Locais com alto fluxo de pessoas e que fogem do tradicional shopping e loja de rua chamam atenção pela rotatividade
A escolha do ponto representa cerca de 50% do sucesso de uma unidade franqueada, por isso redes de franquias investem internamente em equipe e estrutura para a busca do ponto ideal para cada tipo de negócio e região.
Há um tempo atrás, só se via redes de franquias instaladas em shoppings e em ruas de grande fluxo de pedestres, porém com a alta demanda de marcas no mercado dos mais diversos segmentos, a escolha do lugar ideal deixou de priorizar esses locais para buscar espaços pouco explorados mas que também pudessem proporcionar uma boa rentabilidade.
Assim, lugares inusitados passaram a abrigar novas marcas e foram ganhando espaço. Centros empresariais, universidades, estacionamentos, supermercados, postos de gasolina, hospitais, clubes, condomínios, arenas esportivas, terminais rodoviários, aeroportos, estações de metrô e store in store passaram a ficar na mira das redes.
Vantagens
Além de possuírem custos operacionais mais baixos do que os shopping centers, esses lugares ainda possuem um excelente fluxo de pessoas, o que facilita, e muito, a divulgação do negócio. Outro ponto importante é a segurança.
Sucesso em ponto alternativo
A rede de franquias de educação profissional, Via Certa, possui uma unidade própria dentro de um supermercado em Birigui, interior do Estado de São Paulo, e é considerado um dos melhores cases da rede que possui mais de 30 unidades no Brasil, a maioria em lojas de rua.
“O supermercado possui uma grande movimentação de pessoas, geralmente residentes no bairro, que veem a facilidade de estudar próximo a sua residência, o que minimiza gastos com transportes e preocupação com os filhos, geralmente crianças e adolescentes, a irem para o centro estudar. A divulgação e a captação de alunos dentro do supermercado também é facilitada com abordagens aos clientes pessoalmente e outras formas como redes sociais, telemarketing, entre outros, explica Jilo Shimada, diretor de expansão da Via Certa.
Para montar uma unidade da Via Certa em locais não convencionais, é necessário apenas uma sala com área aproximada de 60 m², suficiente para abrigar um laboratório, uma sala multidisciplinar, secretaria, administração e comercial. “Nossa unidade no Supermercado Bandeirantes começou com a medida mínima e hoje possui mais de 300m² na parte superior e tem cerca de 700 alunos ativos”, explica Shimada.
Investir em uma unidade com esse perfil tem um investimento inicial de aproximadamente R$ 99.900. A franqueadora classifica como “microfranquia”, pois tem seu território limitado ao bairro onde está localizado o supermercado ou galeria.
Interiorização
Além da possibilidade de investir em pontos alternativos, a rede também tem observado uma alta demanda para as cidades de interior que possibilitam um menor custo operacional por conta do valor do aluguel.
“Cidades acima de 20 mil habitantes têm alto potencial para a instalação de uma unidade da Via Certa. Os cursos profissionalizantes nessas cidades têm uma procura elevada e o desempenho do franqueado costuma ser excelente”, salienta o diretor de expansão.
A rede possui uma equipe que auxilia o franqueado na busca do ponto ideal por meio de pesquisas na região, mapeamento de público-alvo e análise de custos.
Cursos Híbridos
A Via Certa Educação Profissional já se adequou ao novo cenário da pandemia do Covid-19 e desde o início da quarentena disponibiliza aos seus alunos o acesso à aulas remotas onde é possível acessar o mesmo conteúdo que teria em sala de aula em casa. A rede utiliza plataformas digitais que facilitam o acesso a materiais, permite uma interatividades escola x aluno.
São cerca de 30 cursos de qualificação profissional nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática, línguas, saúde, estética, entre muitos outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$ 99,90.
Sobre a Via Certa
A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia híbrida, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$135.702. https://viacertacursos.com.br/
Informações para imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
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