Henrique Mol é considerado grande empresário de sucesso, pois visualizou oportunidades em negócios que até então eram pequenos no mercado e transformou em grandes redes no setor de Turismo, Seguros, Alimentação e Beleza
Assim como nos contos infantis onde o Rei Midas tinha o poder de transformar tudo que tocava em ouro, tem sido assim os negócios do jovem empresário Henrique Mol, diretor executivo das redes que hoje são sucesso no franchising: Encontre Sua Viagem, Bidon Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria e a recém chegada no franchising SUAV.
Parece exagero, mas não é, pois o jovem empresário de apenas 32 anos consegue visualizar oportunidades em negócios que ainda são pequenos, mas que parecem ter grande potencial no mercado para então transformar em franquias, que hoje somam quase 700 unidades em operação em seus modelos de negócios e que alcançou R$ 80 milhões no faturamento em 2016. A expectativa é que ele encerre o ano com 15% a mais do que alcançado no ano passado.
Simples, porém arrojado, se acreditar no negócio ele se joga de cabeça e ainda diz: “Eu jogo é pra ganhar”. Henrique conta que desde muito pequeno sempre teve tino para os negócios.
O empreendedor, que sempre morou em Belo Horizonte (MG), desde pequeno sempre gostou da motivação de empreender e vender. Com pouca idade já apresentava vestígios de empresário. “Com menos de 10 anos, comecei a vender flores no muro do prédio onde eu morava. Colhia no jardim do próprio prédio e vendia aos que passavam na rua. Pouco tempo depois, comecei a vender na escola toalhas bordadas e pinturas em objetos de gesso feitos pela minha mãe”, relata Mol, sobre o começo de suas aventuras no mundo dos negócios.
Mais tarde, aos 16 anos, ele tentou arrumar emprego, mas pelo fato de ser muito novo e não ter nenhuma experiência profissional, não obteve êxito. Mais uma vez, a saída encontrada foi por meio do empreendedorismo. “Eu conheci uma sacoleira que fazia viagens ao Paraguai, aqueles bate e volta a fim de buscar produtos mais baratos para revender. Nessa época, aconteceu o lançamento das câmeras digitais, e com o boom do momento, eu resolvi investir. Eu pagava a ela o equivalente a 30% do produto e vendia com anúncios em jornal. Para um adolescente, eu até que me sai bem, chegava a ganhar R$2 mil em lucro com a venda do produto”, falou.
Seguido de um curto período dedicado ao telemarketing, aos 18 anos ele foi trabalhar na empresa do pai. O ramo? Informática! Ele atuava como responsável financeiro do negócio. Após dois anos atuando na empresa familiar, ele tomou a frente de seu primeiro negócio: uma empresa focada em publicidade para jornais de bairro. “Chegamos a atuar em cinco regiões de Belo Horizonte, mas devido ao alto índice de inadimplência e um acidente que tive, acabei fechando o negócio”, contou.
Novos caminhos
A tentativa frustrada não foi empecilho para dar novos voos. “Comecei a trabalhar para uma empresa de tecnologia, responsável pelo setor comercial, e minha função era encontrar soluções ao mercado de turismo, principalmente no que se referia a agências de viagens. A instituição havia acabado de lançar um produto para o setor, mas na época contava com pouquíssimos clientes, foi ai que vi uma chance para crescer profissionalmente, já que eu conhecia o segmento por ter tido várias agências como clientes na empresa do meu pai”, explicou.
Em suas mãos, o negócio apresentou sinal de abundante crescimento. E nesta experiência, Henrique conheceu ainda mais o setor e necessidades que o comportava. Foi o ponto de partida e o início da jornada de sucesso que ele começara a construir em sua carreira profissional.
Em 2011 criou a franquia que hoje é sucesso no mercado de Turismo, a rede Encontre Sua Viagem, que conta com mais de 500 unidades, entre Loja Física e home office, espalhadas por diversas cidades do Brasil.
Sempre com a intenção de fomentar o mercado promissor de franquias, em meados de 2016, transformou a Bidon Corretora de Seguros em rede. O modelo que já atuava no mercado há seis anos, mas precisamente em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), foi o segundo negócio transformado em rede de franquias por Henrique, que hoje já soma mais de 100 unidades, atuando exclusivamente home office.
Ainda no mesmo ano, o empresário percebeu o quanto promissor o mercado de alimentação é, então resolveu investir em uma pizzaria delivery. “Pela experiência que tinha adquirido na Encontre sua Viagem, queria montar algo no setor alimentício que fosse uma franqueadora. Meu objetivo era criar um formato voltado para investidor e pessoas que nunca tiveram experiência na área, assim como eu. Pensei bastante dentro do próprio setor, quais tinham maiores perspectivas de crescimento e que poderíamos criamos algo nesta linha. Por não ter experiência na área alimentícia, chamei um antigo amigo para sermos sócio juntos, onde ele já tinha todo apelo pela cozinha. Então juntou-se a experiência que eu tinha em negócios com ele para fazermos um produto de qualidade no mercado”, diz Henrique.
Com o mercado de beleza cada vez mais aquecido, Mol percebeu que seria um bom negócio investir neste nicho. No segundo semestre de 2017 a rede SUAV passou a fazer parte do seu seleto grupo de empreendimentos com um mix de serviços como depilação, design de sobrancelha, e esmalteria com um grande diferencial: não é necessário agendar horário para o atendimento.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), 9,4% da variação da receita trimestral no franchising tem sido favorecido pelo aumento da procura por clínicas populares, pelo investimento de grandes redes na multicanalidade, entre outros fatores que deixaram o setor de Saúde, Beleza, e Bem-Estar na segunda colocação da pesquisa.
Localizada em Belo Horizonte (MG), a SUAV já conta com 5 unidades em operação, distribuídas pelo bairros Buritis (duas unidades próprias); Cachoeirinha; Ouro Preto, e Savassi. A intenção é alcançar 500 unidades em 5 anos de franquia no mercado e assim se tornar a maior rede de beleza do Brasil a oferecer de forma ágil e sem hora marcada mais de um serviço.
Remando contra a maré
Mesmo com a crise econômica que o Brasil começou a viver, desde meados de 2014, o empresário conta que em nenhum momento hesitou em lançar três novos produtos no franchising em cenários econômicos não tão favoráveis.
“A grande maioria dos meus negócios que criei foram com pouco dinheiro e instabilidade no mercado. Acredito muito no empreendedor empenhado em realizar o melhor, buscando trabalhar, mesmo que incansáveis horas, e na busca de conhecimento para fazer algo melhor no mercado e, com isto, superar barreiras”, avalia.
Para estar mais perto dos franqueados e verificando com frequência suas maiores necessidades, Henrique utiliza de recursos em redes sociais, através de vídeos compartilhando um pouco mais do seu conhecimento. “Gosto de visitar as lojas físicas, pois isso possibilita que eu esteja mais perto dos negócios. Sou daqueles que acompanha de perto a operação para ajustar algo que esteja saindo do controle”, ressalta o empresário que conta qual o maior segredo para criar uma franquia de sucesso: “Deve-se oferecer negócios que sejam fáceis à operação, com foco no suporte ao franqueado e nos processos”, diz.
Família por perto dos negócios
Casado e pai de um menino de quase dois anos, Henrique Mol é um empreendedor nato, com o dom inquestionável para os negócios, que dirige empresas de sucesso, aos olhos do mundo deixa até a impressão de que dedica seu precioso tempo somente ao trabalho. Mas não se engane, todo empreendedor também tem uma vida paralela ao escritório e reuniões, pelo menos, a maioria deles.
Inclusive, Henrique conseguiu levar alguns familiares para ainda mais perto dele. Sua esposa, hoje está à frente do negócio da Encontre Sua Viagem, com relacionamento dos franqueados, isto o tem ajudado bastante. Ele conta ainda com o auxílio de sua irmã que atua no grupo na área de expansão.
O empresário salienta que gostaria de ter mais tempo para a família. “Hoje com o número de negócios que tenho, ainda exigem bastante do meu tempo. Trabalho pelo menos umas 14 horas por dia e vários sábados e domingos no ano. Busco sempre que consigo aproveitar com a família nos tempos disponíveis. Acredito bastante na construção do sucesso, onde futuramente me permitirá ter mais tempo para mim e familiares. Se o mar está pra onda, aproveite o máximo, pois chagará uma hora que só teremos marola”, reflete Mol sobre seu empenho nos negócios.
Sem dúvidas no universo empreendedor, Henrique é visto como um profissional competente e de respeito. Quando questionado sobre o seu sucesso, o empresário não tem medo de dizer que tudo o que conquistou é apenas consequência de um grande esforço. Motivado a conquistar sempre mais o mercado, ele conta o que espera do futuro. “Até o momento minha trajetória foi marcada com várias dificuldades que hoje me mostram a importância que tiveram, porque elas me moveram. Superei minhas próprias expectativas, dando mais do que o melhor de mim. O que espero é ter novos desafios, quero me superar sempre”, concluiu o empresário.
Bebendo em novas fontes
E quem achou que o empresário já está satisfeito com as quatro franquias em que gerencia está enganado. É que o empresário já visualiza novos modelos de franquias a serem lançados ainda este ano no Brasil.
Henrique conta que muito em breve deverá entrar em operação, também em Belo Horizonte, a franquia que promete ser sucesso no mercado de tecnologia GEmotion – máquinas de realidade virtual com 9 dimensões que está trazendo da China. Em recente viagem ao país, Mol se interessou pelo modelo de negócio e pretende expandir através de franquias em locais com grande fluxo de pessoas.
Ainda na casa dos 30 anos, Henrique Mol promete se embrenhar no mundo dos negócios em diversos segmentos. É esperar para conferir, pois há muita novidade ainda por vir.
Sobre a Encontre Sua Viagem
Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte (MG). A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado.
Sobre a Bidon Corretora de Seguros
A Bidon Corretora de Seguros surgiu em 2010, em Campo Bom, região metropolitana de Porto Alegre (RS), e entrou para o mercado de franchising em setembro de 2016. Ou seja, é novidade no mercado de franchising, mas com forte atuação e experiência no mercado de seguros. A marca já possui 105 franqueados, pelo sistema home office (modelo de negócio da franquia), e atua comercializando seguros nas áreas de: acidentes pessoais, empresarial, condomínios, responsabilidade civil, risco de engenharia, imobiliário, caminhão, motos, frotas de veículos, e o carro-chefe – seguros de automóveis. Além disso, a Bidon oferece carta verde, consórcios, previdência privada, fiança locatícia, planos odontológicos e de saúde, e seguros de vida (individual e coletivo), residencial e de viagem. E o investimento inicial da Bidon Corretora de Seguros – aproximadamente R$10 mil – é outro grande atrativo da rede.
Sobre a SUAV
A rede SUAV inovou ao criar a primeira franquia de esmalteria em Belo Horizonte (MG) em 2010 e entrou para o franchising no segundo semestre de 2017. Com cinco unidades em operação na capital mineira, tem como foco atendimento sem hora marcada, além de ser diferencial e ágil. A franquia possui gestão simples do negócio com boa margem de lucratividade de 20%, além de oferecer um mix de serviços muitos procurados e atraentes como depilação, design de sobrancelhas e esmalteria. O investimento total chega a R$ 125 mil, com expectativa de prazo de retorno do investimento entre 24 a 36 meses.
Informações para a imprensa:
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