Após um período de reestruturação, franquia de educação profissionalizante sente que está na hora de crescer
Muito utilizado pelas franquias na busca por expansão, o sistema de FDA (Franqueado Desenvolvedor de Área) ou, popularmente conhecido como, máster-franqueado, permite com que um franqueado se torne diferenciado no sistema e tenha a permissão para transmitir o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma franquia.
O FDA tem o direito de sub-franquear as unidades de negócio, atuando como substituto da franqueadora. Tamanha responsabilidade, gera rendimentos maiores à ele e o investimento no negócio é proporcional.
A Via Certa, franquia especializada em educação profissional, com o objetivo de crescer nacionalmente resolveu aderir à medida como estratégia. Para tal, é necessário investir entre R$130.573,00 e R$290.000,00. A variação ocorre conforme o potencial de cada território. O retorno previsto é de 24 meses e o faturamento é de 40% dos royalties gerados no território, mais 30% da taxa de franquia obtido na venda das unidades. O FDA não é obrigado a ter uma unidade própria, porém a marca recomenda para que ele tenha até mesmo como modelo para mostrar aos interessados e também para vivenciar o dia a dia de uma operação e assim, entender melhor as necessidades dos franqueados.
“A escolha do sistema de FDA foi definida como estratégia de expansão da rede, devido a velocidade com a qual nós desejamos chegar a todos os estados. Até o final de 2020, pretendemos atingir 100 unidades no Brasil e nos programamos bem para isso. O ano passado e este, foi um período de estruturar a casa. Trouxemos novas tecnologias, implantamos a UNIVC, o CRM e também a JOB FLIX, melhoramos o sistema de respaldo ao franqueado e inserimos novos cursos. Agora estamos prontos para crescer”, explica Jilo Shimada, diretor de expansão da marca.
O empresário aborda que a internet facilita e aproxima as pessoas, mas esse contato humano ainda é essencial para os negócios. E exalta que não há nada como um atendimento e um problema resolvido diretamente com “olho no olho”.
Sociedade nos ganhos
A rede que está no franchising desde 2014 e conta com mais de 30 unidades, terá o FDA como um sócio da franqueadora. Isso porque ele receberá uma porcentagem dos royalties e da taxa de franquia. “Mas ele também terá deveres e obrigações, sendo que sua primeira função será a venda de franquias. Após essa venda, ele deve dar o suporte de implantação e operação presencial ao novo franqueado, sempre com a supervisão da franqueadora”, uma vez que o suporte à distância, utilizando a tecnologia, tais como a UNIVC (Universidade Corporativa Via Certa) será da franqueadora, comenta o diretor.
Sobre o perfil do máster franqueado ideal, Jilo é bem específico: “Procuramos pessoas que tenham conhecimento de vendas, proativos, comunicativos, disponibilidade de tempo para viagens e treinamentos e que se engajem com a empresa, para termos um crescimento sadio e sustentável”, finaliza.
Expansão
A aposta da marca para a expansão a princípio está concentrada no sudeste. Por ter nascido em Birigui, interior de SP, a maioria das unidades estão localizadas ao redor da região de SP. O objetivo é ampliar a presença pelo Brasil. Assim, apesar de estar de olho em cidades do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o desejo é atingir todos os estados brasileiros. Situação que reforça ainda mais a necessidade de FDA’s.
Modelo de ensino
A Via Certa possui hoje mais de 30 cursos nas áreas mais buscadas pelos brasileiros, como: administração, marketing, indústria e energia, informática e tecnologia , línguas, saúde, estética, entre muitos outros. A duração do curso varia de seis meses a dois anos, e o custo mensal é bem acessível: a partir de R$119,90.
A metodologia é diferenciada e conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área.
Sobre a Via Certa
A Via Certa é uma rede de franquias com atuação no mercado de cursos profissionalizantes criada em 2012, em Birigui (SP). Com uma metodologia híbrida, promovendo aulas individualizadas e vivenciais, a marca possui uma grade com mais de 30 cursos de diversos segmentos voltados para estudantes e adultos com idade ilimitada. Atualmente são mais de 30 unidades espalhadas pelo Brasil, cujo investimento inicial do modelo de negócio é a partir de R$130.573,00. https://viacertacursos.com.br/
Informações para imprensa:
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Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
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