Setor de produtos licenciados deve faturar R$18 milhões em 2017; Loja das Torcidas comemora potencial do segmento
Conquistar o direito de vender produtos que carreguem determinada marca exige que se faça parceria com empresas que forneçam produtos licenciados, com autorização para o uso daquela imagem. No mercado esportivo essa prática já existe há anos, porém tem se potencializado dia a dia com o crescimento dos clubes e a busca por mais renda.
A busca por itens variados que tenham relação com o time do coração ou jogador admirado faz com que esta seja uma ampla fonte de renda para as organizações, já que a maioria dos torcedores precisa exteriorizar essa paixão com produtos de qualidade. Ao conceder o licenciamento ao fabricantes de produtos esportivos e souvenirs, o clube garante direito total aos mesmos para produzir e vender produtos que carreguem a sua marca e, por isso, recebem porcentagem sobre tudo o que é comercializado, o conhecido royalties.
O setor esportivo está em segundo lugar dentre as categorias que são mais procuradas para serem licenciadas com 15% estando atrás, somente, da categoria de entretenimento com 57%. De acordo com a ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento, o Brasil está entre os seis países que possuem maior faturamento com licenciamento de marcas no mundo. Entre estes também estão Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá. Segundo a Associação, o setor movimentou R$17 bilhões em 2016 e a expectativa de faturamento para 2017 chega a R$18 bilhões.
Ainda segundo a ABRAL, as crianças são os principais consumidores desse nicho, representando 70% do consumo de produtos licenciados. Já os adultos, ficam com 30%.
Experiência e diversidade
Focada nesse nicho de produtos licenciados desde a sua abertura em 2012, a rede de franquias Loja das Torcidas, especializada no setor esportivo, tem como carro-chefe o futebol mas também oferecendo produtos de todos os tipos para os principais clubes do mundo e esportes como MMA, Running, Voleibol, NFL, NBA, MLB, entre outros, totalizando aproximadamente 12 mil itens. As opções são as mais variadas possíveis que vão de camisas oficiais; garrafas térmicas; coolers; chinelos; bermudas; jogos; canetas; chaveiros; toalhas entre outras alternativas.
“Os produtos licenciados são uma ferramenta poderosa para o consumidor, é o sentimento do cliente e a paixão pelo seu time. Os produtos se destacam pela qualidade, podem ser exclusivos e, além disso, todo torcedor que compra um produto licenciado está automaticamente ajudando seu time, uma parte do valor é revertido para o clube. Para muitos torcedores a sensação de poder ajudar o time do coração é extremamente gratificante, por isso nosso mercado vem crescendo a cada dia. Oferecemos ao nosso consumidor um produto de origem e que tem nele um selo holográfico, o qual garante a originalidade”, ressalta David Salgado, diretor de expansão da rede.
“Nós da Loja das Torcidas sempre temos a intenção de trabalhar com algo novo, diferente. Neste mundo de licenciados, novidades e lançamentos surgem a todo instante e nossa rede está sempre atenta. É muito fácil obter um produto simples utilizado no seu dia a dia que tenha a cara do seu time do coração e ainda seja 100% licenciado. Nosso último produto lançado e licenciado foi: Grelha Inox Premium Personalizada”, conclui David.
Campeões de vendas
Os clubes que possuem a maior venda de produtos licenciados são o Palmeiras e Corinthians, ambos caminham juntos e a disputa é acirrada já que ambos se alternam no primeiro lugar. Na sequência vem São Paulo e Santos, baseado nos times do estado de São Paulo, porém a posição de vendas pode ser alterada conforme a região do Brasil.
Com isso, a Loja das torcidas registra uma boa procura do público. “Hoje a possibilidade de encontrar todos os times em um só lugar, alinhado com um portfólio todo licenciado, é o diferencial para a boa receita financeira e o que oferecemos para o nosso franqueado. Neste ano devemos fechar um faturamento R$ 950.000,00 e para o ano que vem, a expectativa é que o valor untrapasse R$ 1.200.000,00, relatou.
Loja das Torcidas
A paixão pelo futebol tem movimentado as torcidas de todo o mundo há décadas. No Brasil, a relação entre as pessoas e o esporte é movida por um sentimento ainda mais intenso – o brasileiro é fascinado por futebol. De olho nesse mercado, no fim de 2012, foi criada a Loja das Torcidas! A empresa, que atua no franchising, é especializada em produtos e souvernirs dos principais clubes do mundo. Para o cliente, a marca oferece mais de 12 mil itens licenciados e de extrema qualidade! Para o franqueado, know-how, suporte, treinamento e uma oportunidade única de conquistar a independência financeira por meio de um empreendimento de sucesso e de intensa busca no mercado. Com seis unidades distribuídas por todo território nacional, o investimento inicial para obter uma franquia é de R$ 150.000 mil (taxa de franquia + capital de giro + taxa de instalação + estoque inicial) e o retorno pode ser obtido de 18 a 24 meses.
Assessoria de imprensa
Fatos&Ideias Comunicação – (17) 3216-5809 – fatoseideiascomunicacao@gmail.com
Renata Brito – (17) 9 9107-4530 –renata@fatoseideias.com.br
Isabella Sanches – redação@fatoseideias.com.br
Seu Comentário
Deixe uma resposta agora