UseOdonto, rede de franquias do setor, trabalha para reverter esse quadro e garante serviço de qualidade para população de baixa renda
O Brasil ocupa uma posição de destaque no mercado odontológico mundial: temos a maior concentração de dentistas do mundo, segundo levantamento realizado pelo IBGE. Ao todo são 547.566 profissionais ativos, envolvendo todas as especialidades, espalhados pelo país sendo que cerca de 70% desses dentistas estão nas regiões sul e sudeste.
Mas esses números não refletem a realidade do cuidado com a saúde bucal dos brasileiros. É que a grande maioria desses serviços, cerca de 80%, é prestada por profissionais privados. Além disso, o mercado é altamente saturado nas regiões metropolitanas, o que causa um déficit na oferta de tratamento para populações mais carentes e que vivem afastadas dos grandes centros urbanos.
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia indicou que 46% dos brasileiros consideram difícil o acesso ao dentista, outros 20% disseram que não costumam ir ao consultório – dentre os principais motivos está a falta de condições financeiras, principalmente entre as classes mais baixas da população.
Com o intuito de mudar essa realidade a UseOdonto, rede de franquias do setor odontológico, surgiu no mercado com uma proposta humanizada e acessível em sua prestação de serviços. Daniel Spezamiglio, cirurgião dentista e idealizador da marca, viu essa lacuna e apostou no franchising para se destacar frente a um mercado concorrido: “Nossa missão é oferecer um serviço de excelência com preço justo, respeitando o profissional dentista e, principalmente, o paciente”, afirma. A marca oferece todas as especialidades odontológicas, desde o tratamento infantil até a odontogeriatria.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 230 faculdades de odontologia, a maioria (71%) são instituições privadas. Todo ano cerca de 15 mil profissionais são incorporados no mercado de trabalho, mas nem todos estão completamente aptos para isso. “Uma das grandes falhas da graduação em odontologia é não preparar o estudante para o próprio negócio. O consultório odontológico é uma empresa como outra qualquer e muitos recém-formados não estão atentos a isso”, explica Spezamiglio. “É por isso que a UseOdonto oferece todos os aportes necessários para o recém-formado lidar com isso da maneira correta, administrando sozinho (se necessário) o próprio consultório e suas finanças”, salienta.
Trabalhar para ajudar
O grande foco da UseOdonto é oferecer seu serviço para classes economicamente mais baixas que, por sua condição financeira, dentre outros motivos, deixam tratamentos odontológicos de escanteio.
Em parceria com a ONG Dentistas da Turma do Bem, a marca tem o compromisso de atender, pelo menos, uma criança por mês em todas as suas unidades franqueadas – para isso, a renda do paciente precisa ser comprovada pela família e é necessário que o (a) paciente esteja regularmente matriculado na escola para receber o tratamento.
Com 16 mil voluntários, a ONG atendeu quase 70 mil pessoas em 2016. “Não queremos apenas reparar danos odontológicos, fazer profilaxias (limpezas), etc. A UseOdonto trabalha, principalmente, com a prevenção. É a nossa oportunidade de educar as crianças sobre como cuidar da saúde bucal”, diz Spezamiglio.
Contribuindo para deixar o serviço mais acessível, a marca possui parceria com a Konig Card, rede do segmento de máquinas de pagamento, que oferece cashback em todos os serviços ao utilizar o cartão da rede nas clínicas UseOdonto. “Ao utilizar o cartão, o beneficiário, individual ou familiar, possui descontos de até 30% nos atendimentos clínicos, e também pode utilizar o cashback em supermercados, farmácias, postos de gasolina e em qualquer lugar onde o Grupo Konig possua parceria”, explica o idealizador, “Com esses benefícios esperamos mudar e facilitar, nem que for um pouquinho, o acesso a tratamentos odontológicos de qualidade”, finaliza.
Sobre a UseOdonto Franchising
Criada em 2018, em São José do Rio Preto (SP), a UseOdonto é uma rede de franquias especializada em serviços odontológicos. Movida pelas premissas: atendimento humanizado e conduta ética de excelência, a marca surgiu no mercado visando a carência do segmento ao público C, D e E. Idealizada pelo diretor de operações e expansão, Daniel Spezamiglio, que também carrega o título de cirurgião-dentista, a franquia conta com três modelos de negócios: Solo, Trio e Top, com investimento inicial de R$45 mil, R$60 mil e R$150 mil, respectivamente.
Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Gabriela Ravazzi – redacao@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora