Seja para uso próprio ou locação, conceito de higienização e estética automotiva também potencializa esse mercado para quem sonha em empreender no segmento
Com a flexibilização dos serviços, a rotina de festividades e viagens em família voltando gradualmente, as aglomerações também voltaram, com isso, o cuidado com a higienização de veículos, seja para uso próprio ou locação, ainda deve ser seguido devido a pandemia de Covid-19.
Segundo dados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), no primeiro semestre de 2022 43% de viagens foram agendadas com previsão de aumento de 15% no semestre seguinte. Números que mostram a volta da movimentação do turismo no Brasil, mas de acordo com o boletim mensal da Braztoa 88% das operadoras de viagens receberam algum tipo de pedido de informação sobre a nova variante.
“Não podemos esquecer de continuar com as medidas de proteção contra o vírus antes de cair na estrada. Ter um planejamento e saber as condições do meio locomoção são fatores primordiais para seguir nessa retomada de festividades. A higienização dos veículos, sejam eles particulares ou não, é necessária para garantir a segurança e uma viagem tranquila”, explica Henrique Mol, diretor executivo da rede de franquias Acquazero Eco Wash, especializada em estética automotiva e limpeza ecológica.
Agregando serviços e possibilidades
Em 2020, a rede integrou aos serviços oferecidos limpeza de embarcações e aeronaves, semelhantes aos serviços prestados em veículos e seguindo o conceito da marca de utilizar produtos ecologicamente corretos, o intuito é manter limpo, livre de agentes contaminantes e prevenção de danos por corrosão.
Todo processo de limpeza ecológica é utilizando apenas 300 ml de água e uma cera de carnaúba, após a mistura dos dois produtos, é aplicado na superfície a ser limpa e amolece a sujeira, facilitando a remoção sem o perigo de arranhar ou riscar a pintura. Com essa técnica, o veículo fica limpo e protegido contra males do tempo.
Os serviços oferecidos incluem enceramento profissional, cristalização de vidros, limpeza técnica de motor, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, higienização interna, limpeza e hidratação de couro, revitalização de plásticos, cristalização de pintura, vitrificação de pintura, oxi-sanitização, polimento de pintura, descontaminação de pintura, remoção de chuva ácida.
Ousadia que deu certo
O franqueado Felipe Linhares Proença Orlandi, de 34 anos, que atua em Vitória, no Espírito Santo, foi o primeiro a atuar nesse segmento dentro da rede.
Com sonho de ser dono do próprio negócio, Felipe deixou de ser funcionário público e apostou no segmento de franquias, no qual atua desde 2017. Em busca de novas oportunidades, o franqueado viu na rede Acquazero a chance de empreender no setor de limpeza automotiva, pois por usar o serviço sentiu necessidade de um atendimento de qualidade.
A proposta de conceito ecologicamente correto da rede e a união de alguns fatores, como por exemplo, oportunidade de atuar com o modelo de negócio delivery, o treinamento e suporte conquistaram de vez Felipe. “Com a agitação do dia a dia, um serviço como esse ajuda a otimizar tempo e proporciona maior comodidade aos clientes”, completa o franqueado.
Sem experiência na área de limpeza de aeronaves, inicialmente o empreendedor fez uma proposta para o agrupamento militar, núcleo de aviação da sua região, em Vitória, capital do estado de Espírito Santo, para testar e aprimorar os serviços em aeronaves. No agrupamento, Felipe teve contato com alguns mecânicos que mexiam com aeronaves no qual aprendeu os conceitos básicos de mecânica aeronáutica, dando então segurança que precisava para seguir com o serviço. Os próprios pilotos que conheceu durante o processo fazia as indicações do serviço fazendo com que aumentasse sua demando.
Segundo Felipe, se empenhar e buscar prática no serviço oferecido faz parte do importante processo de empreender, principalmente para quem está iniciando no segmento. “É um serviço que demanda muito cuidado, pois certas partes da aeronave como o painel por exemplo, são bem sensíveis, então esse cuidado deve ser redobrado para não comprometer nada e seguir com o padrão de qualidade da rede”, orienta Felipe.
Felipe também presta os mesmos serviços de limpeza ecológica em embarcações no estado onde mora, mas sua especialidade é em aeronaves onde atua há quase 3 anos, que aos poucos foi se expandindo e hoje atende regiões como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais entre outras em todo o Brasil. Um crescimento que é fruto da ousadia de apostar em um sonho de empreender e suprir as necessidades de ter um serviço de qualidade de acordo com que cada cliente precisa.
“Não existe uma tabela de preços para esse tipo de serviço, varia conforme o que o cliente quer e com o tipo de contrato. Uma lavagem de banco de uma aeronave como um helicóptero, por exemplo, custa em média R$400 com um ticket médio por volta de R$10 mil, tendo em vista um público com poder aquisitivo maior”, relata o franqueado.
Sobre a Acquazero
A Acquazero é uma rede mineira especializada em limpeza ecológica automotiva e faz parte da holding Encontre Sua Franquia. No mercado há mais de 10 anos, é a maior rede do segmento e oferece cerca de 15 tipos de serviços automotivos, e no segundo semestre de 2020 agregou novos serviços para atendimento home care, embarcações e aeronaves. Ela também é a primeira franquia do segmento automotivo a oferecer aplicativo aos franqueados e consumidores no mercado brasileiro. Com mais de 750 operações, a Acquazero oferece quatro modelos de negócio com investimento a partir de R$23.600,00 (home office). www.acquazero.com
Informações para a imprensa
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17)9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora