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Redes de franquias investem em geolocalização para ter retorno mais assertivo para os negócios

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Ferramenta para localização de ponto ideal é muito utilizada para abertura de unidades e estratégias de marketing

A escolha ideal do ponto comercial faz toda diferença nos negócios. Especialistas apontam que o principal motivo para a falência das redes de franquias é a má escolha do ponto comercial.

Justamente para evitar esse tipo de dor de cabeça, que as redes de franquias têm investido em ferramentas digitais para geolocalização, ou seja, a escolha ideal do ponto comercial, que acarretará no sucesso ou fracasso do negócio.

Essa ferramenta é de suma importância para os negócios, pois é responsável por analisar a área geográfica do futuro empreendimento através de estudos disponibilizando tudo isso na forma de mapas. Esse serviço ainda possibilita direcionar estratégias de campanha de marketing e expansão dos negócios.

O consultor de franquias é responsável por levantar dados importantes da região de interesse do investidor, como potencial de consumo, renda, idade da população, comércio local próximo, ou seja, todos os dados socioeconômicos de uma área com informações comportamentais do público-alvo, para garantir um resultado ainda mais certeiro nos negócios.

Especialistas alertam também que estar em um lugar errado pode significar baixo retorno financeiro, pouca demanda e altos custos o que acaba acarretando em grandes prejuízos, mesmo para aqueles que decidam ser franqueados de uma marca renomada.

Conheça algumas redes de franquias que utilizam essa ferramenta e vem conquistando os resultados almejados no mercado:

Mercado Financeiro 

Recém-chegada no franchising, a diretoria do Banneg – Banco de Negócios não pensou duas vezes quando o assunto é lugar ideal. Como a rede atua exclusivamente com loja física, a escolha do ponto é crucial para garantir sucesso nas vendas dos seus serviços.

Bruno Camacho, Gestor de Negócios da rede explica que todos os franqueados no momento da assinatura de contrato recebem os estudos para já partirem deste princípio e direcionamento. “Sem dúvidas a falta dessa ferramenta contribui e muito para a falência, porém outros fatores também devem ser levados em consideração, como por exemplo, equipe comercial, gestão operacional, administração geral da franquia, todos os pontos que contribuem para o sucesso ou falência do negócio”, ressalta.

O Banneg utiliza a plataforma de mapeamento e estudos on-line Geofusion – OnMaps que possibilita traçar estratégias certeiras e otimizar o tempo de decisão para melhorar o planejamento. Esse sistema possibilita inúmeros tipos de análises, entre eles, levantar dados do público-alvo, como idade, renda, faixa etária e nível de instrução da população, além do cruzamento de idade e renda; Análise da concorrência, sendo possível criar estratégias; Além de criação de campanhas de marketing tornando-as ainda mais eficiente.

“A franqueadora auxilia o franqueado com análise e consultoria, mas a posição final sempre é do franqueado, para que ele fique à vontade com o negócio que irá gerenciar”, conclui Camacho.

De olho no lance certo

Quem também buscou atrelar o útil com o agradável foi à rede de franquias Loja das Torcidas – especializada em produtos e souvernirs dos principais clubes do mundo – que há três meses vem utilizando da ferramenta Geofusion para levantar todos os dados geopolíticos e financeiros da área a ser instalada uma nova unidade da marca.

David Salgado, diretor de Marketing da rede conta que é o franqueado quem escolhe o local onde será aberto a sua unidade. “O franqueado nos passa algumas opções e avaliamos o melhor local dentre elas, exceto se a loja for em Shopping”, diz.

O diretor acrescenta que os pontos-chave que são levados em conta no momento de escolher o ponto ideal é o perfil do consumidor local, volume de tráfego, local para estacionar, valor de aluguel e condições físicas do ponto.

Alimentação em casa

Tiago Azem, diretor executivo da Rede Leve Pizza – as primeiras pizzas pré-assadas do Brasil – visualizou o quão poderosa a ferramenta para geolocalização tem se demonstrado no franchising. O empresário conta que há três meses optou por esse recurso nas unidades que começaram a entrar em operação. Para aquelas que já estavam atendendo antes desse período, o trabalho com a ferramenta não estava disponível, porém vem utilizando o mesmo para melhoria de suas vendas entendendo o perfil do consumidor em seus locais de instalação.

Todo o levantamento de dados dura em torno de um dia para ser concluído. A Rede Leve Pizza utiliza do Geofusion para ter informações mais precisas da área a ser instalada.

Olhar atento para o mercado

O empresário Henrique Mol conta que ao analisar os prós e contras de um ponto comercial, o empreendedor evita o risco de entrar numa fria. O mineiro que é diretor das redes de franquias Encontre Sua Viagem e SUAV expõe que o estudo para chegar ao levantamento final de análise nas redes que gerencia leva em torno de 4 horas para ser concluído.

Assim, como as demais redes citadas, Henrique também acredita que essa ferramenta é um grande diferencial para abertura de uma unidade franqueada.

“Como o trabalho é feito quando existe a instalação de ponto físico buscando entender o mercado e viabilidade para operação, sem dúvidas a escolha e entendimento do mercado é fator decisivo para sucesso do empreendimento. É muito importante a análise desse cenário antes do fechamento com o franqueado”, ressalta.

Mol salienta ainda que todas as unidades conduzidas por ele utilizam a geolocalização para implantação do ponto comercial, garantindo assim um ponto ideal para os negócios.

Desempenho das vendas

Ao analisar um local é necessário ter todo cuidado e foco. Quando o assunto é franquia, o ponto comercial é o pilar para o desempenho das vendas.

Por isso, para ter certeza que o local escolhido é um bom ponto observe sempre ao redor questões estratégicas, administrativas, financeiras e jurídicas que poderão fazer toda diferença no negócio: estabeleça sempre o perfil do consumidor que pretende atingir; observe a facilidade de acesso, a visibilidade, o volume do tráfego, o local para estacionamento e o nível de ruído; verifique as condições de higiene e de segurança aos arredores; cheque a proximidade de concorrentes e similares.

Não é a toa que cada vez mais investimentos com geolocalização e profissionais adequados são muitos importantes dentro de redes de franquias e fazem a diferença para o sucesso do negócio

 

Informações para a imprensa:

Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 –fatoseideias@fatoseideias.com.br

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – renata@fatoseideias.com.br

Elaine Rodrigueselaine@fatoseideias.com.br

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