrir o negócio. Fizemos um empréstimo e investimos R$ 20 mil no início. Desde o começo a intenção era transformar o negócio em franquia, mas para isso queríamos nos tornar diferenciados no mercado, então colocamos como prioridade na nossa marca ter instalações e produtos de qualidade e um atendimento diferenciado para atrair, inicialmente, o consumidor varginhense. O desafio deu certo! Em 2016, com ajuda do Sebrae, iniciamos o processo de formatação de franquias. Começamos por Minas o plano de expansão e logo mais Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro passaram a contar com novas operações”, relembra Teddy, diretor executivo da Cream Berry.
Parceria com holding
Em janeiro do ano passado, a holding de franquias Encontre Sua Franquia (detentora das marcas Encontre Sua Viagem, Suav Beleza e Estética, Acquazero Eco Wash, Quisto Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria, Mardelle Moda Íntima, Zaplus Car e Only Mule), por meio do empresário Henrique Mol, fechou parceria com a rede de açaí para potencializar a expansão da marca no mercado nacional.
Após isso, a franquia que era conhecida como Akasa do Açaí passou por adaptações, incluindo mudança do nome para Cream Berry. Desde então, a rede passou por reestruturação do negócio, e vem ganhando espaço no mercado, com uma estrutura maior para seus franqueados, aumentando ainda as chances de sucesso e crescimento da franquia.
Receita própria
O diferencial da rede está no sabor. Com uma receita própria, o açaí da Cream Berry possui maior concentração da fruta, isso faz com que ele se torne mais cremoso, sem cristais de gelo, e ainda possibilita trabalhar o serviço de delivery, pois o açaí não derrete em menos de 1 hora.
No início do negócio a marca trabalhava com fabricação própria, porém com a expansão para cidades mais distantes da franqueadora, Teddy visualizou a necessidade de terceirizar o serviço com uma fábrica em Varginha, o que tem possibilitado expandir para todo o Brasil e também permitirá futuramente para o exterior. “Através desta terceirização conseguimos a padronização do produto, independente da unidade de instalação, melhor qualidade e capacidade de crescimento maior em número de unidades”, explica o empresário.
No cardápio, além do açaí tradicional, a Cream Berry também oferece o açaí zero açúcar, com morango, banana, e para aumentar o mix de produtos há também creme de maracujá, manga, cupuaçu, pitaya, tapioca com coco, iogurte grego, com um cardápio variado com mais de 70 possibilidades. Os clientes podem aproveitar copos já montados ou escolher os acompanhamentos de forma personalizada. Há ainda barcas e taças que tem o açaí como base, saladas de frutas e cones de trufas. Preocupada com o meio ambiente, a rede também adota em seu uso diário potes biodegradáveis.
Modelo de negócio
A Cream Berry trabalha com dois modelos de negócios: o convencional e o express. Ambos têm o mesmo espaço de loja, de 30 a 60 metros quadrados, com equipamentos, mobília e projeto arquitetônico padronizado. Porém, o modelo express conta com o diferencial do self-service, em que o próprio consumidor monta o seu açaí.
O modelo Convencional de loja é o mais barato entre eles, que solicita investimento inicial de R$ 90 mil (incluindo a taxa de franquia, o capital de giro e o estoque inicial). Nesse formato o faturamento bruto mensal tende a chegar a R$ 50 mil, com retorno previsto do investimento entre 18 a 24 meses. Já o lucro do negócio é de 25%, com até três funcionários.
No modelo de franquia Express necessita de uma estrutura capaz de comportar os equipamentos para o atendimento self-service, por isso o investimento inicial é de R$ 110 mil, também incluso a taxa de franquia, capital de giro e as taxas para instalação do empreendimento. Nesse modelo o faturamento pode chegar a R$ 60 mil por mês, com lucro líquido de 30%, e prazo de retorno do investimento entre 18 a 24 meses.
Expansão do negócio
Cidades acima de 20 mil habitantes já se tornam potenciais mercados para receber uma operação. Isso se deve a formatos diferentes de modalidades de franquia, adequando a realidade do mercado, como também ao grande consumo, principalmente pelo açaí, que a cada ano vem aumentando como alternativa de alimento saudável e nutriente.
“Tivemos um aumento considerável nas vendas de açaí em 2021. Todas as lojas passaram a trabalhar com o sistema delivery (incluindo iFood e aplicativos regionais), o que permitiu atender maior número de pessoas que não saiam de casa. A franquia saltou de 15 unidades para 60, somente no período de um ano”, diz orgulhoso Véras.
Atualmente, a Cream Berry conta com 20 unidades ativas, sendo 3 próprias em Poços de Caldas (MG), além dos estados do Rio de Janeiro; São Paulo; Bahia; Paraná, e Minas Gerais – berço da marca. E mais 40 previstas para serem inauguradas ainda neste primeiro semestre em Brasília, Goiás, e também nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
Véras revela que nesse momento o foco para expansão dos negócios vem sendo a região sudeste e centro-oeste. A meta é alcançar 150 unidades este ano, e faturar cerca de R$ 30 milhões.
Internacionalização
Com vários estudos já aplicados em visitas de campo, o projeto de internacionalização da marca deverá ser tirado do papel ainda este ano e chegar em países como Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Peru.
“Nos estudos de expansão internacional, para chegarmos aos países interessantes estrategicamente, tomamos como base alguns cuidados como, visita in loco para análise de mercado; entendimento e desenvolvimento do mercado no produto açaí; verificamos como outras marcas do mesmo segmento estão se desenvolvendo localmente, e desafios enfrentados, minimizando risco com a experiência de outras franqueadoras, e por fim, analisamos o potencial de desenvolvimento em número de unidades”, acrescenta o executivo.
Perfil do franqueado
Para empreender nesse segmento é necessário ser comunicativo; com facilidade para lidar com pessoas na hora de gerir a equipe; afinidade com o mercado de alimentação, e disposição para trabalhar seguindo os padrões da franqueadora.
Já o papel do franqueado será trabalhar toda parte administrativa do negócio, se dedicar à gerência da unidade; criar estratégias para prospecção de clientes, e coordenar a equipe de trabalho, sempre buscando formas de melhorar e otimizar o trabalho de todos.
Suporte da franqueadora
Uma das grandes vantagens de investir no franchising é que o investidor contará com o suporte da franqueadora no dia a dia. O que o deixa atuar de forma mais segura e com ajuda de profissionais preparados.
Para escolha do ponto, que deve ser de fácil acesso ao público-alvo, a equipe de suporte da Cream Berry utiliza o trabalho de geomarketing. Antes de iniciar o atendimento, a franqueadora também oferece treinamento completo com conteúdos específicos da gestão, operação, vendas, financeiro, etc.
“Entre as vantagens é que a franqueadora mantém uma equipe de relacionamento para ajudar os franqueados sempre que for preciso, através de canais de comunicação diretos, além do auxílio e respaldo de uma equipe preparada para lidar com questões de marketing, jurídico, gestão de qualidade e muito mais”, finaliza o diretor.
Sobre a Cream Berry
A Cream Berry entrou para o franchising em 2016 com a proposta de oferecer um produto diferenciado aliando um ambiente moderno e atendimento de excelência. A rede oferece açaí com receita exclusiva, consistente e cremoso, sem cristais de gelo, e mais 70 combinações de sabores. Com dois modelos de negócio, Express e Convencional, o investimento inicial é a partir de R$ 90 mil e prazo de retorno entre 18 a 24 meses. Em 2021 a rede passou a integrar o Grupo Encontre Sua Franquia que soma mais de 1000 unidades espalhadas no Brasil e exterior. www.creamberry.com.br
Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Elaine Rodrigues – elaine@fatoseideias.com.br
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