Marca pretende abrir novas franquias em, pelo menos, 50 municípios paulistas em menos de um ano
Ir ao dentista, para muitas pessoas, além de ser um pesadelo, é também um desafio. A cadeira desconfortável, a luz forte demais e o barulho estrondoso dos equipamentos é capaz de afugentar qualquer um. Foi pensando nisso que a UseOdonto surgiu no mercado odontológico: para colocar fim nessa enorme restrição que é ir ao dentista. Pensando no conforto e bem-estar do paciente, a marca presta serviços humanizados e de qualidade.
Novata no mercado de franchising, a rede conta, atualmente, com três franquias – São José do Rio Preto (SP), Bady Bassitt (SP) e Uberlândia (MG) –, todas em franco crescimento. “Estamos em negociação para a implantação em outras seis cidades. A expectativa é que atinjamos o pico de atendimento nas unidades antes do planejado, visto a retomada de crescimento e uma leve volta do consumo, ainda mais na área da saúde”, explica Daniel Spezamiglio, idealizador da marca.
Os serviços oferecidos abrangem todas as especialidades odontológicas – odontopediatria, ortodontia, periodontia, endodontia, cirurgias, próteses, implantes, odontogeriatria e estética.
Segmento de sucesso
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o segmento é o que mais se destaca na indústria brasileira de saúde – só nos últimos anos faturou mais de R$ 38 bilhões. No mercado de franquias não é diferente: 59 redes e 2412 unidades compõem o cenário odontológico no franchising, registrando faturamento de R$ 1,414 bilhões (os dados são da Associação Brasileira de Franchising, ABF).
Percebendo o potencial da odontologia no mercado de franquias, a UseOdonto pretende iniciar seu processo de expansão, num primeiro momento, na região Sudeste. Não à toa, a região é a que mais cresce economicamente no Brasil e concentra 55,4% do PIB nacional, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
“Estamos focados na expansão nacional, mais especificamente no Estado de São Paulo. Como temos parceria com o Sindicato dos Comerciários esperamos entrar nos próximos seis a dez meses em, pelo menos, metade das cidades onde eles atuam – algo próximo a 50 municípios no estado paulista”, comenta Spezamiglio.
Dados do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) indicam que o setor conta com 23,45 milhões de beneficiários de planos odontológicos – a região sudeste concentra a maior parte da população atendida: são 13,8 milhões de beneficiários (58,9% do total).
Destaque em tratamentos dentários, o Brasil possui a maior concentração de dentistas do mundo, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estado com mais profissionais é São Paulo, com 84.291. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) indica que as cinco cidades com mais profissionais são: São Paulo (30.875), Campinas (3325), Ribeirão Preto (2275), Santos (2074) e Guarulhos (1985). Os números demonstram uma contínua expansão do segmento, gerando cada vez mais oportunidades, especialmente para empreendedores como Spezamiglio que visam explorar essas áreas.
Com cerca de 64,6 milhões de habitantes, a região é a campeã em participação de franquias do país: são 56,8% de participação e 54,4% de unidades em atividade – bons motivos para se investir por lá, como percebeu o idealizador da marca: “O sudeste é muito forte comercialmente, mesmo no eixo Rio-São Paulo onde o mercado é bastante acirrado e competitivo. Temos muito para crescer quando voltamos os olhos para Minas Gerais e Espírito Santo, regiões extremamente carentes e ainda com um mercado enorme a ser explorado” – a UseOdonto acredita que em pouco tempo essas regiões serão muito mais prósperas do que São Paulo e Rio de Janeiro em termos de expansão e volume de atendimento no segmento odontológico.
Acessível para quem precisa
O foco da marca se concentra no público-alvo das classes C, D e E que oferecem grandes oportunidades para o segmento. A classe C, também conhecida como classe média, é maioria no Brasil e soma 54% da população.
Para Daniel Spezamiglio, essas são classes “desassistidas, relegadas, com uma quantidade enorme de pessoas. Muitas delas são mal tratadas e enganadas em alguns atendimentos onde são feitas falsas promessas. Nosso foco é oferecer um serviço de excelência e qualidade a pessoas que a sociedade, muitas vezes, insiste em dizer que não merecem ou que não podem ter esse tipo de tratamento”, salienta.
Analisando o perfil de consumo de seus clientes, a UseOdonto possui uma parceria com o Konig Group, rede do segmento de máquinas de pagamento, que oferecem condições acessíveis aos clientes da marca. “Os planos nos cartões Platinum e Black Konig Card proporcionam aos usuários acompanhamentos preventivos gratuitos (individual e familiar), além de garantir descontos de até 30% nos atendimentos na clínica”, explica o idealizador.
O projeto de expansão para a região sudeste não para por aí: o próximo foco da marca é subir um pouquinho no mapa. “As regiões norte e nordeste são muito carentes, com alto consumo do nosso produto e, por isso, estamos muito atentos e voltados para entrar o quanto antes nestes mercados“, finaliza.
Sobre a UseOdonto Franchising
Criada em 2018, em São José do Rio Preto (SP), a UseOdonto é uma rede de franquias especializada em serviços odontológicos. Movida pelas premissas: atendimento humanizado e conduta ética de excelência, a marca surgiu no mercado visando a carência do segmento ao público C, D e E. Idealizada pelo diretor de operações e expansão, Daniel Spezamiglio, que também carrega o título de cirurgião-dentista, a franquia conta com três modelos de negócios: Solo, Trio e Top, com investimento inicial de R$45 mil, R$60 mil e R$150 mil, respectivamente.
Informações para a imprensa:
Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br
Gabriela Ravazzi – redacao@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora